No último final de semana, instalei o Ubuntu 23.04 Lunar Lobster com o Gnome. Terminei toda a configuração do sistema e dos meus aplicativos e comecei a brincar com o sistema, procurando alguns apps novos. Quando fui tentar desinstalar alguns aplicativos que eu vi que não ia utilizar, percebi que eles não apareciam na loja Gnome e nem na loja Ubuntu na aba de instalados.
Alguém pode me ajudar a resolver isso?
PS: Desinstalar os apps via linha de comando é apenas parte da resolução, já que, se os apps deveriam estar aparecendo na loja e não aparecem, então o sistema não está funcionando corretamente. Utilizei alguns pacotes snap, instalei aplicativos via download .deb e alguns via flatpak. Aparecem na loja alguns flatpak, nenhum instalado via .deb e alguns via snap.
A Snap Store, que é a central de programas do Ubuntu só vai exibir aplicativos no formato Snap. Se o aplicativo que você instalou não está neste formato, ele não é exibido na Snap Store.
Certo, então, você poderia fazer uma lista de quais apps quer remover?
Pois, para critério de comparação, instalei a Calculadora do Gnome nos formatos DEB e Snap, e é possível desinstá-las pela Loja do Ubuntu (Snap Store).
Diferente do que o @Rodrigo_Zimmermann1 informou, é possível sim gerenciar ambos formatos pela Loja, só fique atento ao botão Fonte na barra de título, pois é ali que você escolhe qual o formato do app que vai usar, e, se o mesmo não estiver instalado, obviamente, não vai aparecer o botão de desinstalar.
Outra coisa que você pode observar é aba de Instalado, que vai mostrar quais apps você pode ou não desinstalar através da Loja.
Além disso, pode acontecer quando for pesquisar por um app aparecer 2 resultados com o mesmo nome, e às vezes é o mesmo app só que em formatos diferentes, isso provavelmente acontece pois não foram “linkados” para mostrar num único resultado.
A Snap Store (loja de apps do Ubuntu) tem essa fama de ser bugada. Mesmo que você queira continuar usando os Snaps, a GNOME Software é muito melhor.
Ela gerencia tanto os aplicativos em Snap, como os Flatpaks e os programas em DEB do repositório.
Se não me engano, ela não mostra programas .deb baixados da internet, apenas os que estão no repositório.
Instalei o Ubuntu 22.04 e apareceram todos na loja. Pode ser um bug da nova versão ou um azar. Mas não gostei do Ubuntu. Vou trocar minha distro para o Manjaro. Obrigado, pessoal!