Aplicativos para TWM/DWM

Como não consigo largar dos Window Managers e suas possibilidades de configuração. Resolvi passar por um período no gnome para me inspirar em criar aplicativos que de “ecossistema”, como lançador de aplicações, color-picker, aplicativo para wallpapers etc. Eu sei que existem várias opções que podemos instalar, mas é o fato de criar e personalizar que me empolga, além disso não sou muito adepto de copiar configurações prontas com git clone repositório fico sempre com um pé atrás de clonar e dar um ./install.sh (sou meio paranóico com isso kkkk).
Eu me baseei no gnome para criar alguns widgets e também no pop_os. O que deu mais trabalho de fazer foi o lançador de aplicativos tive que aprender um pouco sobre a biblioteca de Python pyxdg e também aperfeiçoar o mecanismo de busca. Seguem abaixo as imagens dos aplicativos executando no Hyprland.

App Launcher:

Escolher Wallpapers:

Menu do Sistema:

Notificações para brilho e volume (como eu removi os módulos do pulseaudio e do brighnessctl da waybar tive que criar um sistema de notificações):

20240627_20h24m11s_grim

Color picker (esse é um pouco antigo e feito com tkinter). Basicammente é uma interface para grim e slurp e o wl-clipboard, onde o “pulo do gato” está no comando:

grim -g \"$(slurp -b 00000000 -p)\" -t png - | convert - -format '%[pixel:p{0,0}]' txt:- | tail -n 1 | cut -d ' ' -f 4 | wl-copy

Uma das coisas legais sobre os twms é que ao usá-los você acaba aprendendo algo no momento que precisa achar soluções de workflow etc.

Você é sensato quando diz ser pé atrás com git clone, pois no planeta atualmente, há milhões de programadores,na realidade, quase todo programador é um hacker,se ético ou não, depende da índole de cada um desses atores. Vírus, malware, trojans, são scripts feito em C, C++, python, até mesmo Javascript,e muito se pode fazer com Rust. A maioria dos aplicativos hoje são invasivos coletores de dados. Note bem o Sr. Que a maioria dessas aplicações são escritas por devs. Faz total sentido sua cautela. Bom tópico estre seu acima.

Obrigado @AquaDev_Shasta. Pois é, realmente agente sabe que o risco existe e ainda teve aquela notícia sobre o repositórios contaminados no git. Eu sei que agente tem que filtrar pela popularidade, commits etc, mas mesmo assim é difícil para mim sair confiando cegamente em um código clonado de um repositório público. Geralmente quando preciso preciso de algum programa de repositório do git eu instalo os AUR mesmo (tenho 5 AUR instalados) ou abro o código mesmo e tento analisar SE não for “gigante” é claro, é assim que eu uso o autotiling.py no Sway puro ctrl+C ctrl+V :rofl: .

Está correto @SobDex ,em seu posicionamento na web,no Github vejo comportamentos duvidosos lá todos os dias. Grato por compartilhar via resposta, parte de suas habilidades em programação.

Achei, visualmente, bonito. Parabéns!

Usou Qt pra fazer esses apps?

Sim, estou conseguindo usar melhor os layouts agora. Depois que comecei a mexer no qt-designer eu só faço interface gráfica lá. Comecei a pesquisar um pouco sobre o GTK mais ainda estou só na pesquisa mesmo e, se eu não me engano, o C++ é mehor para gtk o que exige estudo extra da linguagem no meu caso.
Estou tentando fazer agora um que mostre a visão geral das áreas de trabalho.

Hoje comecei a utilizar o “xstarter” no xfce, como launcher de aplicações tipo “rofi” substitui o xfce-menu e coloquei este fica um aspecto de Linux/Unix like.

O Rofi é muito bom pq ele sempre tem um padrão de funcionamento e existe uma sintaxe para criação de temas, o “xstarter” não conheço, como eu só uso wayland acho que não consigo testar aqui. Quando eu criei um launcher em qt que é o que básicamente o rofi faz perfeitamente foi mais pela vontade de entender uma aplicação com esta funcionalidade.
Inclusive, customizei um tema do Aditya Shakya para o rofi basicamente com o mesmo design da aplicação em qt:

O tema que eu customizei está na sessão previews do link: Type2, Style 10. Para achar ele tem que navegar pelo repositório /files/launchers/type-2 ou escolher um outro entre os vários que tem lá.