Após 30 anos do seu lançamento, Linux atinge 3% do mercado de desktops pela primeira vez: em junho deste ano, o Windows manteve sua liderança, com 68,1% de participação, seguido por macOS (21,3%), ChromeOS (4,1%), Desconhecidos (3,2%), Linux (3%) e FreeBSD (0,01%). As informações são do site StatCounter.
Não curto muito estas porcentagens porque se nota que eles não sabem definir muito bem o que é e não é linux.
Chrome OS é linux, baseado em Gentoo, então “Linux” estaria em terceiro lugar com 7,23% de usuários.
E o que significa “Desconhecidos”? Android? Haiku?
Fazer porcentagem de “desconhecidos” não faz o menor sentido. É igual em uma eleição para presidente fazer uma pesquisa assim: Candidato A 23%, Candidato B 30%, Outros 7%, Brancos 20% e Nulos 20%. Quem são esses outros???
Isso sim, o mito do “linux não tem jogo” está finalmente morrendo. Pode ser até por causa do steam deck. Mas é muito legal ver que o uso do windows, principalmente o pirata, está diminuindo.
A startcounter não tá boa pra lidar com estatísticas nem no mais básico, aliás e meio bobagem se preocupar com estatísticas sendo que todo mundo já usa.
A maioria dessas pesquisas separam o ChromeOS pq mão essa gambiarra p*rca pode ser considerado alguma coisa kkkk(por mais que seja ofensivo dizer assim e fato, nada que a Google faz presta)
Os caras separaram o ChromeOS do Linux sendo que ele é um base Linux com interface de usuário de navegador Chrome.
Existe muita desinformação sobre as camadas de sistema operacional.
A camada 0(ring0) é onde fica o Linux e a camada 0 do ChromeOS é justamente o Linux.
A desinformação é tanta que os caras acha que a GNU é Linux sendo que é projeto diferente.
Acredito que seja uma questão relacionada ao GNU. Linux é só o Kernel, GNU/Linux é o balaio cheio de coisas.
Salvo engano ChromeOS não usa GNU. É preciso algum esforço para dizer que o ChromeOS e o Android sejam Linux. O máximo que podemos dizer que o Linux é parte deles, e a parte não faz o todo.