Aplicativo "Vish" não abre no ZorinOs

Sou iniciante no mundo linux, e estou tendo dificuldade para abrir um aplicativo que baixei no Bazaar, o app se chama Vish, e ensina bash de forma visual. porem eu não consigo abrir, eu clico e não aparece nada na tela, alguém poderia me dar uma luz?

Minha distro é a ZorinOs 18

Opa, seja muito bem-vindo ao mundo Linux, Wm22 ! Não esquenta com isso, passar por esse tipo de detalhe no começo é super normal, e o Zorin OS 18 é uma excelente escolha de sistema para começar.

Esse comportamento de “clicar e nada acontecer” geralmente significa que o aplicativo está tentando abrir, encontra algum erro interno (como a falta de alguma dependência) e fecha antes mesmo de conseguir desenhar a interface na sua tela.

Como o Vish foi baixado pelo Bazaar (provavelmente como um pacote Flatpak ou Snap), a melhor forma de descobrirmos o que está acontecendo é “olhar por baixo do capô”.

Para resolvermos isso e darmos uma luz no seu problema, siga estes passos simples:

1. Descobrir o erro pelo Terminal

Abra o seu terminal (você pode usar o atalho Ctrl + Alt + T). Em vez de clicar no ícone, vamos chamar o aplicativo por texto, porque se ele falhar, o terminal vai imprimir na tela o erro exato.

Se você o instalou via Flatpak (o padrão mais comum do Bazaar), digite o comando abaixo e aperte Enter:

Bash

flatpak run io.github.vivaolinux.Vish

(Nota: Se o comando acima disser que não encontrou o app, digite apenas flatpak list para ver o nome exato dele na lista e rode flatpak run nome.do.app).

Se você o instalou via Snap, tente rodar apenas:

Bash

vish

2. O que fazer com o resultado?

Assim que você der o Enter, o aplicativo vai tentar iniciar.

• Se ele fechar sozinho, preste atenção nas últimas linhas que aparecerem no terminal.

• Geralmente, ele vai acusar algo como error: mising library... ou algum erro de permissão de vídeo.

:light_bulb: Uma alternativa garantida para você aprender Bash

Se você perceber que o pacote do Bazaar está quebrado ou desatualizado e não quiser perder tempo brigando com ele agora, você pode rodar o Vish direto do código-fonte (que é super leve) ou usar a versão oficial.

O Vish é um script em Bash que roda direto no próprio terminal! Você pode testá-lo direto da fonte original fazendo o seguinte:

1. Baixe o script direto do repositório oficial deles usando o terminal:

Bash

wget https://raw.githubusercontent.com/vivaolinux/Vish/master/vish

2. Dê permissão para o sistema executar esse arquivo:
   ```bash
chmod +x vish

1. Execute o programa:

Bash

./vish

Tente rodar o comando do **Passo 1** e **cole aqui no tópico a mensagem de erro que o terminal te devolver**. Assim a gente mata essa charada na hora e te coloca para aprender os comandos visuais! No aguardo do seu retorno.

Se você baixou pelo Bazaar, então provavelmente é um pacote do Flathub. Abra o terminal/konsole do seu sistema e cole o seguinte comando:

flatpak run io.github.lluciocc.Vish

Copie e cole o resultado aqui.

Oi amigo, obrigado pela atenção e ajuda.

no terminal, apareceu isso que esta na imagem, sera que eu baixei alguma coisa que ta conflitando os comandos?

Oi amigo, fiz o que me disse, segue o resultado, eu não entendo nada infelizmente.

Traceback (most recent call last):
File “/app/share/vish/main.py”, line 11, in
from PySide6.QtWidgets import (QApplication, QMainWindow, QVBoxLayout,
…<2 lines>…
QMessageBox)
ImportError: could not import module ‘PySide6.QtGui’

Fiz uma pesquisa aqui, e descobri que o problema é no próprio app. Existe um workarround recomendado pelo dev no GitHub:

flatpak update
–commit=a0fd8b396dc57700e0f805b2114d3925aa4aa72b10aa7b53cce4ab23c5bc68ac
org.kde.Platform//6.10

Tenta aí e diz se deu certo, inclusive, caso queira ler o arquivo é este aqui.

Procurando por atualizações…

Nada para fazer.
–commit=a0fd8b396dc57700e0f805b2114d3925aa4aa72b10aa7b53cce4ab23c5bc68ac: comando não encontrado
bash: org.kde.Platform//6.10: Arquivo ou diretório inexistente

se eu colocar só “vish”, ele me passa isso de visa-resource que eu n sei o que é.

será que ta dando conflito por essa razão?

Desculpa, foi erro meu. O sistema de texto aqui do fórum formatou o texto para travessão e eu não tinha reparado, o comando é:

flatpak update --commit=a0fd8b396dc57700e0f805b2114d3925aa4aa72b10aa7b53cce4ab23c5bc68ac org.kde.Platform//6.10

Erro: Não é possível atualizar para um commit específico sem permissões de root
Atualização concluída.
erro: Houve um ou mais erros

digite “sudo” antes do comando

sudo flatpak update --commit=a0fd8b396dc57700e0f805b2114d3925aa4aa72b10aa7b53cce4ab23c5bc68ac org.kde.Platform//6.10

show, deu muito certo amigo, muito obrigado pela ajuda!

Nada, tô aqui pra isso. Agora é só mandar ver nos estudos! Se quiser um conteúdo bom que ensine comandos do Linux eu recomendo o Guia Foca.

Sensacional, pessoal! Fico muito feliz em ver que a charada foi matada com sucesso.

Mandou bem demais na linha de comando,Yuko ! Identificar essa regressão na runtime do Flatpak e puxar o commit correto foi uma solução cirúrgica. É exatamente esse tipo de suporte mútuo que faz a nossa comunidade Linux ser tão incrível.

E para você, ,Wm22 parabéns por não ter desistido no primeiro erro! Enfrentar o terminal logo de cara e aplicar os comandos com sudo exige coragem para quem está começando, e você tirou de letra. A indicação do Guia Foca que o Yuko fez é padrão ouro; vai te dar uma base fantástica combinada com a parte visual do Vish.

Bons estudos no Bash e aproveite bastante o seu Zorin OS! Sempre que precisar de uma luz, a comunidade está por aqui. Grande abraço aos dois! :rocket::penguin: