Arch Linux é uma boa escolha?

:wave: Olá pessoal, eu pretendo sair da minha zona de conforto “fedora” e testar algo novo, a minha escolha será o arch linux. Então eu gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o arch.

Programas

Que eu saiba a maioria dos apps pra o arch estão no AUR, então eu não terei problemas pra encontrar programas como o Google chrome ou Steam?

Games

Um dos motivos que está me dando interesse no arch é o seu desempenho em games, o arch terá um bom desempenho apenas instalando a DE ou será necessário algo a mais?

DE

Eu sou usuário Gnome, e sempre gosto de ter a versão mais nova do Gnome, eu sei que o arch e roling release, porém vi que ele ainda não tem o Gnome 41.

Kernel

O arch é roling relesease, então sempre terá o kernel mais novo, mas terá suporte a hardware antigo, como supote ao driver 340 da nvidia?

1 curtida

Você não terá problemas com relação a programas. O Google Chrome está disponível no AUR e a Steam esta disponível nos repositórios oficiais

Pacotes mais recentes, todos presentes. Você terá um ótimo desempenho.

Já foi disponibilizado o GNOME 41.

Você não precisa ter o Kernel mais novo, você pode estar utilizando o Kernel LTS.

Com relação ao suporte a NVIDIA, não sei dizer.

3 curtidas

:wave:t2:

Bom eu usei o Arch Linux por 9 meses, então tentarei expressar minhas opiniões :sweat_smile::

Programas: No meu caso, quando eu fui para o Arch, os programas que eu usei, no começo só o Mozc (para digitar em Japonês) era do AUR. Depois eu mudei para o Anthy e este tem suporte oficial, ficando 100% fora do AUR. Acredito que dependendo da quantidade de programas do AUR, se for poucos, eu acho melhor atualiza-los manualmente, se for vários um programa como o Yay que ajuda neste processo de instalar e atualizar pode ser uma boa pedida.

Games: Eu não instalei games na minha máquina, mas pelo que venho acompanhando nas notícias de tecnologia, o Arch pode se tornar a Distro Linux preferida dos games por causa da Valve com o Steam Deck.

DE: Eu usei muito o Gnome mais puro possível no Arch. Ele sempre ficou na versão mais atual, quando eu usava. Funcionava perfeitamente, out of the box, no meu laptop e de acordo com meu perfil de uso.

Kernel: Sempre o mais recente, muito fácil atualizar o Kernel no Arch, pois é automático, bastando digitar sudo pacman -Syu, confirmar com o y de yes e pronto. Eu já não consigo opinar pela Nvidia porque minha máquina é Intel.

Considerações finais: O Arch na minha opinião ele é “difícil” na instalação, especialmente se você for pelo modo tradicional, que é oque eu fortemente recomendo, até porque você pretende sair da zona de conforto, eu penso que você quer aprender coisas novas. Nada melhor que instalar o Arch manualmente para aprender coisas novas.

Mas depois de instalado e propriamente configurado com nosso perfil e máquina, ele se torna o Sistema Operacional (Distro) mais rápido e ágil, além de super estável e seguro mesmo sendo Rolling Release e Bledding Edge que eu já usei.

Estas são minhas opiniões.

:vulcan_salute:t2:

5 curtidas

Então eu posso ter um kernel LTS e uma interface nova?

2 curtidas

Yeah, você pode. Até porque, um exemplo hipotético, qual é o mais atualizado?
Kernel 4.14 LTS ou o Kernel 5.5 sendo que a versão mais nova é a 5.15?

Isso vai depender da Distro mas quando ela menciona LTS, signifca que ela vai atulizar aquele Kernel por um longo periodo e vai “abandonar” mais cedo o Kernel que aparenta ser o mais novo.

Neste caso a “4.14 LTS” será a versão mais atualizada que a 5.5 porque ela tem atualizações de longo suporte pela prórpia distro, a distro se comprometeu com o longo suporte LTS a esta versão do Kernel. Então oque acontece é ela pode não ter features mais novas específicas para hardware mais novos, mas se a 4.14 LTS funcionar 100% na sua máquina, você pode manter ela e ser Bleding Edge nos demais software. Caso contrário, podemos fazer o upgrade do Kernel caso algum hardware de nossa máquina não seja suportado, se o hardware for muito novo, por exemplo.

:vulcan_salute:t2:

4 curtidas

O instalador do Arch que chegou, ele instala e configura tudo, tipo grub, driver de vídeo?

OBS: a minha placa mãe não tem UFI

1 curtida

https://aur.archlinux.org/packages/nvidia-340xx-dkms/

Sobre gnome

https://wiki.archlinux.org/title/Official_repositories#gnome-unstable

Sempre sai antes de ir para o repositório final.

Também é repositório oficial

1 curtida

Sim, com ele você seleciona o driver de vídeo que você deseja e você também escolhe entre o systemd-boot e grub.

2 curtidas

Boa tarde. Eu tentei sair do Arch varias vezes mas sempre volto. Acho o Arch uma distro incrível, mesmo sendo para usuários avançados eu que sou usuário domestico estou gostando muito. Vale a pena sim instalar :grinning:.

4 curtidas