Apresentando o wine-manager: Um script para facilitar sua vida com o Wine

Apresentando o wine-manager: Um script para facilitar sua vida com o Wine

Olá, pessoal do fórum!

Sempre gostei de tecnologia e, como muitos aqui, uso o Linux no dia a dia. Uma das maiores “dores de cabeça” que a gente enfrenta é gerenciar os prefixos do Wine para rodar aplicativos e jogos do Windows, certo? É um processo que pode ficar bem bagunçado, principalmente quando temos várias coisas instaladas.

Pensando nisso, desenvolvi um script simples em Bash chamado wine-manager. A ideia é centralizar e simplificar o gerenciamento dos prefixos, além de facilitar a execução de programas e jogos com o Wine.

O script permite:

• Criar e remover prefixos do Wine de forma organizada.
  • Executar programas e jogos de forma mais rápida, sem ter que ficar digitando comandos longos.
  • Ter um controle melhor sobre as diferentes configurações que cada aplicativo pode precisar.

Acredito que ele pode ser muito útil para quem, como eu, precisa usar vários programas do Windows no Linux, como os jogos ou aplicativos de trabalho.

Instalação

O script é bem leve e fácil de instalar.

Para usuários Arch Linux (via AUR):

yay -S wine-manager

Para outros sistemas Linux (instalação manual):

sudo wget -O /usr/local/bin/wine-manager https://raw.githubusercontent.com/pedrodev2025/wine-manager/refs/heads/main/wine-manager
sudo chmod +x /usr/local/bin/wine-manager

O projeto é de código aberto e está disponível no meu GitHub. Fiquem à vontade para testar, dar sugestões, relatar bugs ou até mesmo contribuir com o projeto!

Link para o repositório: github.com/pedrodev2025/wine-manager

Um abraço!

2 curtidas

Eu devo testar ele assim que possível gostei da ideia, para me ajudar você pode me dar exemplos de comandos dele?

Exemplos:
/bin/wine-manager create meu_jogo
/bin/wine-manager remove meu_app
/bin/wine-manager list
/bin/wine-manager run meu_jogo ~/Downloads/SetupGame.exe
/bin/wine-manager run meu_jogo # usa executável padrão
/bin/wine-manager set-default meu_jogo ~/Downloads/SetupGame.exe
/bin/wine-manager version