Bom eu usei o Arch Linux por 9 meses, então tentarei expressar minhas opiniões
:
Programas: No meu caso, quando eu fui para o Arch, os programas que eu usei, no começo só o Mozc (para digitar em Japonês) era do AUR. Depois eu mudei para o Anthy e este tem suporte oficial, ficando 100% fora do AUR. Acredito que dependendo da quantidade de programas do AUR, se for poucos, eu acho melhor atualiza-los manualmente, se for vários um programa como o Yay que ajuda neste processo de instalar e atualizar pode ser uma boa pedida.
Games: Eu não instalei games na minha máquina, mas pelo que venho acompanhando nas notícias de tecnologia, o Arch pode se tornar a Distro Linux preferida dos games por causa da Valve com o Steam Deck.
DE: Eu usei muito o Gnome mais puro possível no Arch. Ele sempre ficou na versão mais atual, quando eu usava. Funcionava perfeitamente, out of the box, no meu laptop e de acordo com meu perfil de uso.
Kernel: Sempre o mais recente, muito fácil atualizar o Kernel no Arch, pois é automático, bastando digitar sudo pacman -Syu
, confirmar com o y
de yes e pronto. Eu já não consigo opinar pela Nvidia porque minha máquina é Intel.
Considerações finais: O Arch na minha opinião ele é “difícil” na instalação, especialmente se você for pelo modo tradicional, que é oque eu fortemente recomendo, até porque você pretende sair da zona de conforto, eu penso que você quer aprender coisas novas. Nada melhor que instalar o Arch manualmente para aprender coisas novas.
Mas depois de instalado e propriamente configurado com nosso perfil e máquina, ele se torna o Sistema Operacional (Distro) mais rápido e ágil, além de super estável e seguro mesmo sendo Rolling Release e Bledding Edge que eu já usei.
Estas são minhas opiniões.