Arch Linux não inicia

Um tempo atrás instalei o Arch Linux e ele sempre fazia essa verificação de disco. Agora, assim que inicio, ele congela nessa tela e não inicializa. Alguém poderia me dar uma ajuda com isso?

Tente tirar o quiet da linha do kernel do grub para ver se apresenta mais algum erro. Só com está informação é difícil.

Concordo, mas n tem mt oq passar de informação. Vou tentar aq e já vejo

Tire o quiet no final da linha linux

Vc também pode passar o fsck
Exemplo
fsck /dev/sda

Para passar o fsck… Só pela imagem do arch

Amanhã eu instalo uma .iso num pendrive e dou chroot pra desinstalar alguns AURs q instalei e já faço isso, vai que tem algo aí, eu tava mexendo com os drivers de aúdio antes de reiniciar e dar esse erro.


Sda1 = boot
Sda2 = home e raiz do sistema

não é em /dev/sda que vc corre o fsck, é em /dev/sda1 ou /dev/sda2
fsck nesse caso seu não resolve nada, edita o arquivo /etc/default/grub e tira a linha “quiet” e refaz o arquivo /boot/grub/grub.cfg com “grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg” e dá boot normalmente pra ver

@PedroSnow Amigo, você está perigosamente perto de destruir seu computador… Faça backup de quaisquer dados que julga importante para algum HD externo e deixe desconectado enquanto tiver fazendo manipulações como ROOT! Recomendo também que se familiarize mais com:

  • sistemas de arquivos (como funciona ext4)
  • dispositivos de bloco
  • MBR x GPT
  • GRUB (entendo as opções de boot)
  • parâmetros de inicialização do kernel (quiet, splash, loglevel)
  • visualização de logs do sistema (dmesg e journalctl).

E, em especial, sempre confira comandos como ROOT antes de dar <enter> . Esquecer um número ou uma letra errada podem acabar com seus dados. No seu texto você fala uma coisa mas no seu print foi feita outra.

Por que? Só porque eu instalei um driver da Realtek via AUR?

Qual print/comando mais especificadamente?

Porque possui pouco conhecimento e muita iniciativa. Eu avalio que há grande chances de um comando equivocado apagar a tabela de partição do seu disco e promover uma catástrofe onde os dados serão recuperados com muita dificuldade (ou mesmo não serão recuperados).

Ao realizar o fsck, você indicou partição sda1 = boot e sda2 = raiz. No print vc realizou fsck no sda2 e no sda. Acredito que seu objetivo era realizar checagem no sda1 e no sda2, ou seja, errou na digitação da partição. Esse é um tipo de erro que pode destruir partições e discos inteiros. Porém, se era seu objetivo realizar o fsck no sda, demonstrou desconhecimento sobre os dispositivos de bloco no linux. Por conta dessas falhas que eu decidi passar uma lista de tópicos para você se aprofundar no conhecimento.


Sobre o problema do seu Arch, eu considero que o caminho para a correção passa por 1) verificar qual a falha na inicialização e 2) alterar opções do boot para conseguir dar o boot ou então corrigir o sistema quebrado via chroot.

Para a opção (1), você precisa remover as opções de boot para o kernel loglevel quiet splash, editando o item do menu do GRUB, digitando a letra e quando estiver nela. Inicie e veja qual a causa do sistema não iniciar. Depois de descobrir a causa, trace uma estratégia para solução através de alguma alternativa que falei na opção (2).

Para conseguirmos ajudar, mais informação deve ser passada. Mas se há dificuldade na coleta dessas informações, outra pessoa mais experiente deve auxiliar o processo no local. Fui um pouco duro nas palavras pois era esperado mais experiência de um usuário que tem o Arch instalado.

1 curtida

Admito que não uso o Arch pela modularidade “faça você mesmo” ou algo do tipo, mas sim, por causa dos repositórios, que possuem tudo, tanto é que usei o Zen Installer.
Como não tinha arquivos importantes e precisava usar o pc, formatei novamente.

Minha intenção foi realizar no /sda, como haviam me indicado, e no sda2, que é a /, mas agora fiquei em dúvida sobre o que me passaram, se era pra ser no disco inteiro ou na partição /boot.

Sim, eu admito que não tenho muito conhecimento aprofundado, mas não vou mandar um “rm -r /” só porque me falaram pra fazer isso. Eu quero adquirir conhecimento, e até gostaria que vc compartilhasse um pouco do seu sobre os tópicos que me pediu pra pesquisar.

1 curtida

@Deleterium
O erro foi meu
foi mal pedro eu na digitação rápida não vi e peço desculpas.
o erro foi meu.

sempre quando for fazer algum comando mesmo pegando dicas aqui …peço para se informar sobre o comando…

o
fsck /dev/sda

pode até ser usado, mas para alguns casos específicos.

Exemplos

Check the integrity of a filesystem or repair it. The filesystem should be unmounted at the time the command is run.

  • Check filesystem /dev/sda, reporting any damaged blocks:
    fsck
    fsck /dev/sda

  • Check filesystem /dev/sda, reporting any damaged blocks and interactively letting the user choose to repair each one:

    fsck -r /dev/sda

  • Check filesystem /dev/sda, reporting any damaged blocks and automatically repairing them:

    fsck -a /dev/sda


tente tirar quiet e veja o que aparece.

1 curtida