Aposentei o google chrome

Deve ser a aceleração de hardware, se aqui estiver desligado o Firefox fica travando até em 720p, ligado eu consigo ver até 4k60fps no YouTube

1 curtida

@Joey e @Physis_19 então, aqui ele veio marcado com isso, eu deveria desmarcar?

image

1 curtida

Em tese é para o Firefox já vir com a aceleração ativada por padrão, tá com os drivers de vídeo atualizados ?

Não faço ideia de como ver isso no linux, no programa de driver diz que tá tudo ok

Abra about:support e cheque:

  • Funcionalidades → Composição (deve dizer WebRender)
  • Registro de decisões → VAAPI (deve dizer available by default).

Funcionalidade tá como vc disse mas o VAAPI está disabled by default. Posso mudar?

A aceleração de hardware não vem habilitada ainda por padão no Firefox no Linux, parece que apenas a partir da versão 103 vira habilitada por padrão, mas se vc utiliza a versão 102 é bem fácil habilitar.

Primeiro digite na barra de endereços about:suport e veja na parte de gráficos na opção composição se está sendo utlizada o WebRender. Caso não esteja sendo utilizado você pode forçar para que utilize digitando na barra de endereços about:config depois basta procurar a opção gfx.webrender.all e mudar para true.

Depois disso novamnete em about:config procure pela opção media.ffmpeg.vaapi.enabled e mude para true. Reinicie o Firefox e a aceleração por hardware deve funcionar.

3 curtidas

Agora tá tudo certinho? Não tem problema ficar as duas coisas mostrando no vaapi?

edit: MEU DEUS TÁ FUNCIONANDO PERFEITOOOOOOOOO, obrigada pessoal!!! Tô testando aqui e aparentemente tá tudo tranquilo, antes quando pausava o video ele demorava pra pausar na cena certa, agora tá ok e nem tá travando. O note até deu o barulho de vento (esqueci o nome) quando botei o video em 1080p60 kkkk

5 curtidas

Não tem problema. Mas como já disseram em outros cometários vc precisa ter os drivers do VAAPI instalados pra funcionar também, mas os pacotes dependem do seu hardware e da distro que vc está utilizando.

1 curtida

A única coisa que sinto falta na raposa de fogo é a possibilidade de criar webapps nativamente, como ocorre com os baseados em chromium

Sabe como fazer isso no mint 20.2?

Qual sua placa de video? Se utlizar gráficos integrados intel de 7º geração ou anteriores procure pelos pacotes: sudo apt install i965-va-driver-shaders libva-drm2 libva-x11-2 se
utilizar 8º geração ou superior procure pelos pacotes: sudo apt install intel-media-va-driver-non-free libva-drm2 libva-x11-2

1 curtida

Não entendo bem mas essas são as infos que o sistema dá:
infos

É o Acer A315-34-C5EY

O seu é 9ª geração então são os pacotes: sudo apt install intel-media-va-driver-non-free libva-drm2 libva-x11-2

Vc pode verificar se a aceleraçao por hardware está funcionando instalando o pacote sudo apt-get install intel-gpu-tools. Coloque um video do youtube para tocar e abra o terminal, depois execute o comando sudo intel_gpu_top. Se a barra de video estiver se mexendo acima de 0% a aceleração de hardware está funcionando.

1 curtida

Ó:
terminal

Instale o intel-gpu-tools como indiquei no cometário anterior, se a aceleração já estiver funcionando, não precisa instalar esse novo pacote.

1 curtida

Tinha testado no navegador errado kkkkkk agora sim tá certinho. Obrigadaaa
gpu

1 curtida

Quem quiser assistir vídeos do Youtube a 60fps com fluidez, recomendo o Freetube.

Meu hardware não é muito bom, e aí quando quero assistir em 1080p a 60fps utilizo ele.

1 curtida

Mesmo após ativar a decodificação por hardware, pra quem tem uma GPU mais antiga sem suporte a decodificação de vp9, é recomendado instalar alguma extensão como a h264ify no navegador que força o YouTube a utilizar h264 no lugar. A qualidade de vídeo vai ficar um pouco pior mas o computador vai conseguir reproduzir o vídeo com folga.

2 curtidas

Sim, aceleração via gpu faz toda a diferença na utilização dos navegadores tanto pra renderização de páginas quanto pra decodificação de vídeo. Principalmente pra quem tem cpus mais antigas e modestas. O Firefox é quem dá o melhor suporte pra Linux no momento.