Apt-get estranho [resolvido]

recentemente eu venho usando o ubuntu 20.04 desde a versão beta, toda vez que atualizo com sudo apt-get update ele aprensenta isso

nao sei bem se é um erro mas seria legal alguem esclarecer minhas ideias :heart:

Você habilitou o cdrom como fonte para as atualizações. Como o cd não existe o apt dá erro.
Entre no programa “Programas e atualizações” e desabilite a opção “Cdrom com Ubuntu 20.04 …”.

1 curtida

vlww nao tinha percebido

Pessoal, no Ubuntu 20.04, após atualização feita pelo “Atualizador de Programas” e ao rodar “sudo apt update” ainda aparecem pacotes a serem 'upgraded", conforme figura abaixo:

image

Questão: Há algum risco de quebra da distro se for feito “upgrades” dos 27 pacotes? Pergunto, pois, na atualização executada pelo “Atualizador de Programas” estes pacotes nunca são atualizados.

Pelo o que da para ver na imagem você não está usando nenhum PPA (repositório adicional), então não tem problema algum em atualizar. Muito pelo contrário, é recomendado atualizar principalmente por questões de segurança.

1 curtida

Brunonzanette, obrigado pela resposta.
Concordo, vou fazer os upgrades. No entanto, o “Atualizador de Programa” ou a “Ubuntu Software” já deveriam fazer as atualizações destes pacotes, não? Parece que há uma bola dividida entre os dois aplicativos e, nenhum deles cuida da atualização destes pacotes. :rofl: :rofl:
Valeu, obrigado.

1 curtida

Isso realmente acontece, provavelmente por existir algum sistema de prioridade de atualizações. Pode continuar usando apenas o atualizador do sistema, porque hora ou outra esses pacotes seriam atualizados do mesmo jeito.

1 curtida