Ultimamente estive testando diversos apps de produtividade proprietários no Linux, alguns muito utilizados por diversas empresas e gostaria de compartilhar a experiência. Fiz a maioria dos testes no Debian 12 e Fedora 39 com Gnome, utilizando principalmente Flatpak, Appimage, .deb e .rpm e alguns Snaps.
É possível utilizar praticamente todos via web e os instalar como WebApps (PWAs), porém muitas vezes a instalação no sistema possui alguns benefícios como possibilidade de utilização offline, integração com a interface e atalhos de teclado.
OBS: desconsiderei projetos com pouquissíma popularidade no github/gitlab e alguns clients aleatórios que achei na Snapcraft, que não explicam nada sobre o projeto e não é possível verificar a procedência.
Também não cheguei a testar a compatibilidade com Wine, pois o objetivo é justamente verificar o suporte nativo para Linux das ferramentas.
Gestão de Tarefas
Todoist: Instalei pelo Flathub e funcionou perfeitamente, inclusive o ícone do painel. Porém também é possível instalar como Snap ou AppImage.
Google Tasks: Não há um client oficial, porém basta conectar o Gnome com a conta Google que ele sincronizará as tarefas utilizando apps do Gnome como o Endeavour (não sei se também é possível com KDE). Também gostei bastante do TaskBoard, que mesmo não sendo um programa pode ser instalado como um WebApp e organiza as tarefas por lista com blocos lado a lado no estilo Trello. Vi alguns clients não oficiais, porém infelizmente a maioria está descontinuado ou ainda são muito novos.
Microsoft To-Do: Obviamente também não há um client oficial, porém o Kuro dá conta do recado. Esse client pode ser instalado facilmente via pacote .deb., .rpm, Appimage, Snap e AUR. Além desse, achei no flathub o app Done, que permite integração com o MS To-do também.
Tick-Tick: Disponível em pacote .deb, via Flathub, Snap e no AUR.
Taskade: Disponível para download como AppImage e Snap.
Gestão de Projetos
Trello: Infelizmente, não achei nada interessante que permita uma boa integração com o Linux, apenas alguns clients baseados em Electron como o Trello-desktop cujo último commit foi em 2017.
Asana: Não achei nenhum projeto interessante, melhor utilizar como WebApp mesmo. Disponível apenas para MacOS e Windows.
Basecamp: Há um projeto baseado em Electron ainda mantido no GitHub, porém infelizmente não está empacotado como .deb, snap, flatpak, etc., é necessário instalar manualmente.
Jira: Não cheguei a testar pois aparentemente precisa de assinatura, porém na documentação oficial há um passo a passo para realizar o setup no Linux.
Monday: Também conhecido como monday.com, não possui suporte para Linux nem achei algum projeto não oficial ativo.
Quire: Apenas disponível como WebApp, para todas as plataformas.
Wrike: Há uma discussão na comunidade em que os usuários estão pedindo há anos um porte da aplicação em Electron para Linux, mas nada planejado até agora.
Apps “All-In-One”
Notion: Nada oficial, porém existem diversas alternativas como o famoso notion-enhancer, que infelizmente havia parado de funcionar no momento dos testes porém é um projeto grande e ativo. Também há um Snap disponível, caso o notion-enhancer não funcione.
ClickUp: Disponível oficialmente via AppImage na página de downloads do app.
Nuclino: Também disponível como AppImage no site oficial.
Zenkit: Todos os apps da suite do Zenkit funcionaram muito bem. Utilizei o .deb, porém também estão disponível em .rpm, AppImage e na Snap Store. Link para Download.
Comunicação
Slack: Disponível oficialmente em .deb, .rpm, Snap e no Flathub.
WhatsApp: Esse não há dificuldade nenhuma em instalar no Linux, há diversas opções no GitHub, Snap Store, Flathub, AUR, etc. Porém, nenhuma opção oficial da Meta.
Telegram: Disponível oficialmente como Flatpak, Snap e outras opções na página de downloads.
Element: Disponível via apt, na Snap Store e no Flathub.
Microsoft Teams: Geralmente é utilizado o não oficial teams-for-linux, que está disponível para ser instalado de praticamente todas as maneiras possíveis pela página do GItHub.
Discord: Instalação disponível via .tar.gz e .deb no Site Oficial, na Snap Store e no FlatHub.
Rastreamento de Tempo
Toggl Track: Segundo um anúncio oficial, as versões em .deb e tarball não são mais mantidas. O recomendado é instalar pelo Flathub.
TMetric: Disponível via .deb e .rpm no Site Oficial.
TimeCamp: É necessário criar uma conta para ver a página de downloads. Diz ser compatível com o Ubuntu, testei tanto o pacote .deb. quanto o AppImage no Debian 12 e ambos não funcionaram.
Considerações Finais
- Aparentemente, é muito mais fácil achar estes apps disponíveis na Snap Store do que no Flathub. Porém, muitos desses pacotes disponíveis na Snap Store não são oficiais e não possuem popularidade (tanto que nem os listei em alguns casos).
- Muitos softwares de gerenciamento de projetos não possuem suporte nenhum para Linux, nem mesmo de forma não oficial.
- Algumas empresas acabam optando por disponibilizar apenas versões oficiais em AppImage (como ClickUp e Nuclino) ao invés de publicar no Flathub ou Snapstore.
- Pelo visto o tamanho e alcance do app não importa tanto. Há projetos extremamente populares que não possuem suporte oficial para Linux (Trello, Notion, Asana…) enquanto outros não tão grandes trazem suporte. O que varia é a chance de alguém fazer uma alternativa não oficial baseada em Electron ou utilizando APIs.
- Para uma empresa que for utilizar apenas Linux no desktop, vale muito mais a pena optar por alternativas open-source e/ou self-hosted pois estas tendem a trazer muito mais suporte do que as opções tradicionais.
- Por mais que os snaps e appimages aparentam ter se destacado nos testes, todos os formatos de empacotamento mais populares ficaram em um certo equilíbrio, muitas vezes havendo diversas formas de instalar o mesmo software.