Hoje vamos mergulhar no universo do ARGB em computadores e discutir as limitações das ferramentas oferecidas pelas fabricantes de placas-mãe.
Vamos começar examinando os softwares fornecidos pelas principais fabricantes de placas-mãe.
Entre eles, destacam-se o Armoury Crate da ASUS, o Aura Sync, o RGB Fusion, o MSI Center e o MSI Dragon Center, este último disponível apenas para alguns produtos, como notebooks e desktops pré-montados. Também temos o BioStar Racing VIVID LED.
O que todos esses softwares têm em comum? São todos demasiado simplificados, com exceção da ASUS, que oferece uma interface mais refinada. No entanto, mesmo a ASUS oferece poucos efeitos e opções. O Aura Creator, por exemplo, que deveria proporcionar uma personalização mais avançada, acaba apenas reutilizando os mesmos efeitos existentes, mas organizados em zonas. Vale ressaltar que, dentre todos os softwares mencionados, apenas o MSI Center oferece uma variedade considerável de efeitos.
Agora que expressei minha opinião franca, vamos abordar o verdadeiro problema que desejo destacar.
O principal problema reside na configuração dos LEDs e suas posições, ou melhor, na falta disso. Um exemplo notável é o software da ASUS, que permite configurar a quantidade de LEDs em cada conector, mas isso resulta em uma resolução de LED bastante inadequada.
Embora possamos ver muitos desktops com efeitos impressionantes, na prática é quase impossível reproduzir esses resultados usando os softwares proprietários das fabricantes.
Além disso, há o problema do excesso de softwares de RGB. Empresas como Logitech, Razer, ASUS, HyperX, Kingston Fury, Galax, entre outras, todas oferecem suas próprias soluções. Embora isso possa parecer razoável, nem sempre é possível integrar todos esses softwares em uma única plataforma. Aqui está o cerne do problema, e é onde os softwares de terceiros se tornam a única solução viável.
Vou abordar alguns dos softwares que acabei utilizando para resolver esses problemas.
Artemis RGB (O melhor, mas também o mais complicado de configurar de acordo com o seu setup)
O Artemis RGB é um software que tem como objetivo identificar e integrar todos os dispositivos RGB do computador, resultando em efeitos mais aprimorados.
OpenRGB (Um pouco mais fácil, mas ainda assim complicado)
O OpenRGB possui a mesma proposta de reunir todos os periféricos RGB em um único software. No entanto, para obter resultados satisfatórios, são necessários dois plugins específicos. (Visual Map e Effects Plugin)
Se até agora você não enfrentou esses problemas, tudo bem. Talvez você seja um usuário que simplesmente seleciona uma cor específica ou o modo “arco-íris” e está satisfeito. Se for esse o caso, este conteúdo pode não ser para você, e isso está perfeitamente bem.
Por outro lado, se você está desapontado com os efeitos oferecidos pelos softwares atuais, tenho boas notícias (ou talvez não tão boas). Vou mostrar os problemas que encontrei e as soluções que desenvolvi para construir algo satisfatório. Espero que isso sirva como um ponto de partida útil para outros usuários que enfrentam desafios semelhantes.
Antes de começar tem uma pergunta que precisa ser respondida.
O que falta nos softwares proprietários para serem satisfatórios ?
Criação de um mapa com a disposição dos leds. pois é, a ausência disso deixa todos os periféricos usando o mesmo efeito e sem uma distinção entre eles.
É como se todos os dispositivos estivessem usando o mesmo efeito repetido entre eles.
Como neste exemplo os dois coolers estão com as mesmas colorações.
E agora segue um exemplo da meta.
Vale ressaltar que usei este Software do vídeo o signal RGB e talvez por inexperiência não consegui fazer meu propósito.
PS> VOU EDITAR AQUI E FAZER UM VIDEO DEMONSTRATIVO AINDA HOJE