ArchLinux wifi-menu

Estava assistindo o video de instalação do Arch Linux, dai o Dionatan disse que instando o dialog, wpa_supplicant e alguns outros pacotes… o “wifi-menu” funcionaria. Porém, reiniciei e caí na tela preta, sem internet, vou digitar o wifi-menu e o bash diz: comando desconhecido. O que eu faço?

Olá, A instalação do Arch Linux mudou, o video que está no Youtube no canal do Diolinux está fora de data/desatualizado.

Apenas o pacstrap /mnt base não irá funcionar agora terá que instalar a imagem do linux e outros pacotes como editor de texto, gerenciador de rede, ferramentas de manejamento de arquivos do sistema, pacotes para man pages, etc.

Exemplo funcional:

pacstrap /mnt base linux-firmware dhcpcd nano man-db

Para instalar o grub, não necessariamente tem que utilzar todas aquelas opções que aparece no video, grande parte dos sistemas (NÂO TODOS) basta digitar o seguinte comando:

grub-install /dev/sda

O /dev/sda você pode variar, substitua pelo seu dispositivo de armazenamento.

Mas, há exceções onde recomendo a leitura da GRUB - ArchWiki, E também a Installation guide - ArchWiki.


Dica

Muitas pessoas não sabem mas, O Arch Linux vem com um manual de instalação parecido com o que está no site (Obs.: provavelmente é igual se sua iso for atualizada), você só precisa abrir o manual que é em formato .txt e usar outra “janela”, e ficar navegando usando Crtl+alt+F(1,2,3,4), Isso facilitará o processo de instalação.

Para ver o manual basta utilizar o comando ls na linha de comando inicial da instalação, você irá ver um arquivo de nome install.txt basta abrir ele com um editor de texto.

Espero ter lhe ajudado de alguma forma, até mais!

Edit(1).: Correção de ortografia.

Usa o nmtui, funciona tb

1 curtida

O wifi-menu está no pacote netctl agora.
pacman -S netctl
Provavelmente irá funcionar. Digo isso pois no meu caso não adiantou, o comando funcionava mais não conectava a rede wireless.

Uma dica que eu dou.
Você não precisa reiniciar a máquina para depois instalar o ambiente gráfico e o gerenciador de login. Faça a instalação dos dois (gdm/gnome), de start no gerenciador de login (gdm) e aí sim reinicie a máquina.
Ao retornar ao sistema você já terá ambiente gráfico e ficará mais fácil se conectar ao wi-fi.

Na pior das hipóteses, reinicie com o boot no pendrive, refaça o chroot e corrija o que deu errado. Facinho!