Apresentando nossa nova distro baseada em Debian 12 focada em Programadores e Devs o oxys os

Fala galera do Diolinux Plus, beleza?

Tenho 14 anos e, junto com a minha equipe, estamos desenvolvendo uma distribuição Linux chamada Oxy OS, focada 100% no público que realmente usa Linux para trabalhar: programadores e desenvolvedores.

O nosso plano para o futuro é abrir uma empresa de revenda de notebooks com esse sistema operacional já pré-instalado de fábrica (usando o instalador Calamares em modo OEM), e estamos focando pesado em deixar o sistema ultra otimizado e completo.

Atualmente, o Oxy OS usa como base sólida e estável o Debian 12 (Bookworm) com o Firefox ESR.

O que já vem pronto e pré-instalado:

• Compiladores e Ferramentas: GCC, G++, Make, CMake e Git.

• Linguagens de Programação: Go (Golang), Rust (com Cargo), Python 3.

• Desenvolvimento e Interface: VS Code nativo, bibliotecas Qt e Tkinter.

• Monitoramento: Htop e Btop pré-instalados.

No que estamos trabalhando agora:

• Uma ferramenta própria de monitoramento do sistema (um “Btop Visual”, feito com interface gráfica nativa fora do terminal).

• Nossa própria loja de aplicativos (App Store) integrada.

• Ferramentas próprias de otimização desenvolvidas em Python.

Gostaria muito de apresentar o projeto para vocês para receber feedbacks técnicos, sugestões do que podemos melhorar e ideias!

O que acharam da seleção de pacotes e da proposta do sistema? Deixem suas opiniões aí nos comentários!

Você pode acompanhar o desenvolvimento direto no nosso repositório oficial: [GitHub do Oxy OS](GitHub - linux-oxy-retro-cyber/ODE-oxy-os-debian-edition: o oxy linux br mas agora com base debian · GitHub).

tu quebrou as pernas dos desenvolvedores web

obrigado pelo feedback

Eu não focaria em fazer uma app store, visto que há muitas bem consolidadas e não há necessidade de reinventar a roda. Eu colocaria um distrobox já pré instalado e configurado pra contornar esses pacotes anciões do Debian 12. Por que não o Debian 13?

No mais, boa sorte com o projeto!

Bom dia. Pq, de acorco com sua visão, somente programadores e desenvolvedores são quem realmente trabalham com Linux? Eu trabalho 100% usando Debian 13 com Kernel 7 e não sou nem programador ou desenvolvedor! Trabalho com diversas coisas como editoração de imagens, criação de vídeos e músicas, ensinando pela internet entre outras coisas mais! Sinceramente, acho que você já começou errado se baseando no Debian 12, pois são pacotes muito antigos, kernel bem antigo. O Debian 13 é uma escolha muito melhor e mais atual. Um abraço

Voto com o relator!

:laughing: