Archcraft ou Arch Linux em PC antigo (i3 2ª geração, 4GB RAM)

Gente eu tenho uma instel i3 segunda geração e de ram apenas 4 devo usar archcraft ou arch tipo eu tenho medo da instalação pois quando eu fui instalar void Linux teve uns problemas de driver do ssd algo assim e falam q a instalação do arch é extremamente técnica e difícil né então tô com um pouco de medo mas quero otimizar meu sistema humilde tlg,e estou acostumado com instalação via apt mas tudo bem eu mudar só preciso aprender no arch se eu instalar de sistema terceiros por ex: quiz instalar o app “x” fui no site ‘y” baixei e dps? Só extrair o arquivo? Pode ser .den?.appimage enfim..

Tenta o archcraft ou o cachy mesmo, o cachy facilita muito a instalação tu funciona de primeira, na maioria das vezes

Tenta o MX Linux, ele é do mesmo time do AntiX. Ele deve rodar sem problemas no seu computador, além de ser tão fácil de usar quanto um Linux Mint da vida,

Se você quer usar Arch, tente instalar uma distro baseada nele que tenha uma instalação facilitada, tipo o Cachy OS. E instale com uma interface mais leve, de preferência um LXQt ou XFCE.

Se você quer algo para usar no dia a dia, vá de Arch mesmo ou EndeavourOS.

Testei o Archcraft, mas ele teve pequenos problemas que me irritam muito, como alguns ícones bugados na Plank, um monte de programa redundantes e a Steam em Flatpak se recusar a funcionar.

O Archcraft é legal para Ricing, não para o dia a dia.

Se quer algo baseado em Arch para o dia a dia, tem o EndeavourOS que achei bem decente (ao menos na versão com Plasma).