Arquivos da pasta /boot/efi sumiram

Recentemente fiz uma restauração no meu arch com o timeshift, após isso, ele dava uma mensagem de “emergency mode”.
Usei uma LiveCD para utilizar o comando fsck para ver se resolvia, mas não resolveu.
Eu deixei pra lá e fui pro Windows pelo dualboot. Porém no dia seguinte eu me deparo com nenhum dos sistemas iniciando, dando aquela tela de minimal bash grub.
Com a LiveCD, fui ver o que estava acontecendo, e vi que por algum motivo, todos os arquivos da pasta /boot/efi sumiram. Será que tem algum jeito de resolver?

1 curtida

é possivel reinstalar o grub pelo LiveBoot:

sudo grub-install /dev/sdX

NÃO SE ESQUEÇA!!!

Escolha sua partição grub, não seu sistema Linux!!

1 curtida

O LiveCD montou /boot/efi?

Quando executei um LiveCD, a montagem era /overlay/mnt.

Usei um comando:

$ sudo mount /dev/sda1 /mnt

Acredito que, se já estivesse montado em /boot/efi, eu não conseguiria montar em /mnt.

2 curtidas

É possível montar em vários locais.
Dando uma rápida pesquisada, descobri que não é possivel (o que é possível é criar um ln para a pasta montada). O grub do LiveCD é diferente to grub no HD. Perceba que num HD instalado somente Windows o grub abrirá se inserido um LiveCD. Então, my bad…

O que você montou foi o grub do HD e o atual /boot/efi deve ser o grub do LiveCD.

1 curtida

Exatamente. – Eu queria montar a partição EFI (do SSD) na sessão LiveCD, para verificar o conteúdo.

3 curtidas

Compreendo. Em qualquer caso, se ele não está conseguindo inicializar o sistema. é necessário uma reinstalação do grub para não perder os dados.

1 curtida

Gostaria que o @yHeitorX esclarecesse minha dúvida – para que eu possa ajudar de algum modo.

1 curtida

Tente os passos abaixo.

  1. Inicialize com a Arch ISO

  2. Monte seu esquemas de partições de acordo como no momento da instalação.

  3. Entre no seu sistema já instalado, utilizando o arch-chroot, no ponto de montagem / à qual utilizou no passo acima. ex.: arch-chroot /mnt

  4. Instale o Grub para EFI.

grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot --bootloader-id=GRUB --recheck
  1. Regenere as configurações do Grub.
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
2 curtidas

Acredito que o comando grub-install já gera as configurações necessárias. Pois quando eu atualizo-o as configurações são re-geradas. Em todo caso, é uma boa ideia fazer isso em caso de problemas.

1 curtida

O que eu fiz foi basicamente o seguinte.
Eu abri o meu / pelo thunar na liveCD, e fui no /boot/efi

1 curtida

Eu estava pensando em fazer isso, mas o medo é maior :sweat_smile::sweat_smile:

Bom, eu fiz os passos de restaurar o grub, o sistema iniciou, até ai tudo bem.
Mas eu acabei de dar reboot e deu novamente o erro do minimal bash grub.
É como se a cada reboot fosse excluido os arquivos efi.

Tente novamente, só que dessa vez aponte o diretório EFI de acordo com o que está no seu /etc/fstab, alterando o 4º passo, na instalação do GRUB.

Exemplo:

grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=<EFI-DIR> --bootloader-id=GRUB --recheck

Onde <EFI-DIR> deverá ser trocado para o caminho, encontrado no /etc/fstab, à qual pode ser /boot/EFI

2 curtidas

Numa sessão Live, não deveria aparecer a subpasta /boot/efi:

Você encontrou a subpasta vazia… ou não encontrou a subpasta?

O fato de não encontrar a subpasta /boot/efi na sessão LiveCD, não significa que ela não exista, ou que esteja vazia. – Pode ser que esteja tudo lá, só que você não vê.

(Se for este o caso, o problema pode ser outro).

No caso de realmente ter apagado alguma coisa dentro da partição EFI, recomendo seguir as instruções do @null – lembrando de substituir <EFI-DIR> pelo caminho encontrado no /etc/fstab da instalação (não do LiveCD., claro).

  • Não sei se você instalou o Arch “na unha” ou pelo instalador
  • Não sei qual distro você está usando como LiveCD

Se você usar o CD / DVD do próprio Arch… Os passos necessários são estes:

# mount /dev/sdaX /mnt

# mount /dev/sdaY /mnt/boot/efi

# arch-chroot /mnt

# grub-install --target=x86_64-efi --efi-directory=/boot/efi --bootloader-id=arch_grub --recheck

# grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Onde:

  1. sdaX = troque pela partição-raiz do seu Arch

  2. sdaY = troque pela partição EFI do seu computador

  3. chroot = Vai considerar que está usando o Arch instalado – e não o LiveCD

  4. É o comando recomendado pelo @null – mas lembre de adaptar ao seu caso. – Vai instalar na partição EFI

  5. A último comando apenas atualiza o Grub do Arch (detectar o Arch e o Windows)

Enfim… Se alguma dessas coisas falhar, diga exatamente qual.

EDIT - Eu já estava esquecendo… Sair do chroot:

# exit
1 curtida

Eu instalei o arch na unha, mas no momento to com a live do archcraft

1 curtida

Eu to no chroot, mas quando eu uso o comando pra instalar o grub, aparece um erro de input/output.

Mostra esse erro para nós… senão, a gente fica perdidos.

1 curtida

Certifique-se de montar todas as partições como no momento da instalação, este erro pode ser que o arch-chroot não esteja encontrando o /bin/bash como interpretador…

1 curtida

Qual o conteúdo do /etc/fstab do Arch? Outra nota é monte todas as partições antes de entrar no chroot

1 curtida