Arch Linux lança ISO com kernel Linux 6.3

A distribuição Arch Linux lançou a imagem ISO de junho de 2023, que apresenta a série mais recente do kernel Linux 6.3, o kernel 6.3.5. A imagem também vem com o instalador archinstall 2.5.6, que melhora o perfil de desktop e corrige entradas duplas no arquivo entry.conf para o systemd-boot.

Além disso, as versões mais recentes dos pacotes lançados em maio de 2023 foram incluídas na nova imagem, fornecendo suporte de hardware mais atualizado para novas instalações. Como o Arch Linux segue um modelo de atualização contínua, os usuários existentes não precisam baixar a nova ISO, apenas executar o comando “sudo pacman -Syu” em seu emulador de terminal favorito para atualizar suas instalações.

4 curtidas

O que seria desktop 3?

Acho que foi um erro de digitação.

Realmente errei, obrigado pela correção!

Na verdade, depende de qual Kernel o usuário adotou em sua instalação do Arch Linux.

Eu usava o Kernel “corrente” (linux), mas em Março deste ano ele veio (upstream) com uma novidade que quebrava o boot, então instalei o Kernel LTS (linux-lts), que “assumiu o controle” (agora, é o que carrega durante o Boot).

Não cheguei a remover o “corrente”, de modo que no momento tenho o 6.3.4 (pois a última atualização que fiz foi no Domingo passado) – mas o Boot carrega o 6.1.30 (também atualizado no Domingo).

Se o usuário optou pelo “linux-zen” (acho que o nome é esse), não sei o que significa, nem o que acontece… E lembro que existe uma 4ª opção, cujo nome me escapa no momento.

O Arch é sui-generis

O Arch Linux simplesmente não “atualiza” o Grub, ao receber atualização do Kernel – porque o “nome” do arquivo não inclui o “número da versão”: – Ou é “linux”, ou é “linux-lts”, ou… etc.

Na minha primeira instalação (em 2017) só fui perceber isso, mais de 1 ano depois: – O arquivo /boot/grub/grub.cfg continuava com a mesma data do dia da instalação.

Para mim, que faço “multiboot”, a principal consequência prática é que não preciso carregar o openSUSE e atualizar seu Grub, para detectar a “nova versão” do Kernel do Arch. – Basta reiniciar o computador, escolher o Arch… e ele já carrega com a versão atualizada do Kernel.

• Para as outras distros, sim, preciso carregar o openSUSE, e atualizar seu Grub, para “detectar” as novas versões de Kernel de cada distro.

Para carregar a “versão anterior” do Kernel do Arch Linux, imagino que eu deveria entrar nas Opções Avançadas do Menu do Grub, e escolher “fallback”. – Digo “imagino”, porque a verdade é que não lembro de ter feito isso, ao longo desses 6 anos.

E como não removi o Kernel “corrente”, imagino que ele também esteja entre as Opções Avançadas do Menu do Grub. – Outra coisa que nunca parei para verificar.

Manjaro

No Manjaro, sim, o “nome-de-arquivo” do Kernel inclui o “número de versão” – e toda atualização de Kernel implica em atualização automática de seu Grub.

2 curtidas

Por que você não usa o systemd-boot no lugar do GRUB? É muito mais simples de lidar e mais rápido também.

1 curtida

Pra falar a verdade, nunca experimentei.

Uso o Grub há uns 10 anos, aprendi a lidar com inúmeras situações, e quando fui examinar as alternativas (inclusive o systemd-boot), não senti muita firmeza de que pudessem oferecer tantos recursos e / ou flexibilidade quanto o Grub. – Mas posso estar enganado, claro! – Como disse, não cheguei a experimentar nenhuma das alternativas ao Grub, “na prática”.

Mas, não quero sair do assunto do tópico. – Apenas quis acrescentar um detalhe (específico do Arch Linux) ao que o @Ariel_Bonfim tinha dito lá no início.

1 curtida