Pessoal estou com uma dificuldade para instalação do kaisen Linux, eu utilizava o Ubuntu e recentemente devido as ferramentas do kaisen decidi migrar pra ele, porém o que acontece é que após fazer toda a instalação do sistema no meu NVME (XPG spectrix) quando o computador reinicia ele volta a bootar no pendrive e quando vou na BIOS o meu NVME aparece lá normalmente, porém ele não aparece como uma opção bootavel e nem aparece com o nome do sistema como normalmente aparece em outras distros como:
XPG spectrix Kali
XPG spectrix Ubuntu
Não sei se ajuda em algo também essa informação, mas uso o Linux Batocera em um SSD a parte.
Minha configuração se ajudar:
i5 12400
H610M Pro MSI
RTX 3060TI
Eu usei um pendrive ventoy
Tentei tanto UEFI quanto CSM
e não consigo bootar nele
Vejo duas opções:
1 Refazer a instalação, mas crie o pendrive bootável com o balena etcher (amigável) ou dd (avançado)
OU
2 Fazer o boot manual no sistema que vc instalou e rodar sudo grub-install Para isso, se vc instalou em modo UEFI, dá pra seguir mais ou menos o tutorial Não consigo inicializar o Windows 11 - #16 de Deleterium trocando o chainloader do windows pelo chainloader do kaiser (que imagino ser debian o nome, pois a distro é baseada nele).
Certo, muito obrigado, irei tentar as duas possibilidades
Tentei a instalação com um pendrive criado no Balena, ele instala até o final também, mas depois não reconhece o NVME como bootavel e eu tentei dar boot manualmente pelo boot menu, mas ele não aparece lá também
Boot manual que eu digo é digitando as paradas na linha de comando do grub! Vc precisa achar qual é o inicializador da distribuição que vc quer iniciar e mandar rodar por lá, uma vez que não ficou registrado na BIOS (ou na NVRAM pra falar o nome correto de onde as entradas de boot ficam armazenadas). Uma vez que vc consiga iniciar o sistema, daí a gente consegue ter certeza que o problema foi só o registro do sistema operacional na BIOS.
Quando estro no GRUB só lista o Batocera.
Seria por aí mesmo?
Pressione ‘c’ para entrar na linha de comando, daí faça como indiquei no link da postagem anterior (mas em vez de procurar pelo booloader do windows, vc procura pelo bootloader do kaisen)
Qualquer comando que tento usar ele da esse mesmo erro
Estranho, era para estar escrito grub >
Acho que o gerenciador de inicialização que está instalado não é o grub e eu não conheço. Tente usar um pendrive de inicialização que seja do grub.
Edit: Vi agora que o booloader que deixa escrito boot: é o syslinux. Ele é bem simples usado geralmente em boot de antigos cds ou distribuições bem minimalistas.
Achei o GRUB, porém é isso que aparece
Teu particionamento dos discos é MBR. É terrível trabalhar com multi boot em um ambiente como esse. Eu recomendo fortemente que vc habilite somente o modo UEFI na BIOS e refaça o particionamento dos seus discos em modo GPT (só que fazer isso com segurança vai precisar reinstalar todos os sistemas).
A questão é que no modo MBR, cada disco só consegue ter um bootloader. Quando só há um sistema, é tranquilo. Mas com vários discos e com muitas distros vai se tornando um inferno, com um sistema operacional sobrescrevendo o bootloader do outro.
A boa notícia é que vc está com a tela de grub do kaisen linux, então é só iniciá-lo.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.