Qual das 3 novas alternativas de empacotamento de software no Linux é a melhor? Quem já utilizou Linux há alguns anos não reconheceria as distribuições em seu estado atual. A evolução foi intensa e numa velocidade assombrosa, nisso novos formatos de empacotamento apareceram no cenário, são eles: AppImage, Flatpak e Snap.
Eu faço a seguinte escadinha , procuro no flathub? Não tem, procuro no snapcraft, não tem ai procuro no appimagehub ou algum .run, mas sempre prioriso nativos como .rpm no meu caso ou .deb ou o que seja .
Flatpak é a melhor.
Qual escolher? O que o desenvolvedor recomenda
Desses eu uso Flatpak e AppImage, fora os via repositório e compilados do AUR, mas sempre prefiro Flatpaks.
E vocês?
Como você prefere instalar seus softwares?
- Repositório ou pacote da distro
- Flatpak
- Snap
- AppImage
- Código fonte, compilo na unha
Normalmente eu vou na opção que é recomendada no site oficial, mas sempre priorizo o Flatpak, gosto do visual do Flathub e me parece ser bem prático.
Por enquanto só AppImage. Vamos fazer uma experiência com o Ubuntu 2404 LTS usando snap mais no meio do ano pra ver.
Seria curioso se o software do fórum aceitasse votação ranqueada, acho que seria bem mais informativo a ordem de preferência das pessoas.
Em geral prefiro software da distribuição (ou “AURs” da vida, como o Guru do Gentoo). São os que menos consomem espaço em disco e melhor se integram ao resto do sistema.
Para software de código fechado (ou de código aberto com várias dependências que se quebram muito rápido), a minha escolha tem sido cada vez mais Flatpak. São programas tão frágeis num contexto de rolling-release que vale a pena baixar um container e deixar quieto só para rodar eles.
Prefiro os em AppImage pq tenho controle sobre eles na minha distro.
Não vai encher minha distro de pacotes, evitar conflitos, e realizar uma atualização do sistema menor.
Cada app já vem empacotado do jeito que deve ser: “Cada App com o seu galho”
Sempre dou preferência a pacotes fornecido nos repositórios da própria distro, ou se no site o desenvolvedor tem algum pacote no meu caso .RPM que tenha repositório próprio, exemplos como google chrome, brave browser, visual studio code etc… e caso não tenha, a segunda opção são os Flatpaks, e mesmo assim se não tiver então procuro por Appimage. Se dessas opções não tiver como usar o aplicativo aí vejo outras alternativas, pois odeio esse tal de Snap.
Não consegui “captar vossa mensagem”, como assim?
Como disse, prefiro mais os Flatpaks, mas também não tenho problema em mudar para pacotes da distro se necessário. Tipo, esses dias um app GTK4 não estava pegando o tema, aí eu mudei de Flatpak para repositório (porque sim, eu sou meio paranóico com esse lance de tema e incongruência).
Acho que ele quis dizer que devia ser possível votarmos colocando as opções em primeiro, segundo… quarto.
Seria tipo a pessoa marcar por ordem de preferência. No meu caso:
1 - Repositório
2 - Flatpak/Snap
3 - AppImage
4 - Compilar
Snap sempre tem problema para resolver. Flatpak e AppImage são mais simples e não tem problemas com versões anteriores.