Arch ou Debian puro?

mas quando eu abro alguns vídeos no Youtube, e estou com outras aplicações abertas, o sistema começa a sofrer muito pra segura…

Você assiste os vídeos em 1080p?
Quando assisto vídeos em 720p minha cpu continua estável, mas se eu assistir em 1080p a cpu fica entre 90% e 100% de uso (Uso Pop_Os com bspwm).

1 curtida

KKKK sem problemas, eu sabia a diferença mas pra quem chegar nessa discussão sem ter noção do que estamos falando, é bom deixar claro.

No geral, eu consigo ver vídeos em 720p, mas isso varia muito do muito do vídeo, 1080p eu só consigo no Chromium ou no Firefox.

Agora, se o vídeo tiver em 60fps, só vai no Firefox. O Vivaldi trava muito e o Chromium fica com a tela dessincronizada, ai fica uma linha no meio do vídeo.

Parando pra pensar, talvez um grande vilão do meu PC tá sendo o Vivaldi KKKKK
Das ultimas atualizações pra cá ele vem ficando mais lerdo no meu PC, talvez trocar de navegador resolva a maior parte do probema…

1 curtida

No pós instalação desse blog tem a resolução desse problema: Debian 11 Bullseye para computadores modestos

Não resolve não! Ele está falando que após a instalação o NetworkManager não está reconhecendo a rede, eu nunca testei instalar o Debian sem interface gráfica por wifi… acontece que quando você instala o Debian sem interface gráfica, eu não sei nem se o NetworkManager é instalado… quando você cai em um shell, você só consegue se logar pelo NetworkManager por wifi, se ele tiver instalado, por linha de comando, mas eu nunca fiz isso no Debian. No caso ele fez uma demonstração usando uma máquina virtual, aí complica, pois os problemas que acontecem com wifi não são previstos, pois a maquina virtual usa o internet do host, então você faz todo tipo de instalação como se usasse uma conexão direta no computador. Vou colocar uma forma abaixo.

Minha instalação do Debian salvou a configuração do Wi-Fi da rede que usei originalmente, ao trocar para uma nova rede foi que não se deu o reconhecimento. No caso, essa configuração resolveu o problema. Se não der certo a,í é o caso caso de buscar outra alternativa.

Gente, esses vídeos tutoriais da internet para Gnome mínimo são muito demorados.

Hoje, é domingo, então resolvi fazer um pequeno tutorial de como instalar um Gnome mínimo no Debian.

INSTALAÇÃO DO GNOME MÍNIMO NO DEBIAN:

Instale o Debian sem marcar para instalação as opções: “ambiente de área de trabalho no Debian” e “GNOME”, depois que o sistema iniciar logue-se como root no shell e use os comandos abaixo para instalar o Gnome mínimo:

apt update

apt install --no-install-recommends gnome-shell gnome-session nautilus gnome-terminal gnome-control-center network-manager-gnome gdm3 xinit gnome-tweaks

Reinicie o sistema com o comando:

reboot

-------------------------------------------------------

O problema do método acima é que se a conexão com a internet for por wifi, pode não ter conexão para fazer a instalação, por isso segue o método abaixo:

Instale o Debian normalmente com o Gnome com as opções marcadas por padrão, quando tiver dentro do Gnome pressione as teclas CONTROL + ALT + F3 - faça login como root, depois use o comando abaixo para remover todo Gnome:

apt-get remove --purge gnome* && apt-get autoremove

• Depois use os comandos abaixo para instalar o Gnome mínimo:

apt update

apt install --no-install-recommends gnome-shell gnome-session nautilus gnome-terminal gnome-control-center network-manager-gnome gdm3 xinit gnome-tweaks

Reinicie o sistema com o comando:

reboot

Quando estiver dentro do Gnome mínimo, desinstale pelo terminal o que sobrou:

apt purge cheese aisleriot five-or-more four-in-a-row hitori hoichess iagno lightsoff quadrapassel swell-foop tali evolution malcontent rhythmbox im-config shotwell simple-scan synaptic transmission seahorse -y

Os únicos programas que não foram desinstalados: LibreOffice e Firefox-esr, mas caso queira:

apt purge libreoffice* firefox-esr*

Se quiser instalar o LibreOffice novamente:

sudo apt install libreoffice libreoffice-gtk3 libreoffice-l10n-pt-br libreoffice-gnome libreoffice-style-elementary libreoffice-style-breeze libreoffice-style-colibre

Se por alguma razão você quiser instalar um ambiente desktop completo de novo, em qualquer terminal digite como root:

tasksel

Abrirá um menu de opções para instalar um ambiente desktop completo: Gnome, Kde, Xfce…

======== FIM ======================================

O comando para instalar o Gnome mínimo tirei desse blog (eu só acrescentei o gnome-tweaks)

==================================================

2 curtidas
  • A minha dúvida é para quem faz uma instalação do Debian sem interface gráfica, sem marcar para instalação o Gnome, por exemplo.
    Se instalar sem interface gráfica quando você reiniciar vai cair no shell, em um terminal, tudo vai ter que ser instalado por linha de comando. A minha dúvida é se dessa forma o wifi vai tá funcionado.
    Se a instalação for feita normalmente com certeza o Debian salva as configurações de instalação. Eu só posso saber isso se eu fizer uma instalação real, se instalar em uma máquina virtual a experiência não fai funcionar, porque a máquina virtual tá sempre com conexão do host.

Eu não tenho problema nenhum não, eu não instalo o Debian dessa forma, meu Debian é instalado normalmente, depois eu desinstalo o que eu quero.

Eu fiz esse tutorial porque instalar um sistema mínimo é a mesma coisa que remover um ambiente desktop e instalar outro no lugar. Como remover o Gnome e instalar Kde plasma no lugar, só que nesse caso é instalar um Gnome menor.

1 curtida

Ah sim, agora entendi :sweat_smile:

Usei a cabeada na minha instalação (só fui usar o wifi tempos depois, foi aí que descobri que o “kde-plasma-desktop” não vem com o “plasma-nm”…) e ela se conectou automaticamente após a reinicialização. Se não quiser arriscar, pode-se usar o smartphone simulando uma rede cabeada.

Aquela mudança de configuração foi necessária por que o Debian não estava aceitando trocar a rede para outra que não fosse aquela usada na instalação, entendi que seu caso era o mesmo.

2 curtidas

Um adendo atrasado aqui. Tinha uma configuração do virtualbox que permite usar a placa do hardware real diretamente:

" O modo que eu costumo usar é o modo ponte (bridge ): nesse modo, o VirtualBox envia requisições de rede do SO convidado usando a placa de rede da máquina real diretamente, sem passar pelo software de rede do SO hospedeiro. Na prática, é como se a máquina real e a máquina virtual estivessem conectadas diretamente ao modem de casa. O hospedeiro deixa de estar “entre” o convidado e a rede e passa a estar “do lado” do convidado."

2 curtidas