Subrreddit?
Novo beta lançado, com toda base reestruturada:
Tradução livre
Olá @todos
Acabei de lançar a versão beta do próximo Archcraft.
Baixe aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1dn1yR1CrssAnAS7fcRTpIysfn-PYJpOq?usp=sharing
O que você deve testar
- Nova Base
- Som/Áudio (agora usando pipewire)
- rede/wi-fi/vpn
- novos temas (openbox e bspwm)
- verifique profundamente os temas, cada elemento, tudo
- ambos os instaladores e vários modos de instalação
- multi-monitores, como funciona lá
Notas
- Criar temas de usuário é tão fácil quanto copiar/colar agora.
- no Openbox, gerencie vários monitores e resolução com ‘menu’ (Pref>Display)
- no BSPWM, gerencie vários monitores e resolução com arandr
- Se os monitores estiverem conectados durante a inicialização ou login, a barra deve aparecer em todos os monitores
- Se você conectar o monitor durante a sessão, recarregue o polybar ou reaplique o tema atual
Teste, encontre bugs, relate aqui na versão beta
Lembro de ver visto, se não me engano no reddit, ele comentando que ia adicionar um modo de trocar o tema no i3wm. Acho que seria só pra quem paga. Já tem disponível essa opção?
Cheguei a comentar aqui tbm:
Confesso que não testei, muito tempo que não uso i3wm.
Estou testando a iso beta e achei a restruturação muito boa, agora os temas do bspwm
mudam a barra e utiliza as novas versões remodeladas do rofi
que ele montou. Muito bacana.
Essas modificações podem ser testadas por qualquer um? Ou só pros apoiadores do projeto? Fiquei curioso, tem tempo que não mexo no archcraft.
Eu tinha colocado o link 3 comentários acima, mas, ao que parece, foi removido.
Vi que o github bspwm foi atualizado para a versão 3.0, estando da forma do beta, atualizando a distro deve estar da forma atualizada.
Acredito que o empecilho esta sendo o tamanho da iso, por enquanto, mas ele anunciou lançamento dia primeiro:
Valeu. Por isso mesmo perguntei, porque o link que cê postou tava off.
Beleza então. Depois vou atualizar a versão que mantenho instalada em máquina virtual aqui pra ver o que rola.
Estou testando a nova versão (disponível no site free). Atualmente só em máquina virtual. Mantenho uma instalação no virt-manager.
Rolaram várias mudanças visuais mesmo e a remoção de alguns recursos nessa nova iso.
No boot tem a opção de escolher entre drivers nvidia e opensource. Não lembro se essa opção já estava disponível a mais tempo.
Vi que tem alguns softwares diferentes. Não sei se é dessa versão ou se já vem de mais tempo. Não vem com o neovim mais, apenas o vim. Agora tem um software pra pegar cores bem interessante, que permite pegar pixel por pixel (chama-se xcolor). Também não vem mais com o pulse-audio, o padrão é o pipewire.
Percebi que o Aditya Shakya deu uma enxugada na distro. Gostei disso. Tá mais simples e direta. Lembro de um tempo atrás existir algumas redundâncias de programas. Como Thunar e PcManFM. Ainda tem dois terminais (Alacritty e Xfce4-Terminal), só que nesse caso acho que faz sentido. Eu também costumo instalar dois. Parece que as customizações mais “grossas” ele deixou para quem apoia o projeto, o que faz todo sentido. Por exemplo, não consegui instalar o fluxbox, i3 ou o dwm (que é uma versão modifica do famoso chadwm). Essa nova iso, para quem for instalar, vai encontrar um opnbox e bspwm bem configurados, só que bem enxutos em programas e customizações. O único ambiente disponível para instalação via pacman agora é lxde.
Um ponto que sempre acho interessante, focado em facilidade, é o uso da central de configurações do xfce ao invés do lxappearance. Porque com o xfce4-settings você consegue definir algumas opções de forma gráfica (como layout do teclado). Não é tão comum essas distros com window manager usarem o xfce4-settings ao invés do lxappearance, me lembro que o Arco ou o Endeavour também fazia uso da ferramenta do xfce, só não lembro qual das duas.
Achei que o seletor de temas do bspwm tinha desaparecido. Só mudou o atalho mesmo, antes era ctrl + alt + t agora é super + t. Esse seletor de temas é bem legal, sempre gostei dele, é leve, simples e bem responsivo. Assim que sobrar um tempo, tentarei modificar e usar aqui. Vou ver se com meus conhecimentos básicos de shell script, eu consigo adaptar ele pra funcionar com o i3wm também.
Os temas do bspwm também foram reduzidos. Agora o openbox e o bspwm mantém 10 temas cada. E um tema específico para cada ambiente (“OneDark” no bspwm e “Easy” no Openbox). Acho que 10 temas pra cada ambiente está de bom tamanho.
A única coisa que me incomoda nas customizações dessa iso padrão, é o excesso de informação na polybar. Eu tenho usado cada vez menos informações nos meus painéis, então sinto um contraste muito grande em relação as minhas configurações. Porém isso é apenas questão de gosto.
