Eu estou com um bug muito bizarro no meu amado J2 Core.
Vou dar exemplos:
Se eu estiver ouvindo música no VLC e clicar no botão “home”, o VLC continua funcionando. Agora se eu abrir qualquer app (instagram, whatsapp, telegram) o VLC fecha automaticamente.
Isso também ocorre em ligações, se eu ligar via Telegram e for abrir o Brave, o Telegram fecha automaticamente e minha ligação vai junto obviamente.
Eu também não recebo mais as notificações dos apps. Se eu estiver usando o Whatsapp irei receber notificação, se eu sair dele e deixar o aparelho sem abrir nenhum outro aplicativo, continuo recebendo notificações. Abri o Simplenote, pronto, paro de receber notificações do Whatsapp.
Isso só acontece ao abrir um novo app.
Se eu estiver no Youtube e clicar para compartilhar via algum aplicativo, o aplicativo não abre e o Youtube fecha.
É como se dois apps não pudessem funcionar ao mesmo tempo.
Tem como exceção somente os aplicativos do sistema (Samsung Internet, Calendar, Calculadora, etc). Eu consigo ouvir minha música no VLC e abrir o Samsung Internet sem problemas, ou estar em ligação no Whatsapp.
Mesmo você não ativando, parece que está limitado a executar apenas um app por vez. Você pode dar uma conferida ativando o modo desenvolvedor e conferindo se está habilitado para apenas um app por vez:
Eu minto, acabei agora de colocar para “no máximo 4 processos” e reiniciei (não sabia se precisava reiniciar, mesmo assim fiz, antes eu só alterava) e agora realmente os apps ficam abertos.
Eu não consigo por exemplo compartilhar um vídeo do YouTube pelo Whatsapp, a não ser que eu antes abra o Whatsapp (fazendo assim com que ele se mantenha aberto em segundo plano) e então vá no Youtube e compartilhe.
Tomando por base nisso apesar de estar “padrão” o celular realmente não está mantendo mais de 1 app em segundo plano normalmente.
Pode estar aí o problema, já identificou onde está a limitação, agora só temos que descobrir como contornar. É como se estivessem sem permissão, em um modo limitado de execução. Vou dar uma olhada aqui no meu para ver se consigo simular.
Mas é sério, apesar dos 1GB de RAM, ele sempre manteve em segundo plano todos os aplicativos, sem travamentos ou algo do tipo. Isto nunca fui problema.
E outra, o Android GO já foi feito e projetado para smartphones com confs baixas.