Acabei de instalar o Arch Linux Gnome via “Calamares Install”.
Instalei o pamac pq facilita mto na instalação de apps e dependências, mas tem vários programas que não estão abrindo. Estou instalando via repo oficial… OBS Studio por exemplo, o EasyEffects tbm e tantos outros. O cursor roda mostrando q está processando, mas acaba em nada. No monitor de sistema os programas q tento executar tbm não aparecem.
Alguém sabe que tá rolando e qual seria a solução?
BONUS: e o problema do bluetooth q simplesmente não liga. Alguém tbm sabe resolver isso? rsrs
Instalar o Arch pressupõe que você está “Ok” em ler documentação e resolver várias coisas diretamente pelo terminal, isto posto, sugiro que você veja este tutorial de pós-instalação recente que o Dio fez e também, dê uma olhada neste tutorial.
Acredito que todas as dúvidas básicas são cobertas neles, sobre os programas que não estão abrindo: tente executar algum deles pelo terminal e veja qual é a mensagem de erro apresentada, possivelmente está faltando alguma biblioteca importante.
Quero te desanimar não, mas o Arch puro não oferece atalhos como a maioria das outras distros. Se quer usar a base Arch, mas não quer configurar tudo na unha o Manjaro, o Garuda ou o BigLinux são muito mais negócio.
Então, não sei se dá pra confiar numa instalação que não seja da ISO oficial do Arch Linux, qualquer projeto que diz trazer uma instalação gráfica do Arch pode dar esses problemas.
Dá uma olhada nesse vídeo e tente instalá-lo pelo Archinstall, um script que facilita as coisas:
Vlw. Por mto tempo eu tive o Manjaro como minha distro principal, mas com o tempo certos bugs me provocaram a buscar alternativas, foi qdo descobri o Arch GUI (descontinuado) e o Calamares Arch Installer. Sinceramente não vi diferenças nas configurações iniciais em relação ao Manjaro q entrega (em teoria) tudo no eixo…
Sobre o vídeo q vc me indicou, foi bem útil pra algumas dicas, mas não resolveu meu problema, nem responde pq certos programas não abrem. Nem o Easyeffects instalado via flatpak abriu!!! Já o OBS sim… O mundo linux é dessas mesmo, opensource é isso e aí q está a graça kkk… Caçei por vários fóruns e não achei nenhuma resposta ou solução. De qq forma sou mais Arch do que Elementary todo quadradinho na caixinha (e ainda assim com o bug da tela amarelada kkk)
Se nada der certo viro bailarina do Faustão, quer dizer, instalo o Garuda ou BigLinux pra sentir a pegada kkkk
Há uns 3 dias mudei para o arch. Usei o pop os por dois anos e não tenho nada a reclamar.
Usei a iso oficial do arch e instalei ele pelo script que vem na própria iso. Aqui não uso desktop envioriment (Gnome, xfce, kde , etc), uso o bspwm como gereciador de janelas.
O Arch Linux vem bem “puro”, então tive que instalar VÁRIAS bibliotecas para tudo funcionar. Depois de dois dias lendo documentação, vendo vídeos no youtube agora o sistema sistema faz tudo que eu fazia no pop os só que com uns 2000 pacotes a menos, além de usar só 390mb de ram.
Notei que muita coisa começou a funcionar depois que instalei os drives da minha placa de vídeo AMD e as dependências do wine(Consultei a documentação destes assuntos no github do lutris). Mas sei que isso é um procedimento específico para cada hardware, portanto você não conseguirá “fugir” do que o @eddiecsilva disse.
Percebi também que a pasta ${HOME}/.config é configurada por padrão para apenas o root fazer qualquer alteração. Isso impedia que os programas que eu instalava criassem os arquivos de configuração importantes para o funcionamento dos mesmos. Ou seja, tive que criar manualmente cada arquivo de configuração usando sudo.
O Arch é uma ótima distribuição mas exige que o usuário seja responsável pelas configurações do sistema.
Deve ser uma proteção colocada especificamente para quem instala o bspwm, por exemplo, visto que é usuário avançado que ira utilizar. Aqui instalei com o gnome e a edição é normal.
E sim, mesmo utilizando o Archinstall, o sistema vem bem puro e enxuto, precisando de várias intervenções para fazer as coisas funcionarem. É como o Diolinux disse, quem quer usar o Arch tem que colocar a mão na massa.
Eu recomendaria dar um chown -R "$(id -un):$(id -gn)" ~/.config. Isso com certeza não é normal e não aconteceu em nenhuma instalação do Arch minha (ou de qualquer outra distro).
Eu nunca instalei o Arch pela ISO original. Antes instalava pelo projeto Arch GUI, mas foi descontinuado. Recentemente resolvi instalar pelo script do archinstall que tem sim uma interface bem intuitiva. Formatava a partição root, indicava a partição /home e tbm o /boot/efi, mas algo acontecia
logo no inicio, antes mesmo de formatar. Ele tentava ler e fazer algo com todas as partições que não tinha nada haver com a instalação e apontava erros. Detalhe: meu NVme é novo e está em perfeito estado. Bom, ele demorava nesse processo de sei lá o quê e no fim devolvia meu sistema intacto sem nenhuma alteração nas partições, sem nenhum arquivo instalado. Eu ainda insisti. Tentei várias formas instalar, mas dava sempre o mesmo erro.
Bom… No fim das contas escolhi instalar o Garuda que entrega um sistema com todos os pacotes e apesar de ter suas funções meio “emaranhadas”, ela parece me atender perfeitamente a tudo que eu desejava.