recentemente eu venho usando o ubuntu 20.04 desde a versão beta, toda vez que atualizo com sudo apt-get update ele aprensenta isso
nao sei bem se é um erro mas seria legal alguem esclarecer minhas ideias

recentemente eu venho usando o ubuntu 20.04 desde a versão beta, toda vez que atualizo com sudo apt-get update ele aprensenta isso
Você habilitou o cdrom como fonte para as atualizações. Como o cd não existe o apt dá erro.
Entre no programa “Programas e atualizações” e desabilite a opção “Cdrom com Ubuntu 20.04 …”.
vlww nao tinha percebido
Pessoal, no Ubuntu 20.04, após atualização feita pelo “Atualizador de Programas” e ao rodar “sudo apt update” ainda aparecem pacotes a serem 'upgraded", conforme figura abaixo:
Questão: Há algum risco de quebra da distro se for feito “upgrades” dos 27 pacotes? Pergunto, pois, na atualização executada pelo “Atualizador de Programas” estes pacotes nunca são atualizados.
Pelo o que da para ver na imagem você não está usando nenhum PPA (repositório adicional), então não tem problema algum em atualizar. Muito pelo contrário, é recomendado atualizar principalmente por questões de segurança.
Brunonzanette, obrigado pela resposta.
Concordo, vou fazer os upgrades. No entanto, o “Atualizador de Programa” ou a “Ubuntu Software” já deveriam fazer as atualizações destes pacotes, não? Parece que há uma bola dividida entre os dois aplicativos e, nenhum deles cuida da atualização destes pacotes.
Valeu, obrigado.
Isso realmente acontece, provavelmente por existir algum sistema de prioridade de atualizações. Pode continuar usando apenas o atualizador do sistema, porque hora ou outra esses pacotes seriam atualizados do mesmo jeito.