[App] Gamehub - Jogos de PC no Android

Olá pinguins.
Espero que estejam bem!!

Recentemente, resolvi testar o Gamehub, é um aplicativo da fabricante de controles GameSir que além de centralizar os jogos em uma interface, também permite jogar jogos de PC através do Proton em ARM.

Eu tenho um Galaxy S24 com chip Exynos 2400 e GPU Xclipse 940. Se trata de um top de linha de alguns anos atrás e como é conhecido da comunidade Android, geralmente o suporte para GPU não Snapdragon não é lá grande coisa. E justamente isso q eu notei com o meu teste (mas estou me adiantando).

Esse aplicativo já apareceu na página do diolinux, mas eu conheci ele pelo vídeo do Adrenaline.

Como foi a minha experiência

Em resumo frustrante… Testei ele com 3 jogos, Hollow Knight, Portal 1 e 2. Comecei pelo Hollow, mais considerando ele um primeiro aquecimento e por pesar menos de 4Gb era o que minha ansiedade permitia esperar.
Screen_Recording_20260311_135323_GameHub_11-ezgif.com-optimize

O jogo abriu sem problemas, mas no Hud da interface a porcentagem de uso da GPU estava zerada. O que na hora já atribuí a otimização mais precária de chips da Samsung e MediaTek. A taxa de quadros atingia 60fps (deixei o limitador de quadros em 60), mas bastava qualquer ação ou uma sprite nova aparecer para isso cair bastante (no gif está menos justamente pq eu estava gravando a tela). Para um jogo como Hollow Knight essa insistência atrapalha bastante a jogabilidade, mas pelo menos funcionou.

Já com a questão de não estar usando a GPU em mente, fui testar Portal 2 sem muitas esperanças, mesmo sendo um jogo antigo. O jogo abriu cheguei até o menu, mas ele sempre fechava na tela de carregamento da fase.

Já no Portal 1, o jogo abriu, consegui carregar a fase, mas o controle não foi reconhecido. Mesmo assim deu para notar que ele estava a uns 30fps.

Vale notar também que o uso de RAM ficou muito alto e todos os aplicativos foram encerrados pelo Android.

Por fim…

Estou relatando tudo isso aqui para saber se alguém já chegou a testar também o GameHub, se sim, como foi a experiência? Alguém com um Snapdragon para ver como fica o uso de GPU? Se outras pessoas quiserem se aventurar, é possível configurar muita coisa, versão do Proton, do DXVK e VKD3D, além do driver de GPU. Como não achei muita informação, especialmente sobre pessoas testando diferentes drivers, senti que seria interessante falar sobre essa primeira experiência aqui e abrir espaço para mais curiosos contarem as suas, para ir trocando figurinha sobre esses ajustes finos.

Abraços a todos!

1 curtida