Arch linux (VM): bug ao tentar entrar na sessão com qualquer DE (via sddm)

basicamente, quando vou entrar na sessão xfce (xorg) via sddm, eu coloco a senha, e quando dou enter a tela indica que vai entrar, fica preta, e volta para o sddm. alguma solução possível?

meu log (não consegui enviar o arquivo, então aí é o png.)

atualização: eu já testei com outras interfaces, e o bug continua acontecendo

Qual pacote gráfico você instalou junto com o XFCE na VM? Tive um problema parecido porque não instalei o driver pra placas de vídeo intel (acho que era o xf86-video-vmware).

obrigado pela resposta, eu tentei instalar o virtualbox-guest-utils, o que você citou (xf86-video-vmware), o xf86-video-intel e outro que achei na internet (xf86-video-vesa) mas todos continuam dando o mesmo problema… a diferença é que quando fui testar o xf86-video-vesa pela primeira vez, a tela ficou preta “permanentemente” e eu tive que reinicializar. Quando entrei denovo, o mesmo problema (apagar e voltar para o sddm) persistiu.

Já tentou reinstaller o xorg-server ou o sddm?

tentei agora, não funcionou; no entanto, encontrei algo que pode estar influênciando: o sistema diz que o diretório home não existe ou algo assim, então ele sempre entra no diretório raiz (exemplo, quando eu abro o “ctrl+alt+f3” pra acessar o shell) não lembro exatamente onde eu vi esse aviso do sistema. eu vou tentar reinstalar o sistema do zero pra ver se fiz algo errado

É uma boa ideia. Você pode ter usado uma flag errada na hora da formatação, ou o /etc/fstab tá com algum erro. Eu olharia primeiro o fstab, já que você conseguiu tocar a instalação até o final.

obrigado, vou olhar

Acabei de instalar Arch numa máquina virtual. O que funcionou pra mim foi:

pacman -S xorg-server xf86-video-vmware virtualbox-guest-utils mesa mesa-libgl

Instalei KDE ao invés de XFCE, e apesar de demorar um pouco a iniciar, funcionou.

A tela ficar preta e daí voltar para o login é um problema típico de quando o diretório /home não existe ou está com permissões erradas, ou a partição /home está sem espaço livre.

2 curtidas

eu tentei agora entrar na home e na pasta do meu usuário, mas vi que não tinha nenhuma pasta (downloads, área de trabalho, etc)

isso também influencia?

obrigado, vou tentar isso na próxima instalação

É… parece que o usuário não foi criado direito. Tenta criar um novo. O que eu uso é

useradd -m -g users -G wheel nome_de_usuario
1 curtida

provavelmente é problema de permissão da sua pasta de usuário. Se vc criou no braço como root então precisa acertar. O melhor mesmo é criar com o script de criação de usuário useradd que já faz todo o serviço, conforme indicado pelo colega acima.

1 curtida

muitíssimo obrigado aos dois, eu finalmente consegui! muito obrigado. eu refiz a instalação seguindo as dicas e agora tá tudo uma beleza cara!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.