AppImages - Quais as DESvantagens?

Pessoal. Eu peguei o Xubuntu 20.04 64bits, saí desinstalando grande parte dos apps preinstalados e tenho usado somente o que eu quero em AppImage.

(Instalei o Systemback nele e ele me gerou uma ISO de 980mb com isso)

Vendo num tutorial aqui no plus, descobri que eu mesmo consigo montar um AppImage de um APP a partir do repositório da distribuição e dos PPAs dela com uma receita tão simples quanto as de fazer brigadeiro - na maioria dos casos.

Então, tou amando usar o sistema assim: instantâneo.
Mesmo em uma máquina de 2007 com 2Gb de ram.

A desvantagem que tenho visto é na questão do armazenamento: alguns pacotes podem ficar até grandinhos, por isso vejo que em alguns casos como um HD menor que 6Gb não vejo vantagem. Mas pra quem tem HDs ou partições acima disso não vejo porquê não usar.

Porquê, - batendo a real - o que tenho perdido um pouquinho a mais de espaço… Tenho ganhado em Desempenho!!!

Fica parecendo um APP no Android, fica tudo alí e inicia rápido, rápido mesmo.

Então queria que me dissessem quais desvantagens essa tecnologia possui, e se seria uma boa uma distro básica com os apps em AppImage em seus repositórios.

3 curtidas

Desvantagem: é na atualização, que não é feita pelo gerenciador de pacotes da distro, vc tem que ir manualmente no site do app verificar se há versão nova.

1 curtida

É mais a questão de atualização mesmo, como vc mesmo faz os AppImages eu penso que não seria um problema

E olha que depende do app, alguns ficam menores (por mais contraditório que pareça)

1 curtida

E olha que todo o processo é bem simples, literalmente qualquer um consegue fazer:
baixar o Gerador do site do github e jogá-lo em /usr/bin.

wget https://github.com/AppImage/pkg2appimage/blob/master/pkg2appimage

Baixar, ou criar ou até editar a receita.

Ex de uma (gnome-paint.yml).:

app: gnome-paint
binpatch: true

ingredients:
dist: focal
sources:
- deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ focal main universe

script:
- cat > gnome-paint.desktop <<\EOF
- [Desktop Entry]
- Categories=Utility;GTK;
- Comment=Ferramenta de pintura
- Exec=gnome-paint
- Icon=gnome-paint
- Name=Paint
- StartupNotify=false
- Type=Application
- EOF
- cp ../../../../home/SeuUsuario/SeuIcone.svg . #pode ser png svg. Dê preferencia a tamanhos 256x256

Abrir um terminal na pasta e dar o comando. Como no Ex acima:

pkg2appimage gnome-paint.yml

Pronto. Só aguardar o cozido, e pegar na pasta out.
Vc mesmo fez o seu AppImage a partir do repositório do sistema.

Agora, dê doiscliques no Paint-xxxxxxx.AppImage, pra ver quem abre mais rápido: O do Sistema ou o Seu Pacote :wink: :ok_hand:


E no próprio github do pkg2appimage existem várias receitas:

Pkg2appimage - Receitas

Basta baixar, rodar no terminal (pkg2appimage Receita.yml), e pegar na pasta *out

Simples assim!

2 curtidas