Área de transferência - Ver textos copiados mais recentes

No Windows, o atalho Tecla Win + V mostra uma pequena lista com alguns dos textos copiados recentemente.

Existe alguma forma de ver os textos copiados para a área de transferência no Linux?

Pesquisei no Google e fui até a 5a página, e não encontrei nada. Também pesquisei aqui no fórum e não encontrei nada que pudesse me ajudar.

Desde já, obrigado por qualquer contribuição!

Estou usando Pop OS.

1 curtida

Qual ambiente desktop ou gerenciador de janelas você usa aí? Essa funcionalidade que você descreveu eu tenho usando um programinha chamado Parcellite, que coloca por padrão um ícone na área de notificação. Para GNOME, há uma extensão chamada Clipboard Indicator. Para o Plasma, o Klippy costuma vir habilitado por padrão e fica na área de notificação.

3 curtidas

@knimer encontrei o Parcellite aqui. Vou experimentar. Muito obrigado!
Achei que pudesse ter algo nativo no sitema.

1 curtida

Todas as soluções indicadas são nativas, porque não rodam por emulação, tradução de API etc. Se você fala nativo no sentido de que gostaria que a funcionalidade fosse embarcada no ambiente desktop, vai depender do ambiente. O KDE/Plasma tem essa funcionalidade embarcada e habilitada por padrão por meio do Klipper já deve ter mais de dez anos.

5 curtidas

Entendi. Uso Pop OS com Gnome. Instalei o Parcellite, mas ele não roda. Clico nele e nada acontece. Vou experimentar as outras opções.

1 curtida

O Parcellite não é indicado para ser usado no GNOME, já que o projeto GNOME passou a abominar a ideia de uma área tradicional de ícones de notificação, para o GNOME, eu indiquei uma outra opção acima.

2 curtidas

NO XFCE, eu uso o clipman , mas não deixo ele sincronizar o PRIMÁRIO com o clipboard.

No Linux e no X tem várias áreas de transferência . Abaixo um trecho de um tutorial que escrevi:

==Quando o Usuário Copia a Seleção de Forma Explícita==

1. Área de transferência (Clipboard)

O programa que gerou o texto selecionado “possuirá” a Área de Transferência, e quando um outro programa (ou o mesmo programa) solicitar à Área de Transferẽncia o texto a ser copiado, a Área de Transferência então solicita ao programa que a “possui” para enviar o buffer (através do servidor de X) para o ponto de inserção do outro programa que o usuário quer.

Este é o método que o Windows gerencia o compartilhamento de texto e foi implementada no X11 também para que as experiências de quem veio de fora do Linux possa ser um pouco mais consistente.

==Seleções Efêmeras e Implícitas para Copiar==

1. Seleção do PRIMÁRIO

Quando o MIT desenvolveu o X11, se preocupou em implementar uma forma fundamental e rápida para o compartilhamento de linhas de texto entre aplicativos que estavam sendo usados, e então desenvolveram os Atoms de Seleção do X11. O armazenamento pelo método do PRIMÁRIO é volátil e o texto que vai ser compartilhado/copiado muda constantemente, bastando apenas realizar-se uma nova seleção de texto com o ponteiro do mouse.

Para usar o PRIMÁRIO, só é necessário selecionar o texto com o mouse e colocar o cursor exatamente no lugar onde você quer inserir uma cópia do texto selecionado, e apertar o botão do meio do mouse… Observe que em nenhum momento foi necessário usar o comando de copiar, nem Ctrl+C, somente uma seleção de texto pelo mouse, e para colar, o botão do meio do mouse.

Então automaticamente você tem duas áreas de transferências, uma que se usa o copiar e colar, e a outra que se uso o método do PRIMÁRIO… É um “easter-egg” para os usuários avançados, já que essa funcionalidade esquecida do X11 não influencia em nada no compartilhamento do texto pela Área de Transferência.

[…]

1. Arraste (Drag and Drop - XDND);

Quando você seleciona o texto com o mouse, ou uma imagem, e arrasta eles com o botão direito do mouse pressionado para outra janela, ele corta o cola o texto no ponto de inserção escolhido; observe que se você, depois de selecionar o texto e antes de pressionar o botão direito do mouse para o arraste, apertar também o CTRL, o texto selecionado irá permanecer no local e uma cópia será feita no local de inserção em que você soltar o botão do mouse.

As 5 Maneiras de Copiar e Colar no Linux

#https://www.youtube.com/watch?v=UXHlzaIDjP8

3 curtidas

Pra GNOME, a extension que o @knimer sugeriu (Clipboard Indicator) funciona legal.

2 curtidas