AppImage, Flatpak ou Snap?

Qual das 3 novas alternativas de empacotamento de software no Linux é a melhor? Quem já utilizou Linux há alguns anos não reconheceria as distribuições em seu estado atual. A evolução foi intensa e numa velocidade assombrosa, nisso novos formatos de empacotamento apareceram no cenário, são eles: AppImage, Flatpak e Snap.

2 curtidas

Eu faço a seguinte escadinha , procuro no flathub? Não tem, procuro no snapcraft, não tem ai procuro no appimagehub ou algum .run, mas sempre prioriso nativos como .rpm no meu caso ou .deb ou o que seja .

Flatpak é a melhor.

1 curtida

Qual escolher? O que o desenvolvedor recomenda

Desses eu uso Flatpak e AppImage, fora os via repositório e compilados do AUR, mas sempre prefiro Flatpaks.

E vocês? :thinking:

Como você prefere instalar seus softwares?

• Repositório ou pacote da distro
  • Flatpak
  • Snap
  • AppImage
  • Código fonte, compilo na unha
0 votantes

Normalmente eu vou na opção que é recomendada no site oficial, mas sempre priorizo o Flatpak, gosto do visual do Flathub e me parece ser bem prático.

Por enquanto só AppImage. Vamos fazer uma experiência com o Ubuntu 2404 LTS usando snap mais no meio do ano pra ver.

1 curtida

Seria curioso se o software do fórum aceitasse votação ranqueada, acho que seria bem mais informativo a ordem de preferência das pessoas.

Em geral prefiro software da distribuição (ou “AURs” da vida, como o Guru do Gentoo). São os que menos consomem espaço em disco e melhor se integram ao resto do sistema.

Para software de código fechado (ou de código aberto com várias dependências que se quebram muito rápido), a minha escolha tem sido cada vez mais Flatpak. São programas tão frágeis num contexto de rolling-release que vale a pena baixar um container e deixar quieto só para rodar eles.

2 curtidas

Prefiro os em AppImage pq tenho controle sobre eles na minha distro.
Não vai encher minha distro de pacotes, evitar conflitos, e realizar uma atualização do sistema menor.
Cada app já vem empacotado do jeito que deve ser: “Cada App com o seu galho”

Sempre dou preferência a pacotes fornecido nos repositórios da própria distro, ou se no site o desenvolvedor tem algum pacote no meu caso .RPM que tenha repositório próprio, exemplos como google chrome, brave browser, visual studio code etc… e caso não tenha, a segunda opção são os Flatpaks, e mesmo assim se não tiver então procuro por Appimage. Se dessas opções não tiver como usar o aplicativo aí vejo outras alternativas, pois odeio esse tal de Snap.

Não consegui “captar vossa mensagem”, como assim? :thinking:

Como disse, prefiro mais os Flatpaks, mas também não tenho problema em mudar para pacotes da distro se necessário. Tipo, esses dias um app GTK4 não estava pegando o tema, aí eu mudei de Flatpak para repositório (porque sim, eu sou meio paranóico com esse lance de tema e incongruência).

Acho que ele quis dizer que devia ser possível votarmos colocando as opções em primeiro, segundo… quarto.

2 curtidas

Seria tipo a pessoa marcar por ordem de preferência. No meu caso:
1 - Repositório
2 - Flatpak/Snap
3 - AppImage
4 - Compilar

2 curtidas

Snap sempre tem problema para resolver. Flatpak e AppImage são mais simples e não tem problemas com versões anteriores.