Arch Linux consumindo muito espaço com poucos programas e pacotes

Pessoal o meu Arch Linux (partição /) esta consumindo muito espaço com poucos programas, já tentei limpar o journal mas só liberou 3GB, 30GB estão sendo usado sendo que tenho apenas 1553 pacotes do Pacman, uso alguns flatpaks apenas mas configurado para usar na partição /home mas lá o consumo esta até menor (como na imagem), lembro quando instalei o sistema mau pegava 7GB, minha interface é o Plasma

Aqui a imagem:

A dica abaixo pode ser interessante para o seu caso:

1 curtida

Vou dar uma olhada

1 curtida

Parece que a solução é formatar mesmo

É muito relativo, 1500 pacotes pode ser pouco, mas cada pacote tem um tamanho diferente.
Não adianta formatar se depois você vai instalar os mesmos pacotes, e obviamente vai ter um consumo de espaço em disco similar.

Pelo analisador de uso do disco, é o diretório /usr que mais espaço em disco consome, porém é exatamente ali onde ficam a maioria dos programas. Que tal analisar isso mais profundamente, entrando no diretório /usr através do analisador de uso de disco?

1 curtida

Pode ser interessante usar BTRFS, por ter compressão automática de arquivos.

1 curtida

O alto consumo se da pelo sistema reservar para “devices” especiais. (não sei a finalidade deles, mas existem)

1 curtida

/dev/shm não existe no disco, é um armazenamento temporário na memória RAM. É usado para trocar informações entre os processos na memória.
/tmp são arquivos temporários que podem, ou não, estarem sendo usados pelos programas e sistema.
/run/user/1000 não sei dizer necessariamente, sei que para /run estão alguns arquivos temporários, pontos de montagem e o /var.
Observe que o tipo de arquivos está como tmpfs, então é bem provável que são arquivos temporários.

Mas são alocados no disco, portanto tem que ter espaço livre para eles.

1 curtida

Quando se instala qualquer pacote no arch, o sistema grava uma imagem dele em /var/cache/pacman/pkg/, se o seu arch está a muito tempo instalado provavelmente tem muita coisa armazenada no cache do pacman.
O arch linux aconselha você instalar o pacote pacman-contrib para lidar com a limpeza do cache do pacman.
No meu caso, já com o pacman-contrib isntalado, eu uso dois comandos:

1. Excluir o chache do pacman mas manter apenas um backup dos pacotes:
sudo paccache -rk1

2.Excluir apenas o cache dos pocotes desisntalados:

sudo paccache -ruk0

Aqui está a página do arch linux do pacman. Olhe a sessão 1.5 Cleaning the package cache

3 curtidas

Se você quiser estudar um pouco mais a situação antes de formatar, sugiro olhar dentro da estrutura do /usr, quais diretórios estão consumindo espaço.

O ponto é que, entender o problema pode te ajudar a não passar por ele novamente. Mas, dependendo de como está seu tempo, formatar é uma solução mais imediata realmente.

:vulcan_salute:

1 curtida

Infelizmente acabei deletando algo importante da pasta /usr e parou de dar boot, tive que formatar e assim acabei resolvendo

Estou com quase os mesmos programas de antes

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.