Archlinux com / separado do /home

Bom eu comprei um SSD e estou esperando chegar, enquanto isso já estou me preparando para instalar o archliux nele de novo, porém não sei um vídeo ou tutorial que explique bem e atual como instalar o / e /home separado, alguém tem uma sugestão de um post ou tutorial oque posso me explicar?

2 curtidas

Tem algumas opções:

1. Um instalador facilitado, como Zen ou Calam
  2. Mover a home depois
  3. Descobrir como se faz no instalador atual do Arch em VM, daí vc estará craque quando vier a instalação real
1 curtida

Enquanto espera meta a mão na massa. As VM estão aí pra serem quebradas mesmo. Quanto a querer material atualizado, não se preocupe. Arch não muda a forma de instalar.

Acho que no caso dele, como o disco é novo, é mais simples. Só criar as partições.

1 curtida

Eu concordo… mas quando comecei, não sabia fazer particionamento manual, aí fui no automático e depois movi a home. Como o instalador novo do Arch não deve ser lá assim tão simples, como vi, coloquei a opção

Acho que isso que eu vou fazer, quebrar umas VM, até acertar!

1 curtida

Só uma dúvida, quando você instala o archlinux com esses instaladores, quando você usa um bfetch ou neofetch ele mostra “archlinux” ou ô nome do S/O mais o instalador, ou algo do gênero?

Ih, sei lá… eu não uso Arch, mas derivados, Manjaro e Garuda
Não tenho paciência pra instalador linha de comando, prefiro fazer com gráfico

Se eu fosse você não me preocupava com isso, fazia na raça, sem auxílio dessas coisas. O grande segredo no começo é ir com calma, sem afobação, lendo todas as mensagens e instruções da tela. Eu curto instalar pela linha de comando, esses dias eu instalei o Slackware pra matar saudade.

Direto da fonte:
https://wiki.archlinux.org/title/Installation_guide_(Português)

3 curtidas

cria duas partições, monta a partição que será a raiz no /mnt, crie a pasta home dentro de mnt e monte a partição que será a home nessa pasta, exemplificando com um HD que está em /dev/sda, que vc tenha criado duas partições, uma /dev/sda1 e uma /dev/sda2 e que o /dev/sda1 será a raiz (/):

mkfs.ext4 /dev/sda1
mkfs.ext4 /dev/sda2
mount /dev/sda1 /mnt
mkdir -p /mnt/home
mount /dev/sda2 /mnt/home

e continue o processo normalmente

esqueça vídeos, se vc quiser instalar o archlinux, só o guia de instalação oficial que pode te ajudar da melhor forma por enquanto

1 curtida

Entendi, você pode me tirar uma dúvida em relação a isso, os programas são instalados no / ou no /home, porque eu quero formatar o pc quero colocar tipo só o sistema no ssd e onde instala os programas no hd. Então para fazer isso eu tenho que instalar o / no ssd ou /home?

Os programas ficam no /. No /home ficam apenas seus arquivos pessoais, como documentos, fotos, etc. e suas configurações de usuário.

Bom, o local onde os programas são instalados varia um pouco. Quando você instala um pacote normal do Arch, os arquivos são espalhados em várias pastas do sistema. Mas geralmente fica tudo debaixo do diretório /usr e flatpaks ficam no diretório /var. Então, nesse caso você teria que criar partições separadas para esses diretórios.

Porém, eu acho que não seria uma boa ideia você fazer isso. Eu suponho que você comprou um SSD porque quer mais desempenho, certo? Se você instalar os programas no HD, você não vai tirar proveito do seu SSD, pois os programas vão continuar lentos para abrir. E também acho que não tem necessidade de você fazer isso. Aqui no meu sistema por exemplo, a minha partição / tem 50GB, com todos os meus programas instalados e ainda tem espaço de sobra.

Então, resumindo, aconselho você criar uma partição no HD para o /home do tamanho que achar melhor, e o resto deixa tudo no SSD mesmo.

2 curtidas

Entendi, você acha que tem problema eu colocar o sistema no SSD e utilizar a home que estou utilizando agora no meu hdd? Ou seria melhor para ter mais desempenho formatar o HD e colocar a home lá sem nada?

Tem alguns tutoriais que fiz…
Acho que este é mais novo

Não sei se mudou alguma coisa

1 curtida

Depende. A sua /home atualmente está em uma partição separada, ou está junto com o sistema (/)? Se tiver separada, pode fazer assim, sem problema nenhum.

Você só precisa identificar qual é a partição e montá-la em /home, sem formatar, e criar um usuário com exatamente o mesmo nome. Depois você pode apagar a antiga partição /.

Mas eu recomendo você apagar os arquivos ocultos (que começam com ponto), para que o novo usuário não use as configurações do usuário antigo, e assim ter uma coisa mais “limpa”.

Vc também pode usar o archinstall que vem no pacote do arch, mas não sei se a instalação com ele é limitada para alguns procedimentos.

É só escrever archinstall e ir avançando nas opções

Editando

/boot/efi ssd
/ sdd
/var hdd
/home hdd

var tem muito arquivo pequeno e é toda hora modificado, não é recomendado colocar no ssd

Isso nem faz sentido :joy: É tipo você dar um fetch no Ubuntu e aparecer a logo do Ubiquity

No máximo o instalador adiciona algum repositório extra no pacman.conf.

Para simplificar, eu sempre crio as partições antes de iniciar uma instalação.

No caso do Arch, trata-se de criar um ponto de montagem para a partição-raiz (/) e, dentro dele, os pontos de montagem para /home e para /boot/efi ─ e vai montando cada um deles.

No caso do swap, basta ativar com o comando swapon.

# mount /dev/sdaX /mnt             (obs) ---> /
# mkdir /mnt/home
# mount /dev/sdaY /mnt/home        (obs) ---> /home
# swapon /dev/sdaZ

# mkdir /mnt/boot
# mkdir /mnt/boot/efi
# mount /dev/sda1 /mnt/boot/efi    (obs) ---> /boot/EFI

# pacstrap /mnt base linux linux-firmware
# genfstab -U -p /mnt >> /mnt/etc/fstab
# arch-chroot /mnt

Desse modo, o genfstab já cria o fstab, com as partições que você montou.

Depois, faz o chroot na partição-raiz e prossegue com o resto da instalação.

Obs.: - Coloquei sdaX, sdaY, sdaZ, mas na realidade minha /home foi para um HDD, ou seja, um sdbX.

Aqui estão minhas anotações:

3 curtidas

Muito bom o tutorial, só achei que no pacman vc poderia ter colocado tudo junto, pois vendo parece mais trabalhoso do que é.

:wave:

1 curtida

Obrigado. Mas não é um “tutorial”. É só um registro do que fiz e como fiz, incluindo erros, perdas de tempo etc. ─ para no futuro eu saber por que fazer de um jeito e não de outro jeito, de modo a evitar a repetição de erros.

Por isso, trata apenas do meu hardware específico (CPU Intel em mobo Asus com vídeo integrado Intel). ─ Um tutorial deveria cobrir várias outras alternativas de hardware.

Só depois do final, encontrei a solução que deveria ter usado para importar todos os comandos planejados antes ─ de modo que bastasse usar as setas ↓↑ para encontrá-los já prontos, no “histórico” do bash:

# cat /media/Install.txt >> ~/.bash_history
3 curtidas