Aplicativos nos lançadores do painel do Mint 21.1 não persistem, apenas criam nova instância

Comecei a testar o novo Linux Mint Vera. Nunca tinha testado a Linux Mint. Estou usando o painel nativo do Cinnamon. Em alguma ocasião algo mudou que quando eu clico em qualquer aplicação, os dados não persistem para voltar e ver onde parou. Ele abre uma nova janela!
Vou clicar nos ícones no painel do Mint e quando clico de novo ele abre uma nova sessão onde fazer eu retornar a que já estava aberta. Se abro o Google Chrome e entro num site, e depois clico ali no paine de barra de tarefas no ícone, ao invés de voltar pra o site do google que entrei, abre uma nova instância tudo de novo! Deveria aparecer aquele underline azulzinho como o tema da área de trabalho ali mostra, mas não está mais aparecendo.

Antes estava funcionando normal, porém eu devo ter clicado sem querer em alguma funcionalidade(mas não lembro de ter clicado em nada que eu não tivesse certeza). Alguém sabe dizer como faz para reativar essa antiga funcionalidade?

Seja bem-vindo, Ronaldo!

Para a gente poder ajudar, a gente precisa entender – ou seja, precisamos estar falando “a mesma linguagem”.

“os dados não persistem” – Isto não tem significado, em tudo que já li nos fóruns nos últimos 20 anos. – Vou pular essa frase.

“quando eu clico em qualquer aplicação” – Entendi que você clica no Ícone (no Menu, ou no “lançador do Painel”. – Bom, abrir +1 instância do Aplicaitivo, é o “normal”.

Precisamos saber “qual Mint Vera” – Cinnamon, MATE, Xfce?

Eu só uso KDE (que o Mint não oferece), e sei que no KDE existem 2 tipos de “Lançadores” para colocar no Painel:

1. Lançador “comum” – se eu clicar 10 vezes no Ícone de algum Aplicativo ali, vai abrir 10 instâncias daquele Aplicativo.

2. Um Lançador “diferente” – a cada vez que eu clico no Ícone de um Aplicativo, ele Minimiza / Restaura na tela. – Acho que é isso que você tinha antes, e deseja ter de novo? – Isso vai depender de qual “Linux”, ou de qual “Mint” você usava antes.

Olhei no seu Perfil, mas diz apenas que seu SO é “Linux” (bom, isso não esclarece nada) – e agora, você diz “Mint Vera”, mas não diz se é Cinnamon, MATE ou Xfce.

No Painel (barra inferior) existem ícones em 2 lugares diferentes:

1. Num Lançador – e neste caso, vai mesmo abrir uma nova instância do Chrome

2. Na “Barra de Tarefas” (como você diz)… ao clicar, deveria, sim, exibir (Restaurar, ou Maximizar) a instância do Chrome que já estava aberta, com aquelas páginas que já estavam abertas.

Se (2) age como se fosse (1), realmente, alguma coisa está errada – a menos que você tenha confundido (1) com (2).

Mande uma captura da tela, pra gente ver seu Painel, seu Lançador e sua Barra de Tarefas. – Talvez estejam misturados?

Bom, você já postou algumas capturas, onde vemos um Painel. – É o Painel original do Mint… ou algum Dock, Docker, ou qualquer coisa assim, personalizada? – Respondendo a essa questão, talvez tudo se esclareça.

Tá escrito ali em cima bem no topo dos tópicos. CINNAMON. Mas já consegui resolver. Obrigado!
Eu restaurei todo o painel e ele voltou à configuração anterior. Resolvido mas muito obrigado pelos esclarecimentos. Já foi de grande ajuda.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.