Armbian 22.08 chega com Linux 5.19, Wayland por padrão e suporte PiKVM

A equipe Armbian lançou o Armbian 22.08, baseada no Debian para ARM e dispositivos embarcados. Ela introduz algumas, começando com o Wayland por padrão para o KDE Plasma e correção de bug de fontes quebradas/invisíveis em versões anteriores.

Ela vem com o kernel Linux 5.19 , disponível juntamente com o 5.15 LTS, com suporte ao Orange Pi 4 LTS, ao PiKVM baseado no Raspberry Pi KVM sobre IP e ao módulo de processador JetHub D1+ da JetHome.

Entre outras mudanças, há uma nova ferramenta para unificar as configurações do kernel, inicialização SPI e suportes a eMMC ao computador ROCK 3A, montagem de ligação rootfs/toolchain, correções para placas Khadas e GNOME, Budgie e Cinnamon dos repositórios Debian Sid (Unstable).

Há correções para uma melhor experiência com o Armbian; suporte a SBCs ROCK Pi, NanoPi e ASUS Tinker Board, Radxa ROCK 5 Modelo B baseada em Rockchip RK3588, análise de segurança de código adicional, testes de atualização de kernel e u-boot aprimorados e documentação melhorada.

A partir desta versão, os desenvolvedores do Armbian também habilitaram processos de compilação automatizados, que regenera imagens suportadas pela comunidade. Para mais detalhes, confira o changelog completo .

A distro está disponível no site oficial, para uma ampla variedade de computadores de placa única, oferecendo várias imagens baseadas no Ubuntu 22.10 (Jammy Jellyfish) ou Debian GNU/Linux Sid (Unstable) com o GNOME, KDE Plasma, Xfce , Cinnamon ou ambientes de desktop Budgie pré-instalados.

FONTE: aqui

1 curtida