Fala, pessoal! Beleza?
Vim compartilhar com vocês um projeto que venho desenvolvendo e mantendo para a comunidade do Arch Linux: o Arch Update Full (que conta também com o modo Sentinela).
->A ideia principal dele é centralizar, automatizar e deixar o processo de atualização do sistema o mais seguro, prático e visualmente agradável possível. Recentemente lancei a versão 3.9-5 no AUR com várias melhorias pesadas que mudaram bastante a experiência de uso.
→ O que mudou e quais são as novidades?
Notificação Interativa (Clique para Atualizar): Agora a Sentinela roda em segundo plano via systemd timer checando atualizações de tempos em tempos. Se tiver pacote pendente, ela manda uma notificação na sua área de trabalho com um botão. Clicou no botão, o app já abre direto no terminal sem travar nada no fundo.
→ Saída do Terminal Refatorada (Visual Cyberpunk/Neon): Reformulei a interface CLI. O alinhamento das caixas agora é dinâmico, as cores em neon dão um destaque excelente e o terminal fica super legível sem aquela poluição visual.
→ Suporte Completo a Vários Ecossistemas: Ele não checa só o pacman. Ele faz varredura inteligente do AUR (detecta se você usa yay ou paru), Flatpaks e Snaps, tudo num ciclo só.
→ Trava de Segurança de Disco: Para evitar que o sistema quebre no meio de uma atualização grande por falta de espaço, o script analisa o SSD e exige pelo menos 5GB livres antes de começar qualquer processo.
→ Otimização de Espelhos & Limpeza: Faz otimização dos mirrors via reflector (se instalado), limpa pacotes órfãos e faz a gestão do cache sem apagar o que você precisa para eventuais rollbacks.
→ Alerta de Reboot Inteligente: Ele lê o log do pacman e avisa se pacotes críticos (kernel linux, nvidia, systemd, wayland, etc.) foram atualizados na sessão, sugerindo a reinicialização só quando realmente é necessário.
O script já está atualizado e disponível no AUR para quem quiser testar ou instalar direto. (yay arch-update-full)
Quem quiser dar uma olhada no código fonte, conferir a lógica ou deixar uma estrela no projeto, o repositório no GitHub é este:
GitHub: GitHub - GustavoGianeli/arch-update-full: Um automatizador de atualizações para o arch linux · GitHub
Testem aí no Arch de vocês ou em alguma destro base e me digam o que acharam! Feedback, sugestões de melhorias ou relatos de bugs são sempre muito bem-vindos. obrigado!
Fala, pessoal! Beleza?
Gostaria de compartilhar com vocês uma grande atualização do arch-update-full, um projeto open source que venho desenvolvendo para automatizar e facilitar a manutenção completa do Arch Linux com segurança.
Acabei de lançar a versão 4.0 (Sentinel Protocol) no AUR e no GitHub, trazendo uma reformulação total do código e novas funcionalidades focadas em usabilidade e feedback visual no desktop.
O que há de novo na v4.0?
-
Módulo Sentinela (Notificações Inteligentes no Desktop): Sistema visual de alertas por faróis que indicam a quantidade e a prioridade das atualizações pendentes:
-
Farol Azul: Atualizações normais de rotina. -
Farol Amarelo: Volume moderado de pacotes. -
Farol Vermelho / Kernel Tux: Alerta de atualizações críticas (Kernel, drivers NVIDIA/Mesa, Systemd) sugerindo o reboot do sistema ao finalizar.
-
-
Suporte Oficial ao Pikaur: Agora com integração nativa ao pikaur, além dos já suportadosyayeparu. -
Arch Linux News no Terminal: Opção de ler as notícias e alertas oficiais do Arch diretamente no script antes de rodar o upgrade, evitando quebrar o sistema por falta de intervenção manual avisada. -
Refletor Interativo: Otimização de mirrors com o reflectoragora te pergunta antes de executar, mantendo você no controle absoluto da sua rede. -
Código Refatorado e ShellCheck 100%: O script deixou de ser monobloco e foi reestruturado em funções modulares. Passou sem nenhum erro de sintaxe ou variável solta no ShellCheck!
O projeto é mantido com muito carinho para a comunidade Arch. Se puderem testar, dar aquele feedback nos comentários ou deixar uma
no repositório, ajuda demais!
Repositório no GitHub:
Qualquer sugestão, PR ou dúvida, estou super aberto pra bater um papo aqui ou no GitHub!
Oi amigo obrigado pelo feedback vou agora procurar a causa e já posto o código com fiz bug se sentir mais alguma coisa no sistema e sugestões de melhorias são extremamente bem vindas obrigado pelo aviso
Esse erro que aparece diz o que sistema tem neos de 5GB livres para atulizar então pó padrão coloquei essa trava menos de 5GB exit, pore se se você tiver mais e apareceu o erro por favor tente me mandar o ultimo log e a foto dos seu disco/gpateder para eu ver como ta sua instalação poor favor
Por enquanto ele aparece sim o ss/yy/nn no futo vou refatorar o código e vai aparecer apenas uma opção de acordo com o idioma mas por hora nessa vesao ele aceita os 3
Adicionei os os 5GB como trava extamente por não saber a pancada de atualização que vem deixando os 5GB uma margem segura evitando corrompimento de arquivos, no auditorioa ele vai aceitar SsYt/Nn por padrão todo o sistema é para aceitar isso, depois na sproximas atualizações quando eu consegui detectar idioma ai vai ser padrão me desculpe pelo incoviniete
Qualquer duvida por favor pode me manda um email com seus pontos de ajuda para gustavo.gianeli13@gmail.com
E o print e o ultimo log do sistema para que eu possa verificar e ver uma soluço
Muito obrigado pelo seu feedback irmão
Uma coisa que acho importante no script é separar melhor as mensagens de info, warning, error e as exceções.
Nesse caso dos 5 GB, por exemplo, eu não trataria exatamente como erro. O script está verificando uma condição que já foi definida como necessária para fazer a atualização com segurança. Se tiver menos de 5 GB, ele simplesmente identifica isso e encerra a execução.
Talvez fosse mais interessante aparecer como um WARNING, algo como:
Espaço insuficiente: é necessário ter pelo menos 5 GB livres para continuar a atualização. A operação foi interrompida.
Eu deixaria o ERROR para quando realmente acontecer alguma falha durante a execução e o tratamento de exceções para situações inesperadas que precisem ser registradas para diagnóstico.
Acho que dessa forma o log fica mais claro e, quando a gente for analisar algum problema depois, fica mais fácil saber se foi apenas uma condição prevista pelo script ou se realmente aconteceu algum erro.
Obrigado pela justao irmão to arrumando agora e deixando mais ituitivos obrigado logo posto as correções
acho que o erro apareceu pq estava usando o modo live,
entao como o arquivo nao conseguiu mudar o .iso ele deu erro,
e sobre o SsYy/Nn vou aguardar a atualizacao para fazer o teste ![]()