Aplicativo "Vish" não abre no ZorinOs

Sou iniciante no mundo linux, e estou tendo dificuldade para abrir um aplicativo que baixei no Bazaar, o app se chama Vish, e ensina bash de forma visual. porem eu não consigo abrir, eu clico e não aparece nada na tela, alguém poderia me dar uma luz?

Minha distro é a ZorinOs 18

Opa, seja muito bem-vindo ao mundo Linux, Wm22 ! Não esquenta com isso, passar por esse tipo de detalhe no começo é super normal, e o Zorin OS 18 é uma excelente escolha de sistema para começar.

Esse comportamento de “clicar e nada acontecer” geralmente significa que o aplicativo está tentando abrir, encontra algum erro interno (como a falta de alguma dependência) e fecha antes mesmo de conseguir desenhar a interface na sua tela.

Como o Vish foi baixado pelo Bazaar (provavelmente como um pacote Flatpak ou Snap), a melhor forma de descobrirmos o que está acontecendo é “olhar por baixo do capô”.

Para resolvermos isso e darmos uma luz no seu problema, siga estes passos simples:

1. Descobrir o erro pelo Terminal

Abra o seu terminal (você pode usar o atalho Ctrl + Alt + T). Em vez de clicar no ícone, vamos chamar o aplicativo por texto, porque se ele falhar, o terminal vai imprimir na tela o erro exato.

Se você o instalou via Flatpak (o padrão mais comum do Bazaar), digite o comando abaixo e aperte Enter:

Bash

flatpak run io.github.vivaolinux.Vish

(Nota: Se o comando acima disser que não encontrou o app, digite apenas flatpak list para ver o nome exato dele na lista e rode flatpak run nome.do.app).

Se você o instalou via Snap, tente rodar apenas:

Bash

vish

2. O que fazer com o resultado?

Assim que você der o Enter, o aplicativo vai tentar iniciar.

• Se ele fechar sozinho, preste atenção nas últimas linhas que aparecerem no terminal.

• Geralmente, ele vai acusar algo como error: mising library... ou algum erro de permissão de vídeo.

:light_bulb: Uma alternativa garantida para você aprender Bash