Arch linux sem conexão wi-fi

Instalei o arch linux recentemente pelo archinstall, fiz a configuração de rede e testei fazendo ping google.com e constou que tinha acesso a internet porém depois não tinha wi-fi e notei que nas configurações o ícone de wi-fi aparecia rapidamente e sumia. Formatei e reinstalei o sistema porém com o NetworkManger junto da instalação, depois no console usei os comandos systemctl start NetworkManger e systemctl enable NetworkManger mas não mudou nada

ip addr

Wifi?

Opa não sei nada de Linux ainda, não entendi o que você enviou

Qual a saida do comando?

ip addr

Wsl?
Instalado no windows?

Antes de instalar o arch estava usando Ubuntu

Acho que era isso quando você tava falando da saída do comando
se não for foi mal entendo nada memo

Comando abaixo

ip addr

Como está configurado network manager?

Como é wsl, não tem muito o que fazer…

Não sei nem se da possibilidade de configurar rede fora do sistema

Entendi vou instalar outro eu acho, bem obrigado

Network manager como está?

Como eu faço para ver o NetworkManger?

Mano, se na instalação fez a conexão wi-fi usando o iwctl, você precisa se desconectar do wi-fi pelo iwctl primeiro.

Se a conexão wi-fi estiver pelo iwctl e iniciar o serviço do NetworkManager vai dar conflito e não vai funcionar. Já me ocorreu isso, depois que desconectei da rede pelo iwctl tudo voltou a funcionar.

Aqui está o manual do iwctl pra conectar, desconectar e esquecer redes conectadas:

Eu uso um comando no i3wm para me conectar rapidamente a internet, não sei se pode te ajudar até resolver o erro.

Para saber o nome exato do teu wifi:

nmcli device wifi list

Para conectar:

nmcli device wifi connect 'user'

Dai vai pedir a senha e pronto.

Para mais informações esses comando tem na wiki do arch
wiki arch NetworkManager

Não intendi porque você ativou o NetworkManager depois da instalação, se você usou o archinstall ele ja vem configurado.

O sistema não esta achando o dispositivo de rede.
Só acha o lo

Não tenho ideia de como wsl funciona

1 curtida

Ele instalou o arch no note dele, não é wsl, certo. Esse laptop é um Lenovo (IdeaPad, Legion, etc.), se for há um problema com o módulo ideapad_laptop em alguns modelos da Lenovo, devido ao driver wi-fi relatar incorretamente um bloco virtual.

A placa ainda pode ser manipulada com netctl, mas os gerenciadores como o NetworkManager quebram. Você pode verificar se este é o problema, verificando a saída de rfkill list depois de alternar sua chave de hardware e ver que o bloco de software persiste.

Descarregar o módulo ideapad_laptop deve corrigir isso. (atenção: isso também pode desabilitar o teclado e o touchpad do laptop!).

Mudou o título
Era wsl

Cara, acho que criei a mensagem no tópico errado

Foi mal pessoal

Amigo
Foi.mal.pelo erro..

Adicione aqui a saida do comando

lspci -v

Para ver qual drive é utilizado e assim ver uma possivel solução