Aprimoramento de script em bash para i3blocks

Boa noite,
Queria solicitar a ajuda de vocês para melhorar meu script que fiz para o i3blocks, atualmente ele define valores fixos para o brilho da tela do computador, porém eu queria deixar ele mais automático, para que eu pudesse aumentar e diminuir o brilho de acordo com um incremento. Segue o script atual:

#!/bin/bash

DVI="xrandr --output DVI-I-0 --brightness "
HDMI=" --output HDMI-0 --brightness "

case $BLOCK_BUTTON in
  3) $DVI "1.0" $HDMI "1.0";; # right click
  4) $DVI "2.0" $HDMI "2.0";; # scroll up
  5) $DVI "0.5" $HDMI "0.5";; # scroll down
esac

BRIGHTNESS=$(xrandr --verbose | grep -m 1 Brightness | cut -f '2' -d ' ')
echo "${BRIGHTNESS}%"
2 curtidas

Já cogitou o uso de algum utilitário, como xbacklight entre outros, com isso poderá simplesmente utilizar Scroll-Up e/ou Scroll-Down, para controlar o brilho… Exemplo utilizando o xbacklight, para incrementar em 10% informe o argumento -inc 10 e para decrementar -dec 10, e poderá obter a porcentagem atual do brilho com o argumento -get

Sobre o aprimoramento segue abaixo, o script disponibilizado à comunidade do i3-blocks, utilizando-se do mesmo método descrito acima…

Alem de muitos outros, disponibilizados no link seguinte → i3blocks-contrib: Official repository for community contributed blocklets

3 curtidas

Ja sim, mas como eu não uso intel o xbacklight não funciona, por isso eu fiz esse script mais manual. E usando o que está nesse script pronto que você mostrou eu não consegui chegar no resultado que eu queria. E alguns desses outros utilitários eu não tenho disponível no gentoo.

Experimentou o utilitário Light? Segue página do projeto GitHub - haikarainen/light

Tentei instalar ele na minha máquina, ele precisa de um controle de luz, mas aparentemente a minha distro não possui um instalado kkkkk acho que vou acabar ficando com esse script mesmo.

Verifique se tem algo no diretório /sys/class/backlight/ se tiver o diretório acpi_video0/, conterá um arquivo brightness poderá experimentar alterar o brilho alterando seu valor, respeitando o arquivo max_brightness, se não tiver tente passar o parâmetro acpi_backlight=vendor ao kernel para ativar o controlador…

Eu uso assim no Sway, tenta adaptar pro i3

No config do Sway

set $brightness_up brightnessctl set 1%+1%
set $brightness_down brightnessctl set 1%-1%

No config no waybar

“backlight”: {
“format”: “{icon} {percent}%”,
“format-icons”: [“”, “”, “”],
“on-scroll-up”: “swaymsg exec \$brightness_up”,
“on-scroll-down”: “swaymsg exec \$brightness_down”

Tenta olhar nas config das versões i3 e sway do Manjaro

Vou tentar fazer isso posteriormente, mas como pra isso eu preciso recompilar meu kernel então vou enrolar um pouco, mas obrigado pela dica.

Vou tentar usar essa sintaxe de base, se eu conseguir eu posto o script pronto aqui. Obrigado.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.