E aí pessoal, tudo beleza com vocês?
Finalmente consegui lançar meu primeiro vídeo no YouTube com um conteúdo mais elaborado. ![]()
Depois de algum tempo planejando, consegui preparar um material que considero útil aqui para a comunidade: uma série de tutoriais sobre o que aprendi usando o ArchLinux com o Hyprland há algum tempo. Eu já tinha até comentado essa ideia antes em um artigo aqui do fórum.
Minha intenção com essa série é desmistificar a idéia que o Arch Linux é difícil, especialmente no que diz respeito à pós-instalação. Tentei apresentar o conteúdo de uma forma clara e acessível até mesmo para quem está começando no “mundo” Linux.
Por que o Arch Linux??
Além de ser minha distribuição favorita, o Arch Linux tem a característica de ser modular. Isso significa que você pode montar o sistema do jeito que quiser, “peça por peça”, o que ajuda muito a aprender como as coisas funcionam debaixo do “capô” do sistema.
O Arch nos força a usar-mos o terminal, o que pode parecer assustador no começo, mas, na minha experiência, foi um divisor de águas. Quando comecei a entender o shell, meu conhecimento sobre computação evoluiu de uma forma como nunca imaginei. É como se estivesse conhecendo um novo universo.
Por que o Hyprland??
- Fluxo de trabalho: O hyprland é um tiling window manager, o que proporciona um fluxo de tabalho único. É claro que configurar um sistema assim exige mais do usuário, mas, ao mesmo tempo, isso te permite personalizar tudo de um jeito único e funcional. Tudo ao seu gosto.
- Outro motivo importante é que o Hyprland foi feito para rodar no Wayland que é o sucessor do X11 e vem ganhando cada vez mais a atenção dos desenvolvedores.
Gostaria de deixar o vídeo aqui para vocês conferirem. Meu objetivo é que ele tenha utilidade tanto para a galera que já tem experiência como para os novatos.
Além do vídeo, também tem o artigo no meu blog com o passo a passo detalhado deste conteúdo:
https://tecnosob.com/arch-linux-hyprland-do-zero-instalacao-e-configuracao-basica/
Atualização 03/12/24: Acabei de lançar mais um vídeo para complementar o anterior. Nele, explico de forma mais detalhada como configurar o Hyprland. Dá uma conferida!
Atualização 04/12/24: Saiu mais um vídeo! Neste eu mostro como instala e configura a waybar (futuramente vou fazer um só para o sytle.css). Confere aí galera. TMJ ![]()
Atualização 05/06/24: Fiz um vídeo para explicar como mudar papéis de parede. Como criei um post separado para isso, vou deixar o link do artigo abaixo:
Atualização 06/12/24: Acabei de postar mais um vídeo pessoal. O objetivo é “completar” as instalações de pacotes importantes para o sistema. Acredito que, na minha opinião, esses vídeos deixam o sistema “pronto”. Apartir daí, vai faltar só mostrar o suporte para games e as customizações. Obrigado pelas interações!
![]()
Atualização: 10/12/24: Fiz um vídeo sobre a customização do estilo da Waybar, um painel muito útil para se usar no Hyprland. Confere aí galera. TMJ