Pessoal recentemente o google esta proibindo o longe do gmail em aplicativos que não são deles, exemplo disso é os aplicativos da KDE o KMail e a função de adicionar o google drive ao Dolphin não estão funcionando alguém tem alguma dica de como bura isso? (Estou usando o KDE Neon)
Rapaz, estranho isso. Uso aqui de boas o Google Drive com integração no Dolphin e o Google Calendar com um Widget e o Kcalendar e até o momento não houve isso.
Acredito que vc fez o longe antes do google proibir.
Aqui também não está funcionando.
Acredito que no seu caso e no do @lfmoreno seja porque não habilitaram acesso aos apps menos seguros. Para incorporar os calendários do KDE e do Gnome eu tive que ativar.
Podem dar uma olhada página de suporte da google: Apps menos seguros e a Conta do Google
eu já habilitei, mais nada.
No meu caso, quando habilitei, recebi uma notificação no celular perguntando se era realmente eu quem estava acessando, só quando confirmei que era eu que consegui. Pode ser que ainda falte essa validação.
Quando fez isso, @thespation?
Minha conta sempre teve o acesso aos apps menos seguro habilitado.
E a integração do Drive , Kmail, etc funcionava normalmente. Depois de uma atualização do Kio-Gdrive para a versão 1.2.7, deixou de funcionar.
Já tentei com Neon, OpenSuse, Fedora e Debian. Nenhuma conseguiu conectar.
É um bug já confirmado no KIO-GDRIVE 1.2.7
Sempre que tenho que efetuar login, sempre que formato uma máquina (2x por semana) faço isso, o lance de permissionar pelo celular. Quanto tiver que permitir vou printar e colocar aqui.
Então acabei dando sorte.
No Nautilus funciona perfeitamente
O problema é com o KDE/PLASMA e esta atualização mesmo.
Gambiarra que (nem sempre) resolve o problema (a situação atual do kio-gdrive e do kaccounts-integration faz com que a conta do google registrada apareça entre parênteses, mas sem interação alguma para removê-la):
- No terminal digite --> “sqlite3 ~/.config/libaccounts-glib/accounts.db”
- Com o terminal do sqlite ativo digite --> “select * from Accounts;”
- Com isso aparecerá uma lista de contas registradas no banco de dados, geralmente com um formato como esse: 1|google|.
- Identificado o número da conta, no exemplo assim é o 1, digite: “update Accounts set name=“exemplo” where id=1;” (onde ‘exemplo’ pode ser o nome que você quiser, no meu caso coloquei ‘Google’). Pronto, só isso. CTRL+D para fechar o shell do sqlite. Saia do terminal.
- Verifique nas Configurações do Sistema, em Contas Online, como está sendo visualizada a conta que foi cadastrada.
- No Dolphin, clique em “Rede” no canto esquerdo e verifique se a conta do Google Drive está visível com o novo nome. Tente acessar remotamente seu GDrive.
Não se sabe o porque esse erro continua acontecendo. Li em outros foruns que é um bug do próprio KDE que não retorna corretamente as informações de autenticação com o Google (talvez tenha algo a ver com a Verificação de 2 Fatores, para quem habilitou esse recurso, ou mesmo o OAuth).
O certo é que esse bug é o único motivo que me faz ter esperança de usar o Linux exclusivamente, pois outros problemas relacionados ao sistema já foram resolvidos para meu uso geral.
ps.: os comandos do sqlite são executados sem as aspas externas descritas aqui.