Recentemente o meu Arch Linux começou a travar em momentos aleatórios, me obrigando a reiniciar o computador pelo botão físico. Isso não acontecia antes.
Percebo que o travamento costuma ocorrer quando estou com o Spotify aberto, 3 ou 4 abas no Firefox e o Obsidian rodando. Às vezes acontece ao abrir algum programa ou quando clico em algo no navegador como mudar de aba ou retomar um video, mas não é sempre.
Já configurei o arquivo de swap, e mesmo assim o problema continua.
Gostaria de saber se isso pode estar relacionado ao Arch Linux em si, ao kernel LTS, ou a algum componente de hardware.
Abaixo seguem as informações completas do sistema:
Host: Nitro AN515-58 (V2.10)
Kernel: Linux 6.12.51-1-lts
Uptime: 15 mins
Shell: bash 5.3.3
DE: KDE Plasma 6.4.5
Terminal: konsole 25.8.2
Pelo que parece pode ser a falta de um OOM-Killer
Tem a opção mais simples editando o sysctl
No caso sudo nano /usr/lib/sysctl.d/50-default procurando a linha com “kernel.sysrq” e vc coloque 1(Assim kernel.sysrq = 1) salve e reinicie, logo pos vc vai usar as seguintes combinações de teclas “Alt+SysRQ+F” durante o travamento
Segunda opção e usar o EarlyOOM
No caso use pacman -S earlyoom e systemctl enable earlyoom e reinicie a maquina
Tenho tido esses “congelamentos” no meu PC atual. – Acontece mais no Arch, porque uso Arch 99% do tempo – mas também me acontece com outras distros:
Não uso Spotify nem Obsidian. – Fui parando de deixar abertos o VLC, Google Earth, LibreOffice, Gimp – e o “suspeito” que ficou é o Google Chrome (que cada vez uso com menos abas: 3, no máximo 4).
Mais exatamente: – O Facebook – que há muitos anos vem usando (cada vez mais) o hardware do usuário.
Há outros sites / portais que também abusam do nosso hardware – mas fui “eliminando” – e o Facebook foi o “suspeito” que ficou mais evidente.
Para não ficar repetindo, ou dispersando informações em vários tópicos, atualizei minhas anotações nesse outro tópico aqui, que abri em Fevereiro.
Verificar o log do sistema por erros: sudo journalctl -p 0..2, analisando-os.
Teste de stress na memória, de preferência na inicialização: Adicione temporariamente o parâmetro de boot memtest=4 que o próprio kernel vai fazer uma rotina de teste em toda a memória.
Teste de stress no processador: comando stress ou stress-ng
Teste de stress na placa de vídeo: rodando jogos no talo ou furmark do flatpak
Desativar o driver nvidia temporariamente e ver se há travamento. Parâmetro de boot module_blacklist=nvidia