Bom dia! Tudo bem pessoal? Estava procurando um app semelhante que tem no Ubuntu ou no Pop OS, que apareça os apps que estão iniciando com o sistema, mas não encontrei nenhum no Fedora 34. Alguém sabe de algum? Não quero colocar programas para iniciar com o sistema e sim ver quais estão iniciando.
Tem o cockpit, mas talvez vá um pouco além se você quiser algo pequeno e simples. Existe algum problema se for no terminal? Pois caso o contrário basta usar o CLI do systemd
.
No Fedora KDE (e demais distros com KDE) podem-se ver / ativar / configurar / desativar os “Background services”, pelo KDE System Settings.
Também há outras seções do System Settings, como Autostart, File search, KWallet etc., que costumo examinar e configurar após cada instalação.
O Gnome Tweaks não vem instalado? Nele tinha isso…
Realmente não vem com o Fedora, mas está disponível na loja como ¨Ajustes do GNOME¨. Nele tem a opção:
Pronto! Acho que isso resolve tua vida, né, @cristian4560?
Olá, seria mais um app tipo o do Pop, pode ser por linha de comando, sem problemas. Já tinha visto isso no Gnome Tweaks, mas não tem nenhum app lá, só a opção de adicionar apps, igual da print.
Mas é isso - aí vc vai colocando o que quiser colocar nele. Há aplicativos que “fogem” do Tweaks (acho), como o PulseEffects, mas aí precisa abrir cada um deles e ir tirando do autostart, se for o caso
Não entendi hehe, no meu não aparece nada para remover tem só o + para adicionar
Tá, com calma:
- Adicione os programas ali que vc quer que inicie com o sistema. Veja o meu exemplo:
- Há algum que inicia com o sistema que vc não quer que carregue e não aparece ali? Vá nele e procure nas configs, deve ter um ajuste a fazer que “foge” do tweaks (não sei isso se ocorre, mas pode ser que sim)
Verificado nas configs dentro do app, isso?
Se vc fala do item 2, isso mesmo… olhe nas configs do app em si
Já que pode ser por linha de comando, o comando:
ls /home/$USER/.config/autostart -a
Não ajudaria?
(Ele mostra todas as entradas .desktop que são carregadas)
Tenta com o Stacer, acho que ele pode ser o que você quer. Está na parte services.
sudo dnf install stacer -y
Opa, interessante Vlwww.
Você pode usar o systemctl
, embora seja um pouco mais envolvente e complexo você tem a possibilidade de ir mais fundo, vasculhar dependências, serviços de boot, etc. Já tem algum tempo que a sessão do GNOME e do KDE são gerenciadas pelo systemd
.
# serviços ativos na sessão do usuário
$ systemctl --user -t service
# todos os serviços conhecidos para a sessão do usuário
$ systemctl --user -a -t service
# todos os autostarts ativos:
systemctl --user | grep @autostart
# todos os autostarts:
systemctl --user -a | grep @autostart
Para remover um app que esta iniciando com o sistema, você precisa seguir estes passos:
Saber o nome do serviço, caso precise, você pode acessar:
/etc/systemd/system/multi-user.target.wants
Depois, é só executar o comando:
sudo chkconfig service_name off
Trocando service_name pelo nome do serviço que deseja alterar.
Lembrando que isso funcionou para mim no Fedora 35.
Utilize systemctl ao invés de chkconfig(legado) o systemctl substitui o chkconfig e o service, apesar de existir no sitema ainda por questão de compatibilidade com algum serviço baseado no sysvrc que no fedora é quase nulo.
Porem systemctl e chkconfig só servem para administrar serviços do sistema e não apps que iniciam com o sistema.
https://www.freedesktop.org/software/systemd/man/systemctl.html
PS: Seja bem vindo ao fórum
E caso queira ter um GNOME/fedora Workstation quebrado basta seguir esse tutorial