Aplicativos consumindo memória Ram e Cpu mesmo depois de serem removidos/desinstalados

Cada dia é um problema ou duvida nova, jesus amado.

Então, recentemente notei que alguns aplicativos consumiam recursos mesmo depois de serem removidos, não é a primeira vez, isso tem me deixado confuso em relação ao Linux, é normal? bug? ou existe um jeito certo de desinstalar as aplicações?

Na maioria das vezes, quando a aplicação não fornece um meio de desinstalar por comando, uso o sudo apt-get --purge remove, se é a melhor maneira ou não, eu não sei, mas tem funcionado na maioria das vezes.

Hoje mesmo estava testando alguns navegadores, e decidi instalar o Brave e o NetBox que diferente do Brave foi um arquivo .deb, ao testá-los, acabei não gostando do NetBox e fui desinstalar pela loja, mas, lá não estava aparecendo como instalado, então não tinha como recorrer pelo remover.

Usei o comando que mencionei acima e pronto, achei que estava tudo ok.

Olhando o Gerenciador de Tarefas vi que ainda estava sendo executado, e como não achei nada sobre isso pesquisando, resolvi usar o Analisador de Disco e apaguei tudo o que tinha sobre NetBox, e mesmo não deu em nada.

Porque isso acontece? Como posso saber se desinstalei um app por completo?

Lembrando que usei o update e o autoremove pra ver se ajudava em algo.

Imagem depois de remover tudo sobre o navegador:

Você reiniciou o computador, ou tinha fechado esses programas depois de desinstalar?

No Linux, arquivos podem ser renomeados ou mesmo apagados enquanto um processo utiliza eles, sem problema algum.

1 curtida

Nem tinha reiniciado, porém, eles não estavam abertos quando apaguei, mas, depois resolvi reiniciar e os processos não voltaram.

Fiquei com essa duvida porque não estava acostumado a ver esse tipo de coisa, e como é um sistema novo, estava com medo de ter feito alguma besteira e, como você disse que não tem problema de serem apagados, fico mais tranquilo, obrigado.