Apps que iniciam com o sistema - Fedora 34

Bom dia! Tudo bem pessoal? Estava procurando um app semelhante que tem no Ubuntu ou no Pop OS, que apareça os apps que estão iniciando com o sistema, mas não encontrei nenhum no Fedora 34. Alguém sabe de algum? Não quero colocar programas para iniciar com o sistema e sim ver quais estão iniciando.

Tem o cockpit, mas talvez vá um pouco além se você quiser algo pequeno e simples. Existe algum problema se for no terminal? Pois caso o contrário basta usar o CLI do systemd.

No Fedora KDE (e demais distros com KDE) podem-se ver / ativar / configurar / desativar os “Background services”, pelo KDE System Settings.

Também há outras seções do System Settings, como Autostart, File search, KWallet etc., que costumo examinar e configurar após cada instalação.

1 curtida

O Gnome Tweaks não vem instalado? Nele tinha isso…

2 curtidas

Realmente não vem com o Fedora, mas está disponível na loja como ¨Ajustes do GNOME¨. Nele tem a opção:

2 curtidas

Pronto! Acho que isso resolve tua vida, né, @cristian4560?

Olá, seria mais um app tipo o do Pop, pode ser por linha de comando, sem problemas. Já tinha visto isso no Gnome Tweaks, mas não tem nenhum app lá, só a opção de adicionar apps, igual da print.

Mas é isso - aí vc vai colocando o que quiser colocar nele. Há aplicativos que “fogem” do Tweaks (acho), como o PulseEffects, mas aí precisa abrir cada um deles e ir tirando do autostart, se for o caso

Não entendi hehe, no meu não aparece nada para remover tem só o + para adicionar

Tá, com calma:

1. Adicione os programas ali que vc quer que inicie com o sistema. Veja o meu exemplo:

1. Há algum que inicia com o sistema que vc não quer que carregue e não aparece ali? Vá nele e procure nas configs, deve ter um ajuste a fazer que “foge” do tweaks (não sei isso se ocorre, mas pode ser que sim)

Verificado nas configs dentro do app, isso?

1 curtida

Se vc fala do item 2, isso mesmo… olhe nas configs do app em si

Já que pode ser por linha de comando, o comando:

ls /home/$USER/.config/autostart -a    

Não ajudaria?

(Ele mostra todas as entradas .desktop que são carregadas)

2 curtidas

Tenta com o Stacer, acho que ele pode ser o que você quer. Está na parte services.

sudo dnf install stacer -y
2 curtidas

Opa, interessante Vlwww.

1 curtida

Você pode usar o systemctl, embora seja um pouco mais envolvente e complexo você tem a possibilidade de ir mais fundo, vasculhar dependências, serviços de boot, etc. Já tem algum tempo que a sessão do GNOME e do KDE são gerenciadas pelo systemd.

# serviços ativos na sessão do usuário
$ systemctl --user -t service

# todos os serviços conhecidos para a sessão do usuário
$ systemctl --user -a -t service

# todos os autostarts ativos:
systemctl --user | grep @autostart  

# todos os autostarts:
systemctl --user -a | grep @autostart  
2 curtidas

Para remover um app que esta iniciando com o sistema, você precisa seguir estes passos:

Saber o nome do serviço, caso precise, você pode acessar:

/etc/systemd/system/multi-user.target.wants

Depois, é só executar o comando:

sudo chkconfig service_name off

Trocando service_name pelo nome do serviço que deseja alterar.

Lembrando que isso funcionou para mim no Fedora 35.

Utilize systemctl ao invés de chkconfig(legado) o systemctl substitui o chkconfig e o service, apesar de existir no sitema ainda por questão de compatibilidade com algum serviço baseado no sysvrc que no fedora é quase nulo.
Porem systemctl e chkconfig só servem para administrar serviços do sistema e não apps que iniciam com o sistema.

https://www.freedesktop.org/software/systemd/man/systemctl.html

PS: Seja bem vindo ao fórum :wink:

E caso queira ter um GNOME/fedora Workstation quebrado basta seguir esse tutorial

https://eklitzke.org/lobotomizing-gnome

1 curtida