Aplicativos padrão no Dolphin

Estou com dificuldades de selecionar aplicativos padrão para abrir arquivos. Basicamente eu coloco nessa tela o aplicativo em questão, como wine para arquivos .exe ou vlc para vídeos, e quando clico aplicar a lista é apagada.

Já tentei colocar um monte de aplicativos nada haver só pra testar o que acontece, e sempre a lista é apagada quando aplico. Clicar ok também não funciona.

Ja tentei remover aqueles asteriscos dos nomes de arquivo no topo e também nada.

Dei uma pesquisada na Internet e não achei nada diferente do que a IA do brave manda fazer, e o que a IA do brave fala também não ajuda, e agora estou aqui.

Edit: no caso essa tela eu abro clicando no arquivo com botão direito → propriedades, aí no geral tem “abrir com: nenhum aplicativo associado” e eu clico na opção ao lado “alterar”.

Não conheço esse “Editar tipo de arquivo”:

Se você está usando o KDE Plasma, abra o “System Settings” – vá em “Apps & Windows” >> “Default Applications”.

Nesta sub-seção, escolha “File Associations” – e do lado direito, “Add”, para adicionar os aplicativos que você quiser – VLC, mpv etc.

Ao selecionar um dos aplicativos adicionados, você poderá movê-lo para cima (up) ou para baixo (down). – O primeiro que você colocar lá no alto, será usado automaticamente. – Os outros, você poderá escolher clicando no arquio com o botão direito do mouse (Menu de Contexto):

To no hyprland

Você ainda pode forçar a associação diretamente pelo menu de contexto no próprio dolphin:

Clique com o botão direito sobre o arquivo que deseja configurar (ex: um vídeo .mp4).

Vá em Abrir com > Outro Aplicativo… (Other Application…).

Selecione o aplicativo correto na lista (ex: VLC, mpv).

Passo crucial: Marque a caixa na parte inferior da janela que diz “Lembrar associação de aplicativo para todos os arquivos do tipo…” (Remember application association for all files of type…).

Clique em OK.

Ja fiz isso cara, não funciona, vou abrir o mesmo arquivo logo depois e pede pra selecionar o aplicativo de novo.

Essa opção “outro aplicativo” nem aparece, tem só o “abrir com”

Ah sim entendi, pode fazer o seguinte então:

nano ~/.config/mimeapps.list

(Nota: se o arquivo não existir ou estiver vazio, não tem problema, o editor de texto irá criá-lo).

[Default Applications]

video/mp4=vlc.desktop

video/x-matroska=vlc.desktop

Aqui você pode escolher o formato do arquivo e o software que vai abrir. É mais chato de configurar, mas deve funcionar no hyprland.

Se o seu VLC for Flatpak:

[Default Applications]

video/mp4=org.videolan.VLC.desktop

video/x-matroska=org.videolan.VLC.desktop

Ja tinha feito isso também, mas tentei de novo, apaguei as linhas que tinham e escrevi de novo, depois que tentei abrir um video, a linha video/mp4=vlc.desktop virou video/mp4=vlc-13.desktop, como já tinha acontecido antes, e o mesmo ja aconteceu com o wine.

Nada resolvido ainda.

Aqui nesse vídeo ensina a corrigir no Arch Linux

~/.local/share/applications/

O que tem nessa pasta? Pelo que entendi ele tá criando vários .desktop sozinho. Confirma aí por favor

Resolveu amigo.

Varios vlc e wine -n.desktop, acabei de apagar todas as cópias.

Tem também mimeinfo.cache

O que era pra ter nessa pasta?