Olá, ontem eu estava apenas navegando pelo chrome, utilizando para pesquisar coisas basicas de prog e etc. Criei umas duas pastas na área de trabalho, nada demais nelas, pastas simples. Talvez a única coisa mais “diferente” no caso foi que eu baixei uma IDE chamada blueJ, mas até ai nada demais, porém desliguei o PC e liguei no windows depois. Quando voltei para o linux hoje, minha área de trabalho inteira havia sumido, incluindo lixeira e pasta de arquivos, nem o retangulo que seleciona icones aparece mais quando arrasto o mouse…todas as pastas que eu tinha criado ainda existem na pasta area de trabalho, porém os atalhos todos sumiram e a área de trabalho em si ta inutilizada…
Resumiu minha experiência com o Devuan. Depois de dois ou três dias acontecia isso. Era sistemático, tentei o sistema três vezes, e em todas deu essa zica. Quem souber a resposta estará me ajudando também. Talvez volte a usar a distro.
@Ninguem o Devuan usa xfce, certo? Se for, é só abrir o terminal e digitar “xfdesktop” e sua área de trabalho estará funcional novamente. Depois é só fechar o terminal e usar o pc normalmente.
Estou a um bom tempo usando o devuan ascii e beowulf com mate ou xfce e nunca chegou a “sumir”
Sim, foi a primeira coisa que fiz. Mas sem algum resultado.
Provável que tenha feito alguma besteira mesmo, sempre acabo fazendo. Tinha dado uma fuçada na internet para ver se alguém também tinha tido o mesmo problema tanto no Debian quando no Devuan, não achei nada. No fim creio que foi alguma bobagem que fiz.
Então pode ser algum problema relacionado a distro mesmo.
Todas as vezes que vi alguém com esse problema, ele foi solucionado de duas formas. A primeira era essa de iniciar a área de trabalho pelo terminal. A outra era remover os arquivos de configuração e reiniciar o pc. Se não resolveu assim, não sei o que pode ser. Dá uma olhada no fórum do Devuan que pode existir alguma informação sobre isso por lá.
@debochando Qual distro linux você usa?
Agora lembrando, teve uma única vez que o xorg não subia como usuário normal, só como root…
ubuntu 20.04
Algo matou o processo que gerencia o desktop isso é o mesmo que quando o processo “explorer.exe” dá pau, só que bem menos grave, primeiro passo pra resolver seu problema é dizer qual interface você está usando, ou o nome da flavour, ex: Xubuntu
Acho que aconteceu o mesmo com o pulseaudio…
Como assim?
eu baixei o ubuntu lts 20.04, sou novo, não sei direito o que é flavour
Manda um printscreen (aperta a tecla PrtScr) isso vai criar uma imagem na pasta de Imagens ou na sua Pasta Pessoal, feito isso, arraste a imagem pra caixa de textos do fórum
Flavour é uma versão de uma distribuição linux (alguns chamam de spin), ex de flavours:
- Ubuntu principal (GNOME)
- Xubuntu, Ubuntu com XFCE
- Kubuntu, Ubuntu com KDE
- Lubuntu, Ubuntu com LXQT
- Lubuntu, Ubuntu com MATE
Você pode dizer por onde baixou o sistema, ou descrever, por exemplo, tem uma barra superior com um botão escrito “Atividades”?
esses apps debaixo do chrome são apenas um atalho pra um link e o outro é uma IDE, não importam muito.
fui nos links, e o site que acredito que tenha feito o driver bootavel foi no ubuntu GNOME
Se não me engano, o que gerencia a área de trabalho no Ubuntu com gnome é uma extensão
Pode ser que tenha sido desativada.
Comigo já aconteceu de eu usar o windows e quando voltar pra distro linux as extensões estarem desativadas
Procure pelo programa “extensões” e veja se a extensão da área de trabalho está ativada. Caso não tenha o programa, baixe na loja
tu me salvou cara, era isso mesmo, já tava quase indo reinstalar o ubuntu, o problema pode ser bem besta massou novo mexendo nessas coisas, dai me atrapalhei, valeu mesmo
De nada, estamos aqui pra ajudar no que for possível
cara, você me salvou, já queria até formatar. O meu problema deu após eu fazer um triboot com o windows, linux e zorin. A extenção que ajeitou no meu foi “desktop icons per workspace”.