E aí pessoal, tudo beleza com vocês?
Finalmente consegui lançar meu primeiro vídeo no YouTube com um conteúdo mais elaborado.
Depois de algum tempo planejando, consegui preparar um material que considero útil aqui para a comunidade: uma série de tutoriais sobre o que aprendi usando o ArchLinux com o Hyprland há algum tempo. Eu já tinha até comentado essa ideia antes em um artigo aqui do fórum.
Minha intenção com essa série é desmistificar a idéia que o Arch Linux é difícil, especialmente no que diz respeito à pós-instalação. Tentei apresentar o conteúdo de uma forma clara e acessível até mesmo para quem está começando no “mundo” Linux.
Por que o Arch Linux??
Além de ser minha distribuição favorita, o Arch Linux tem a característica de ser modular. Isso significa que você pode montar o sistema do jeito que quiser, “peça por peça”, o que ajuda muito a aprender como as coisas funcionam debaixo do “capô” do sistema.
O Arch nos força a usar-mos o terminal, o que pode parecer assustador no começo, mas, na minha experiência, foi um divisor de águas. Quando comecei a entender o shell, meu conhecimento sobre computação evoluiu de uma forma como nunca imaginei. É como se estivesse conhecendo um novo universo.
Por que o Hyprland??
- Fluxo de trabalho: O hyprland é um tiling window manager, o que proporciona um fluxo de tabalho único. É claro que configurar um sistema assim exige mais do usuário, mas, ao mesmo tempo, isso te permite personalizar tudo de um jeito único e funcional. Tudo ao seu gosto.
- Outro motivo importante é que o Hyprland foi feito para rodar no Wayland que é o sucessor do X11 e vem ganhando cada vez mais a atenção dos desenvolvedores.
Gostaria de deixar o vídeo aqui para vocês conferirem. Meu objetivo é que ele tenha utilidade tanto para a galera que já tem experiência como para os novatos.
Além do vídeo, também tem o artigo no meu blog com o passo a passo detalhado deste conteúdo:
Atualização 03/12/24: Acabei de lançar mais um vídeo para complementar o anterior. Nele, explico de forma mais detalhada como configurar o Hyprland. Dá uma conferida!
Atualização 04/12/24: Saiu mais um vídeo! Neste eu mostro como instala e configura a waybar (futuramente vou fazer um só para o sytle.css). Confere aí galera. TMJ
Atualização 05/06/24: Fiz um vídeo para explicar como mudar papéis de parede. Como criei um post separado para isso, vou deixar o link do artigo abaixo:
Atualização 06/12/24: Acabei de postar mais um vídeo pessoal. O objetivo é “completar” as instalações de pacotes importantes para o sistema. Acredito que, na minha opinião, esses vídeos deixam o sistema “pronto”. Apartir daí, vai faltar só mostrar o suporte para games e as customizações. Obrigado pelas interações!
Atualização: 10/12/24: Fiz um vídeo sobre a customização do estilo da Waybar, um painel muito útil para se usar no Hyprland. Confere aí galera. TMJ