Apps não permanecem funcionando em segundo plano

Eu estou com um bug muito bizarro no meu amado J2 Core.

Vou dar exemplos:

Se eu estiver ouvindo música no VLC e clicar no botão “home”, o VLC continua funcionando. Agora se eu abrir qualquer app (instagram, whatsapp, telegram) o VLC fecha automaticamente.

Isso também ocorre em ligações, se eu ligar via Telegram e for abrir o Brave, o Telegram fecha automaticamente e minha ligação vai junto obviamente.

Eu também não recebo mais as notificações dos apps. Se eu estiver usando o Whatsapp irei receber notificação, se eu sair dele e deixar o aparelho sem abrir nenhum outro aplicativo, continuo recebendo notificações. Abri o Simplenote, pronto, paro de receber notificações do Whatsapp.

Isso só acontece ao abrir um novo app.

Se eu estiver no Youtube e clicar para compartilhar via algum aplicativo, o aplicativo não abre e o Youtube fecha.

É como se dois apps não pudessem funcionar ao mesmo tempo.

Tem como exceção somente os aplicativos do sistema (Samsung Internet, Calendar, Calculadora, etc). Eu consigo ouvir minha música no VLC e abrir o Samsung Internet sem problemas, ou estar em ligação no Whatsapp.

Qual o aparelho? Verifique se vc não ativou nenhuma opção de poupança de energia ou restrição de apps em segundo plano.

1 Curtida

Aparelho: Samsung J2 Core SM-260M

Não ativei nada. Já procurei formatar, hard reset, já teve atualização no sistema (o que teoricamente consertaria um bug desses). E nada.

Mesmo você não ativando, parece que está limitado a executar apenas um app por vez. Você pode dar uma conferida ativando o modo desenvolvedor e conferindo se está habilitado para apenas um app por vez:

Pode estar habilitada a opção de Nó máximo 1 processo (o meu fica em Limite padrão e aparentemente não tenho problemas):

1 Curtida

Esqueci de falar, também já fui nessa. Foi a primeira coisa que tentei

Já coloquei todas as opções.

1 Curtida

Eu minto, acabei agora de colocar para “no máximo 4 processos” e reiniciei (não sabia se precisava reiniciar, mesmo assim fiz, antes eu só alterava) e agora realmente os apps ficam abertos.

Eu não consigo por exemplo compartilhar um vídeo do YouTube pelo Whatsapp, a não ser que eu antes abra o Whatsapp (fazendo assim com que ele se mantenha aberto em segundo plano) e então vá no Youtube e compartilhe.

Tomando por base nisso apesar de estar “padrão” o celular realmente não está mantendo mais de 1 app em segundo plano normalmente.

Errata: voltou tudo a como era antes :joy::joy:

1 Curtida

Faz o seguinte, escolhe 1 app aí e da uma olhada na configuração dele: Android O: como limitar apps em segundo plano e poupar bateria | Celular | TechTudo, acredito que não seira isso, mas não custa tentar.

1 Curtida

Fui atrás desta bendita configuração, abri um app, não tinha, abri outro não tinha, fui abrindo quase que a configuração de cada app do meu celular.

E pelo menos dos inúmeros apps que abri, somente o sistema Android e o Google Agenda apresentam essa opção:

Brave, Whatsapp, Telegram, MEGA, Simplenote, Trello, Nubank, Banco do Brasil, etc… nem aparece.

Pode estar aí o problema, já identificou onde está a limitação, agora só temos que descobrir como contornar. É como se estivessem sem permissão, em um modo limitado de execução. Vou dar uma olhada aqui no meu para ver se consigo simular.

1 Curtida

Fiz um teste, habilitei o Google Agenda para funcionar em segundo plano.

Agendei uma notificação, saí do app e abri o Brave (que iria automaticamente fechar os outros aplicativos), ainda assim o Google Agenda me notificou.

1 Curtida

Ah tá explicado. Seu smartphone só tem 1GB de ram, dessa forma ele não consegue segurar muitos apps em segundo plano não.

Ooohh, não fala isso do coitado.

Mas é sério, apesar dos 1GB de RAM, ele sempre manteve em segundo plano todos os aplicativos, sem travamentos ou algo do tipo. Isto nunca fui problema.

E outra, o Android GO já foi feito e projetado para smartphones com confs baixas.

1 Curtida

Cara pois é algum config. Procura q vc vai achar.

Caros. Houve uma atualização recente, eu acabei de instalar aqui no celular e o problema foi corrigido.

Ou seja, era somente um bug muito chato no sistema (e que eu considero que eles demoraram a corrigir, mas ok).

1 Curtida