NO XFCE, eu uso o clipman , mas não deixo ele sincronizar o PRIMÁRIO com o clipboard.
No Linux e no X tem várias áreas de transferência . Abaixo um trecho de um tutorial que escrevi:
==Quando o Usuário Copia a Seleção de Forma Explícita==
- Área de transferência (Clipboard)
O programa que gerou o texto selecionado “possuirá” a Área de Transferência, e quando um outro programa (ou o mesmo programa) solicitar à Área de Transferẽncia o texto a ser copiado, a Área de Transferência então solicita ao programa que a “possui” para enviar o buffer (através do servidor de X) para o ponto de inserção do outro programa que o usuário quer.
Este é o método que o Windows gerencia o compartilhamento de texto e foi implementada no X11 também para que as experiências de quem veio de fora do Linux possa ser um pouco mais consistente.
==Seleções Efêmeras e Implícitas para Copiar==
- Seleção do PRIMÁRIO
Quando o MIT desenvolveu o X11, se preocupou em implementar uma forma fundamental e rápida para o compartilhamento de linhas de texto entre aplicativos que estavam sendo usados, e então desenvolveram os Atoms de Seleção do X11. O armazenamento pelo método do PRIMÁRIO é volátil e o texto que vai ser compartilhado/copiado muda constantemente, bastando apenas realizar-se uma nova seleção de texto com o ponteiro do mouse.
Para usar o PRIMÁRIO, só é necessário selecionar o texto com o mouse e colocar o cursor exatamente no lugar onde você quer inserir uma cópia do texto selecionado, e apertar o botão do meio do mouse… Observe que em nenhum momento foi necessário usar o comando de copiar, nem Ctrl+C, somente uma seleção de texto pelo mouse, e para colar, o botão do meio do mouse.
Então automaticamente você tem duas áreas de transferências, uma que se usa o copiar e colar, e a outra que se uso o método do PRIMÁRIO… É um “easter-egg” para os usuários avançados, já que essa funcionalidade esquecida do X11 não influencia em nada no compartilhamento do texto pela Área de Transferência.
[…]
- Arraste (Drag and Drop - XDND);
Quando você seleciona o texto com o mouse, ou uma imagem, e arrasta eles com o botão direito do mouse pressionado para outra janela, ele corta o cola o texto no ponto de inserção escolhido; observe que se você, depois de selecionar o texto e antes de pressionar o botão direito do mouse para o arraste, apertar também o CTRL, o texto selecionado irá permanecer no local e uma cópia será feita no local de inserção em que você soltar o botão do mouse.
As 5 Maneiras de Copiar e Colar no Linux
#https://www.youtube.com/watch?v=UXHlzaIDjP8