App Deezer quase completo para Linux

Olá pessoas.

Sou assinante Deezer Student, e recentemente procurava por algum app desktop do Deezer que fosse semelhante ao app do Spotify. Percebi imediatamente que não há app oficial disponível e me contentei em usar a versão Web.

Depois de um tempo resolvi pesquisar pelos apps não-oficiais
A questão é que a maioria deles são basicamente sites transformados em app e não possuem a funções de download de música, mas encontrei um projeto no GitHub que trouxe basicamente o que eu procurava.

O scritp que está nessa página foi baseado em outro script usado pra instalar o app no ArchLinux. O script baixa a versão Windows, extrai e faz ela funcionar no Linux, como o app é feito com electron não é necessário Wine.

O único defeito que encontrei nele é que ainda não funciona com as teclas multimídia, pelo menos no MATE Desktop do Ubuntu 20.04

5 curtidas

Experimente o NUVOLA.
É um projeto que engloba 32 serviços de Streaming Music.
É muito bem feito, com integração com desktops, etc.
Uso e recomendo.

Eu tentei instalar o app Deezer do Nuvola e em todas as vezes tive erro.
Só achei versão Flatpak, e acho que o Nuvola não faz download.

Não faz o que ele quer

Instalei o app na minha máquina virtual.

O script é bem claro, mas pra quem não manja muito algumas considerações:

• Ele vai instalar um novo repositório para usar o npm versão 12… Será que não funcionaria com a versão já da distribuição?
  • Deu erro na primeira instalação pois há mais dependências. Instale antes: sudo apt-get install gcc g++ make
  • O ícone do aplicativo não apareceu. Mas na bandeja do sistema está funcionando.
  • Teclas de multimídia funcionaram.
  • O bug de uso exagerado de memória RAM que acontece com a versão web e com o Mellowplayer NÃO ACONTECE! O uso vai aumentando mas dentro do que eu considero normal. Ouvi duas horas de musica e estava usando 300 MB de memória. Se fosse no navegador certamente teria acabado os 4G de ram da máquina virtual. Sem contar que só de abrir ele no navegador já leva 1 G!
  • Ponto negativo que não tem desinstalador. Precisa apagar na mão os arquivos que ele copia e os módulos do npm

A lista de arquivos instalados por essa versão:

/usr/share/deezer/app.asar
/usr/share/icons/hicolor/16x16/apps/deezer.png
/usr/share/icons/hicolor/32x32/apps/deezer.png
/usr/share/icons/hicolor/48x48/apps/deezer.png
/usr/share/icons/hicolor/64x64/apps/deezer.png
/usr/share/icons/hicolor/128x128/apps/deezer.png
/usr/share/icons/hicolor/256x256/apps/deezer.png
/usr/share/applications/deezer.desktop
/usr/bin/deezer
1 curtida

Funciona não, eu tentei

1 curtida

Qual DE? No MATE não funcionaram os atalhos.

Linux Mint 20 - Cinnamon

Confere se não deu erro durante a instalação, no MPRIS. No meu deu na primeira vez e precisei instalar o g++. Como falei as dependências não estão completas no script.

Não lendo de ter visto nada sobre isso na instalação? O que é MPRIS?

Eu não sei direito, mas é o nome que ele usa no patch https://github.com/siphomateke/deezer/blob/mpris/0001-MPRIS-interface.patch para fazer funcionar as teclas multimídia. Ele também instala npm install --prefix ./ mpris-service um pacote do npm chamado mpris-service.

Aí pessoal, consegui instalar o aplicativo com o nodejs (v10) do repositório do Mint e também no Gentoo.

Basicamente o grande erro é que o mpris-service chama uma versão do electron-media-services diferente (ele chama a 2.2.12 e a padrão do npm é 2.2.2). Daí tem que atualizar o package.json e package-lock.json com a versão velha, e também editar na mão o patch que do electron-media-services…

No mint já funcionou assim, mas no gentoo deu erro que uam biblioteca estava na versao errada do node. Daí tive que baixar o electron-rebuild, executar ./node_modules/.bin/electron-rebuild daí rodou beleza! Ambos os casos estão funcionando as teclas multimidia. O que não funcionou foi a barra de tarefas, que está padrão do sistema.

Quem não entendeu nada tudo bem, é porque entrei no papo de desenvolvedor…

2 curtidas

Olá, tem alguma ideia de por que não funciona com as teclas multimídia no Ubuntu MATE?