Arch Linux + Hyprland do Zero (Vídeo tutorial)

E aí pessoal, tudo beleza com vocês?

Finalmente consegui lançar meu primeiro vídeo no YouTube com um conteúdo mais elaborado. :blush:
Depois de algum tempo planejando, consegui preparar um material que considero útil aqui para a comunidade: uma série de tutoriais sobre o que aprendi usando o ArchLinux com o Hyprland há algum tempo. Eu já tinha até comentado essa ideia antes em um artigo aqui do fórum.
Minha intenção com essa série é desmistificar a idéia que o Arch Linux é difícil, especialmente no que diz respeito à pós-instalação. Tentei apresentar o conteúdo de uma forma clara e acessível até mesmo para quem está começando no “mundo” Linux.


Por que o Arch Linux??

Além de ser minha distribuição favorita, o Arch Linux tem a característica de ser modular. Isso significa que você pode montar o sistema do jeito que quiser, “peça por peça”, o que ajuda muito a aprender como as coisas funcionam debaixo do “capô” do sistema.
O Arch nos força a usar-mos o terminal, o que pode parecer assustador no começo, mas, na minha experiência, foi um divisor de águas. Quando comecei a entender o shell, meu conhecimento sobre computação evoluiu de uma forma como nunca imaginei. É como se estivesse conhecendo um novo universo.


Por que o Hyprland??

  • Fluxo de trabalho: O hyprland é um tiling window manager, o que proporciona um fluxo de tabalho único. É claro que configurar um sistema assim exige mais do usuário, mas, ao mesmo tempo, isso te permite personalizar tudo de um jeito único e funcional. Tudo ao seu gosto.
  • Outro motivo importante é que o Hyprland foi feito para rodar no Wayland que é o sucessor do X11 e vem ganhando cada vez mais a atenção dos desenvolvedores.

Gostaria de deixar o vídeo aqui para vocês conferirem. Meu objetivo é que ele tenha utilidade tanto para a galera que já tem experiência como para os novatos.

Além do vídeo, também tem o artigo no meu blog com o passo a passo detalhado deste conteúdo:


Atualização 03/12/24: Acabei de lançar mais um vídeo para complementar o anterior. Nele, explico de forma mais detalhada como configurar o Hyprland. Dá uma conferida!


Atualização 04/12/24: Saiu mais um vídeo! Neste eu mostro como instala e configura a waybar (futuramente vou fazer um só para o sytle.css). Confere aí galera. TMJ :blush:


Atualização 05/06/24: Fiz um vídeo para explicar como mudar papéis de parede. Como criei um post separado para isso, vou deixar o link do artigo abaixo:


Atualização 06/12/24: Acabei de postar mais um vídeo pessoal. O objetivo é “completar” as instalações de pacotes importantes para o sistema. Acredito que, na minha opinião, esses vídeos deixam o sistema “pronto”. Apartir daí, vai faltar só mostrar o suporte para games e as customizações. Obrigado pelas interações! :facepunch: :sunglasses:


Atualização: 10/12/24: Fiz um vídeo sobre a customização do estilo da Waybar, um painel muito útil para se usar no Hyprland. Confere aí galera. TMJ

13 curtidas

Parabéns pelo conteúdo!

Aprendi com as dicas, bem interessantes, como buscar a classe e criar regras para determinadas janelas no hyprland, sabia no xorg apenas.

3 curtidas

Obrigado pelo feedback.

Tenho muita coisa para mostrar ainda sobre o assunto, é tanta coisa que fico “quebrando a cabeça” para organizar de forma lógica :joy:

tmj

1 curtida

Poderia fazer vários vídeos (o que chamam de corte, hoje em dia) com dicas rápidas, como essa que passou de descobrir a classe e criar uma regra. Pode até parecer bobeira para quem conhece, mas é de grande utilidade para os que não fazem ideia de como buscar essa informação.

Coisas que o pessoal se aventura e não faz a ideia de como fazer: “loguei a minha tela está preta”, “a resolução está errada”, “como ativar o menu (rofi ou wofi)” “ativar/desativar efeitos”, “configurar atalhos para executar funções”, etc

No mais, em um vídeo pequeno conseguiu passar bastante coisas, curti mesmo.

2 curtidas

Muito bom isso! Vou fazer isso mesmo.

2 curtidas

O ruim de usar hyprland é quando tu começa a usar flatpak já que tanto o rofi quanto o wofi, que é o launcher padrão, não reconhece flatpaks, o vscodium não abriu de jeito nehum também. Tem muita maracutaia pra ter que fazer as coisas funcionarem nos WM o que é bom por um lado ter que “fazer sua interface”

1 curtida

Eu geralmente só recorro a flatpaks quando não acho algum programa nos repositórios do pacman. Então geralmente instalo poucos como o onlyoffice, PCSX2, flatseal etc, talvez devido a isto nunca tive problemas com a integração dos mesmos no Wofi. O onlyoffice aparece aqui no menu:

Talvez para alguns flatpaks seja necessário alguma maracutaia mesmo :joy:. Já tentou criar um arquivo .desktop para os aplicativos que “não gostam” do Wofi em ~/.local/share/applications?

2 curtidas

Eu tentei, mas acabei pesquisando, mas eu fiquei de saco cheio e voltei pro KDE Plasma 6, não me entenda errado, eu gosto de WM’s, especialmente o i3-WM que foi a melhor experiência que eu tive, mas essas “gambiarras” as vezes me tiram do sério.

Que loucura! para mim isso nunca aconteceu, tinha que rodar por linha de comando.

1 curtida