Arch Wiki, eu não entendo, isso é normal?

Olá. Estou usando o Arch a pouco tempo e ja removi ele de minha maquina varias vezes por ter ficado com essa duvida sobre a Arch Wiki e vendo vídeos como esse: https://www.youtube.com/watch?v=-88lrYt0xsg&t=122s penso que não sirvo para o Arch. Tentei entender a arch wiki varias vezes mas não compreendo ela. Será que o Arch é para mim ???. Será que sou só eu que não entendo ela??. Será que estou usando a distro correta??. Me ajudem amigos por favor.

1 curtida

Como você mesmo disse, tem pouco tempo que você usa Arch. Não sei se você tem experiência com outras distribuições, mas eu acho isso normal. Algumas vezes você vê um termo que não conhece, aí o que você tem que fazer é ir no artigo que trata desse termo, ou mesmo fazer uma pesquisa na internet. Pra quem tem paciência e gosta de ler, a Arch Wiki é muito boa. Eu acho que o Arch é a distro que tem a documentação mais completa e detalhada do mundo Linux.

Mas se você quiser trilhar um caminho mais fácil, eu recomendo você tentar o Manjaro. Uma distro baseada no Arch, porém completa e pronta para uso; mais fácil para novos usuários. Por ser baseado no Arch, você ainda pode se beneficiar da Arch Wiki, a maioria das coisas lá serve para o Manjaro também.

No mais, você tem a internet, esse fórum aqui, o canal e o blog Diolinux; todos esses recursos para te ajudar a sanar as suas dúvidas e aprender um pouco mais sobre Linux e tecnologia. :vulcan_salute:

6 curtidas

Obrigado amigo por responder comecei a pensa nisso que vc disse

e digo mais ainda bem que temos esse forum de amigos que eu considero como uma segunda familia.
Obrigado.

5 curtidas

Então, isso varia muito, vai desde do seu nível de conhecimento até como você desenvolve sua aprendizagem, mas, com certeza pode se dizer que é um conteúdo técnico, não tem porque se achar anormal por não compreender tudo.

Eu também não compreendo todos os por menores de cada conteúdo da Arch Wiki justamente por que são ramificações infinitas, por isso prefiro focar em resolver o problema.

Eu gosto bastante e recomendo o canal EF - LInux Made Simple. É um canal focado em Arch e traz tutoriais que como diz o nome faz parecer simples. Posso dizer que não consegui instalar o Arch Linux pela Wiki, mas consegui por um vídeo desse canal.

Se é pra você? Bem, creio que o Arch serve em geral pra quem gosta de minimalismo e do conceito de “faça você mesmo” de algumas coisas.

3 curtidas

Obrigado por responder amigo. Fiquei mais tranquilo depois do Thiago12 responder e fico ainda mais tranquilo vendo seu post também. Uso arch mas sou usuario iniciante (não total mas iniciante) e domestico mas gosto D+ do arch é uma distro incrivel. Obrigado mais uma vez amigo por responder.

1 curtida

Além do Manjaro, se vc quer um Arch bem facilitado, sugiro testar o Reborn… as duas distros são excelentes!

2 curtidas

Obrigado por responder amigo Rodrigo_Chile. Usei Manjaro por pouco tempo gostei muito mas o Arch está no meu coração e é a distro com a qual eu quero aprender mesmo que na raça. Mas vou testar o Manjaro novamente, vou colocar ele no meu notebook e vou testar também o Reborn. Obrigado amigos não sei o que seria de mim sem vocês.

1 curtida

Amigos venho aqui mais uma vez agradecer vocês pelos posts. Pensei muito e decidi ficar com o Manjaro para aprender o mais e talvez mais para frente voltar ao Arch. O Manjaro está me surpreendendo positivamente está muito rápido como o Arch. Segue o printe deo meu Manjaro Gnome.

Obrigado mais uma vez amigos.

3 curtidas

Tua máquina é bem parecida com a minha. Se estiver com ssd, vai rodar muitíssimo bem

2 curtidas

Btrfs

Ainda não corrigi
No montar as partições btrfs, não adicione space_cache

mount -o rw,relatime,ssd,space_cache,subvol=@home

Deixe assim

mount -o rw,relatime,ssd,subvol=@home

Outra sugestão

Adicione snapper-boot.timer no boot se quiser criar um snapshot a cada boot.

Recomendo startar só uma vez.

@thespation
Quando puder corrigi o problema do space_cache no tópico.

2 curtidas

Então não tenho ssd nessa maquina mas esta tudo uma beleza.

1 curtida

Segui se um tuto e me tive como base o esse tuto do amigo para instalar o Arch só ajeitei umas coisas.

Olha, uso Arch faz uns 4 anos e nunca ouvi falar em Arch Snapshots… Kkk Isso é novidade e um tipo de coisa que eu não entendo!
Acho que você está tentando fazer coisas muito avançadas… No Arch, nós somos preguiçosos e não nos damos ao trabalho de fazer nada que não seja essencial… Se permanecer no que mais importa, com certeza entenderá o Arch Wiki.
Abraço,

1 curtida

Obrigado por responder amigo. Instalei por Snapshots por “eu” ter um pouco de medo que o sistema de algum problema, então posso voltar ao estado anterior, mas no pouco tempo que eu usei o Arch não tive problemas, talvez eu tenha ficado com medo por causa do pessoal do Viva o Linux que sempre fala que o Arch dá probelema, que quebra facil, etc…

1 curtida

Amigos venho aqui novamente agradecer voces por tudo meu mais sincero Obrigado a todos. Voltei para o Arch mas vou fazer dual-boot com manjaro dessa vez com o Kde. O Arch agora j´ não é mais em btrfs e sim ext4. Agradeço ao amigo j-sn por seu comentario meu Obrigado amigo.

1 curtida

Veja o aplicativo timeshift

https://www.edivaldobrito.com.br/aplicativo-de-restauracao-do-sistema/

5 curtidas

Vou ver obrigado amigo.

Amigo swatquest só uma duvida besta que eu tenho aqui quanto ao usod do ssd como eu não tenho preciso modificar correto?? e o que eu colocaria no lugar do sdd. Como eu disse é uma pergunta meio besta mas tenho essa duvida. E precisa mudar mais alguma coisa??. Obrigado.

mount -o rw,relatime,ssd,subvol=@home

Só tirar o ssd

Caso não tenha ssd

mount -o rw,relatime,subvol=@home

1 curtida

Blz. Obrigado.