Apt install e dpkg

Tudo bem, estou migrando para o Zorin, porém ai instalar pacotes da loja, bem como pacotes .deb ando recebendo uma mensagem “O dpkg foi interrompido, para corrigir o problema tem de correr manualmente ‘dpkg --configure -a’”
Andei tentando entender, e pelo visto existe outro app rodando apt?? Bom, tentei reiniciar, mas parece ser algo mais profundo rodei o dpkg… como sudo e ele me pede para configurar UEFI, não parece fazer sentido
isso aconteceu quando estou tentando instalar o google earth

sudo dpkg --configure -a && echo “Sucesso!” || echo “Falha!”

Pode ser que atualizações em segundo plano estivessem sendo instaladas quando o dpkg foi interrompido, talvez por desligamento do computador ou outro motivo…

Você pode tentar executar o comando sugerido sudo dpkg --configure -a, depois sudo apt install -f. Se retornar algum erro, copie e cole aqui a saída do comando exatamente como retornou no terminal.

Não gerou erro no Terminal, o problema é que abriu uma configuração UEFI que pede a senho do UEFI, meu UEFI não tem senha…
Me incomodei “a fú” com uma atualização de Bios que fiz da DELL então tenho muito medo de fazer qualquer coisa na BIOS…
Tentei rodar o mesmo pacote agora… ele está viajando e analisando um monte mais não deu erro…

Oi pense em uma coisa que não fez sentido para mim… agora o pacote instalou, pelo gráfico… o mesmo pacote… vou tentar entender todas as inferências do comendo. Obrigado pela ajuda, e se tiverem algum material bom para entender isso agradeço

Tu atualizou a UEFI da mobo agora? é isso?

Você pode ver os logs para mais informação, eles ficam na pasta “/var/log/” boa analise.