objetivo do tópico:
tirar algumas das minhas duvidas sobre alguns conceitos do boot no linux e algumas coisas que li sobre isso na internet além de me ajudar a encontrar uma distro ideal.
pra começar:
eu sei que linux é um termo para se referir a vários sistemas e cada um pode ser diferente, para esse tópico o foco será o ubuntu e outras distros baseadas no debian
nota: eu li vários tutoriais e seguindo-os passo a passo eu consigo fazer o que quero mas eu queria entender melhor o que eu estou fazendo, e para isso leia minha pergunta e tente dar respostas um pouco diferentes dos “padrões”, para ajudar vou tentar mostrar um pouco do que espero como resposta nas perguntas
se no linux quase tudo são arquivos então…
onde ficam os arquivos que iniciam o sistema? e quais suas funções?
por exemplo os arquivo
vmlinuz-5.10.0-18-amd64 no /boot é o kernel a parte central do sistema correto?
grubx64.efi no /boot/efi/EFI/BOOT é o grub o bootloader,
grub.cfg no /boot/efi/EFI/BOOT são as configurações do grub.
mas e quanto ao BOOTX64.efi no /boot/efi/EFI/BOOT e outros arquivos?
se não for pedir muito eu tinha em mente que a resposta dessa pergunta fosse uma explicação do processo de boot como o dessa pagina, mas explicando um pouco mais a fundo os arquivos envolvidos e suas funções, como por exemplo dizer grubx64.efi no lugar de GRUB sim eu sei que na pagina que citei tem nomes de alguns arquivos como vmlinuz e o initrd.img. e é bem explicativa na funcionalidade desses e alguns outros arquivos mas depois da sessão onde começa a falar do init não tem mais essas explicações.
e por falar no init
essa pagina me confundiu um pouco…
nela diz
“Para que você consiga entender, vamos dividir em duas partes. Primeiro vou explicar como era o runlevel antigamente quando o gerenciador de inicialização utilizado era o SysV . Recentemente este gerenciador foi trocado pelo Systemd que mudou a forma de gerenciar os runlevels.”
aqui a pagina da a entender que SysV é antigo e o Systemd moderno e ela reforça isso dizendo
“Para você definir um runlevel padrão, basta editar o arquivo /etc/inittab alterando a linha “id:5:initdefault” . Lembrando que se você procurar este arquivo em seu equipamento ele não vai mais existir, pois somente versões mais velhas do Linux tinham este arquivo.”
as frases: “antigamente quando o gerenciador de inicialização utilizado era o SysV . Recentemente este gerenciador foi trocado pelo Systemd que mudou a forma de gerenciar os runlevels” e “se você procurar este arquivo em seu equipamento ele não vai mais existir, pois somente versões mais velhas do Linux tinham este arquivo” dão a entender (pelo menos eu interpretei assim) que o SysV é “ultrapassado” ou “obsoleto”
uso o MX linux e no meu caso tenho SysV mas estava aprendendo a usar quando veio essa pagina pra me dar essa informação, vale a pena eu continuar aprendendo a usar o SysV ou é melhor eu procurar um sistema com Systemd e aprender a usar? de qualquer forma essa pagina também me fez pensar…
…eu estou no caminho certo?
certa vez ouvi dizer que “não se encontra baleias procurando no deserto” acho que o mesmo se aplica a sistemas operacionais.
estive por um certo tempo procurando por conta própria um sistema que fosse a minha cara e nunca encontrei o ideal(apesar de passar bem perto) até que me lembrei que me disseram “procurando em dupla duplica-se o tesouro” então vou descrever o que tenho em mente para que vocês possam me ajudar
o sistema dos meus sonhos!
depois de muito procurar cheguei no xubuntu a interface do xfce me agradou e muito pois é a combinação perfeita do visual que me agrada sem consumir muitos recursos tem poucas animações o que é perfeito pra mim, o thunar(gerenciador de arquivos) é super intuitivo e simplesmente lindo sem falar no xfwm4(gerenciador de janelas) que é super eficiente e leve
mas nem só de interface gráfica vive um cara como eu! também preciso de um bom terminal e acabei não gostando do Bash no entanto o zsh me encantou, apesar de ter conseguido instalar e ter ajustado o zsh como padrão no xfce terminal quando eu dou ctrl+alt+F2 ele da o bash eu simplesmente dou o comando zsh mas isso acaba sendo um pouco inconveniente.
além do xfce e o zsh…
…esses apps fazem meu estilo!
microsoft-edge para linux como navegador
mpv como tocador de video
cmus como tocador de musica
nano ou featherPad como editor de texto(nano principalmente)
apt ou synaptic como instalador de pacotes(apt principalmente)
como podem ver tenho preferencia por certos apps de linha de comando como nano apt e cmus mas apesar disso…
…eu não sou nem um pouco minimalista!
o que acontece é que minha maquina é fraca e não tem muita capacidade gráfica então, eu sacrifico ao máximo a beleza gráfica em troca da funcionalidade, o cmus por exemplo, é um tocador de musica completíssimo e extremamente leve se puderem recomendar outros apps assim agradeço.
por fim…
desculpem por o tópico ter saído um pouco do que seria no inicio e ter ficado longo desse jeito o assunto era pra ser só sobre o boot mas me veio tanta coisa na cabeça que fui escrevendo e escrevendo…
eu não tenho certeza de que categoria devo postar para evitar erros vou postar na off-topic pois tem a ver com tecnologia e pelo que li nas regras da comunidade não deve ter problemas(se eu estiver errado me corrijam por favor!)
desculpem também sou novo na comunidade e hoje cedo fiz confusão e postei sem querer um rascunho incompleto de outro post que detetei imediatamente depois(sugestão para os devs: para evitar isso coloquem um prompt de confirmação antes de postar, tenho conhecimento bem básico de javascript e acho que isso não seria tão dificil assim)
acabei de lembrar!
sou um pouco perfeccionista e demorei (bastante) para escrever pra que ficasse fácil de entender e assim vocês pudessem me ajudar(se não deu pra entender avisa que da próxima vez eu capricho um pouco menos!) e não me importo que a resposta demore um pouco pra chegar contanto que tenha o mesmo carinho da parte de vocês
eu sou péssimo em gírias evite-as a todo custo!