Dei uma pesquisada no site e no reddit, para tentar conseguir mais informações. Pelo que percebi ele usa mais o discord. Dei uma olhada no grupo do telegram, que é aberto, e achei algumas explicações por lá. Gostei da brincadeira de “community themes”. Pra galera criar e trocar temas entre si. Já até comecei a fazer o meu bspwm everforest proposto por lá (no grupo do telegram). Se conseguir deixar aceitável, posto lá no grupo.
Agora é super fácil criar novos temas, basta duplicar uma das pastas e já aparece no menu de seleção, por isso deixou apenas 10, para que cada pessoa possa criar o seu. O incrível é que ao criar a pasta e renomear já aparece o tema para selecionar e a quantidade de temas disponíveis.
Certamente darei uma olhada para entender essa magia rs
Para quem tiver interesse em participar:
Procurei no repositório e não encontrei, mas ele disse que está trabalhando:
Ah… então é isso. Porque só tem o lxde mesmo pra instalar por enquanto. Não tenho conta no Discord.
Refiz a instalação como ele recomendou (to em máquina virtual com efi), para a versão nova. Aquele instalador em dialog tá bem legal, instalei por ele. Tá vindo com menos pacotes mesmo, a distro tá bem mais limpa. Muito bom isso. Agora só vem com o necessário mesmo. Muito bom. Se não fosse preguiçoso pra instalar novas distros (pq o debian o arch estão redondinhos aqui) eu instalaria no lugar do Arch puro. Só tenho preguiça mesmo
A única desvantagem real que vi, é que os ambientes funcionam como meta-pacotes. Eu que não uso o mpd + ncmpcpp não consigo remover para ficar instalado apenas o cmus. Porque ao tentar remover ele acusa problema de resolução de dependência. Pela lógica de funcionamento da distro isso faz sentido, pra gente como eu que não consegue ficar sem “fuçar” nas configs que é mais incomodo.
Lembro da primeira vez que testei a distro, que descobri aqui no fórum mesmo. Evolui bastante as formas como ele organizou as configs e a distro sofreu algumas melhorias interessantes, como essa de vir com menos pacotes. É bem interessante ver a evolução do projeto. Tenho sempre recomendado pra quem quer entender como funciona um TWM e as possibilidades que eles permitem. Depois é só partir pra configs próprias.
Saiu a versão i3wm, não cheguei a testar ainda e não foi passado detalhes, só sei que a base foi reestruturada.
Assim que saiu o anúncio no telegram eu instalei. Nada de novidade. Só algumas mudanças, como a alteração/modificação de alguns scripts. De todas a versões que já testei do Archcraft, a do i3wm é a mais simples. É, basicamente, o i3 com um tema aplicado e os menus do rofi, que servem para tudo, instalados por padrão.
Mais tarde vou fuçar um pouco nas configs. Pelo que vi até agora, ele só atualizou os scripts e os arquivos de config.
Com o lançamento do GNOME 43, podemos ter uma versão GNOME e/ou KDE:
Tradução livre:
O gerenciador do janelas foi, é e sempre será o foco principal da Archcraft.
Todo o propósito dessas DEs do Archcraft é trazer novos públicos, iniciantes que sabem nada sobre WMs, então ele se destaca entre as outras distros. Por enquanto, acho que está bem subestimado.
Além disso, as spins que lancei ainda preservam o lema do Archcraft, já que ambos são bem leves. Ambos são bastante esteticamente agradáveis. Não estou me gabando, mas não vi nenhuma distribuição que envie XFCE e LXDE tão lindamente personalizados, com vários temas, é claro.
Já construí uma versão do GNOME e do KDE, mas acho que não vou lançá-los. A personalização é F *** no gnome 42.
Enfim, trarei mais spins com DEs mais leves.
Se as pessoas ainda estiverem interessadas nos spins do Archcraft para GNOME ou KDE, pensarei em lançá-los também. É claro que gnome depois de 43, se eles consertarem o problema dos temas gtk quebrados.
qtile
Agora está disponível o Qtile WM.
Instalação: sudo pacman -Sy archcraft-qtile
Para mais informações: Discord do projeto
Caramba, o black box tá lindo.
Que distro top. Esperando eles lançarem o Awesome.
É isso, voltarei ao Archcraft ao formatar o PC depois de instalar o SSD novo, só espero que a versão OpenBox esteja sem o glitch de ícones para aplicações em flatpak e outras peculiaridades do XDG
Bem legal o Blackbox, ficou bem bonito. Cheguei a testar ele e o Fluxbox (tive instalado por um tempo aqui), pena que a systray da polybar é bem bugada com os dois. São ambientes bem simples, mas funcionam muito bem se configurados direitinho. Ambos vão bem com o tint2 como painel, pelo menos não tem o bug da systra como na polybar.
O 2bwm é tipo um dwm só que não é tiling, é um stacking de compilação mais ao estilo dos box (openbox, blackbox e fluxbox). Tentei usar uma vez, não avancei muito não. Ainda é bem recente e não tem uma boa documentação (pelo menos na época que testei) e, como o dwm, é bom ter algum conhecimento de C, caso contrário, não dá pra avançar muito nele não.
Cara, se bobear o Archcraft já deve ter uns 15 (ou mais) ambientes pré-configurados, isso é uma loucura, velho!!!