Após atualização, o sistema vai para a tela de login quando conecto um dispositivo na porta HDMI. O que pode ter acontecido?

Usa pessoal. Uso uma distro rolling realease e de uns dias pra cá, comecei a ter alguns problemas: Quando conecto um monitor na porta hdmi na máquina, dá um erro: aparece uma tela preta de terminal e o sistema volta para a tela de login SDDM.

Eu uso a interface KDE e placas de video NVIDIA.

Alguém sabe o que pode ter acontecido?

Dá uma olhada no Forum Manjaro, eu vi algo ali relacionado a bugs nos drivers NVidia mais recentes. Dependendo do modelo da placa, pode ser melhor voltar ao Nouveau ou instalar um dos mais antigos via repositório Manjariando

1 curtida

Aparentemente é isso aí mesmo. Desinstalei os drivers proprietários da nvidia e tudo voltou a funcionar.

1 curtida

Olá, colega.


Fikei curioso pq tb uso drivers proprietários Nvidia. Li k desinistalaste os drivers proprietários e certamente instalaste os da Nouveau, certo? A imagem fica limpa ou com falhas constantes? Pergunto pq sempre k uso os drivers nouveau, a tela apresenta falhas constantes. Não está a ocorrer contigo?

Ola Oskar Alho. Eu simplesmente desinstalei o driver nvidia. Não instalei o nouveau. Aqui já tinha o mesa instalado. Não vi queda de performance nos jogos e nem bugs no uso geral, vou manter assim.

1 curtida

Fala pessoal. Ressucitando o tópico aqui, mas no caso de eu desinstalar o driver da nvidia, apesar de ter funcionado tudo ok e inclusive rodando varios jogos no fps aceitavel, em jogos mais pesados (como de corrida) a taxa de quadros despencou.

Quando reinstalo o driver da nvidia, o problema do xorg crashar quando conecto um segundo monitor volta a acontecer. Tentei algumas outras versoes de driver da nvidia (nvidia-dkms 470.57.02-1, nvidia lts) e nao resolveu o problema.

Se alguem puder dar uma dicas mando um print com a lista de drivers disponiveis.

Pessoal, parece ser um BUG conhecido de drivers nvidia com o xorg. Achei uma solucao temporaria enquanto nao sai nova atualização corrigindo o problema. Está aqui nesse forum do reddit caso precisem. Agradeço a todos.

https://www.reddit.com/r/kde/comments/ola614/plugging_in_external_monitor_crashes_plasma/