AppImages são o jeito prático de usar aplicativos no Linux

A ideia de criar um formato de pacote de aplicativos portátil para Linux, independente de distribuição, já existia há um bom tempo antes de se pensar na sua criação. Simon Peter é frequentemente citado como um dos pioneiros, tendo iniciado o projeto em 2004 sob o nome original de “Klik”.

AppImages são arquivos que contêm um aplicativo completo, incluindo todas as suas dependências, permitindo que você execute o programa sem a necessidade de instalação. É como um aplicativo portátil, similar aos que encontramos no Windows, mas para Linux.

Eles funcionam em diversas distribuições Linux sem problemas de compatibilidade. Basta baixá-los e executá-los, pois não precisam permissões de administrador por não modificar o sistema operacional.

São especialmente úteis para desenvolvedores que desejam distribuir seus aplicativos de forma direta e rápida, evitando complicações associadas a diferentes distribuições Linux

Se você não quer se preocupar com instalações complexas e quer experimentar novos programas, sem comprometer o seu sistema, os AppImages são a solução ideal.

17351970539082276251271704140421
AppImage Pool

É muito fácil usá-los. Primeiramente, encontre o AppImage desejado no site do próprio aplicativo, na “loja” AppImage Pool ou na “AppimageHub”. Dê permissão de execução ao arquivo e clique duas vezes nele:

$ chmod a+x app_desejado.AppImage

e

$ ./app_desejado.AppImage

Também é possível renomear o aplicativo, facilitando sua vida, com o botão direito do mouse ou pelo terminal:

mv app_desejado.AppImage app_desejado

ou (mais chique)

dd if=app_desejado.AppImage of=app_desejado

Mas lembre-se de que appimages são práticos e versáteis, mas possuem limitações. A maior delas - no meu entender - é a idade dos mesmos. Como o projeto depende da “contribuição” de terceiros, há os que ficam parados no tempo, sem upgrades.

Eles não se integram tão bem ao sistema quanto os aplicativos instalados, de forma padrão, na sua distro. Mas isso é o de menos, se pra você “beleza não põe mesa” e o importante é funcionar.

No entanto, esse problema pode ser mitigado com o uso do AppImageLauncher, aplicativo que simplifica o uso de AppImques no Linux, oferecendo funcionalidades como integração, gerenciamento, atualização e remoção de AppImages de forma fácil.

Com o AppImageLauncher, a experiência do usuário é aprimorada, eliminando a complexidade no gerenciamento de permissões o que facilita a integração dos aplicativos ao ambiente desktop. Isso é especialmente útil para usuários que desejam uma maneira prática de instalar e manter seus programas.

17351967633963335005727201967242
AppImage Launcher

E você, usa appImages no seu pinguim? Relate a sua experiência nos comentários.

Fonte: links no texto

3 curtidas

E para organizá-los no menu de aplicativos (independente da interface), recomendo o Gear Level.

2 curtidas

Esse AppImageLauncher também é meio problemático, faz um bom tempo que não é atualizado.

3 curtidas

Appimage é talvez o último formato de software que uso. Geralmente primeiro verifico se existe um pacote nativo. Se não, acabo usando flatpak mesmo ou snap. N lembro a última vez que usei algum appimage.

4 curtidas

Eu também. No meu caso eu uso só por causa do Yuzu, ToTK Optimizer e o WiiUDownloader, que realmente não tem em Flatpak.

3 curtidas

Eu utilizo alguns apps em AppImage, para quem gosta de gerenciar via terminal existe um projeto chamado AppMan, é super simples escrito em Shell e o código é bem fácil de entender o seu funcionamento. Uso já faz 1 ano, e funciona muito redondo, quem tiver interesse segue o link abaixo:

4 curtidas

@acvsilva Seu conteúdo é muito brabo, parabéns ai.

Eu passei um ano usando appimage. E eu troquei por flatpaks por conta da atualização mais rotineira. De fato, se a organizar para manter os appimagens atualizados, seria melhor tipo de executável do linux

1 curtida