Eu estava querendo reler A Balada do Mar Salgado, mas dessa vez o arquivo da história em quadrinhos veio em .cbr, eu já procurei alguns aplicativos que conseguem ler esse formato mas não achei nenhum que funcionasse bem, por enquanto tenho utilizado o Evince mas ele tambem tem apresentado problemas.
https://www.cdisplayex.com/
Conheço esse, mas só tem pra Windows. Rola testar aí pelo Wine?
Okular? Chegou a testar??
Sim, já tentei ler pelo Okular, mas nele as páginas ficam “piscando”, entre a cor preta e a cor branca.
Seria melhor algo nativo.
SumatraPDF roda perfeito no Wine
Estou testando o Peruse e o Calibre, já tinha testado o MComix, o yacreader e o ACBF Viewer (todos sem sucesso), estou começando a pensar na possibilidade do .cbr estar com algum problema.
Pelo que testei o que melhor funcionou, ele conseguiu abrir o arquivo sem problemas e até agora não tive nenhum problema relacionado a leitura, mas vamos ver como ele saí daqui pra frente, por enquanto eu irei te dar o Resolvido.
não seí como as politicas do fórum lidariam com uma página inteira sendo postada, então decidi censurar as falas.
Leio uma cacetada de quadrinhos e mangás (às vezes no formato .cbr mesmo) toda semana no… Okular. O Evince também lê.
Sabe onde foi que você errou? Você teria que ter instalado o pacote unrar
no seu sistema. É que, no fim do dia, um arquivo .cbr é um arquivo .rar, se seu sistema não lê bem arquivos .rar, por consequência ele não conseguirá ler bem arquivos .cbr.
E eu tenho o unrar instalado aqui, não foi nisso que eu errei.
Então tem alguma coisa errada aí. Testei alguns arquivos .cbr aqui (tenho muitos, são 27,5GB de quadrinhos e mangás ) e estão todos sendo perfeitamente visualizados pelo Okular.
A única explicação que consigo pensar para você estar tendo problemas com o Okular é que você não esteja usando o ambiente KDE Plasma. Também pensei em problemas com driver de vídeo, mas isso já teria lhe dado problema em outras coisas.
É uma possibilidade válida, talvez esse arquivo esteja presepeiro. Você pode tentar extrair as imagens desse arquivo .cbr (lembre-se, um arquivo .cbr não é nada mais do que um arquivo .rar com o nome da extensão trocada), compacta novamente essas imagens num novo arquivo .rar (renomeie esse “.rar” para .“cbr”) e tente abrir esse novo arquivo .cbr com o Okular.
Se o problema persistir, dê uma passadinha lá no GetComics , baixa qualquer .cbr e faça o teste pra ver se o problema persiste.
Estou usando o LXDE, será que isso influencia em algo?
Vou fazer isso.
Teoricamente não deveria.
Quando eu instalava programas do KDE em outros ambientes gráficos, ficavam faltando os ícones da interface e dava um trabalhão pra arrumar, isso quando eu conseguia… Mas era só isso! O resto funcionava bem.
Talvez, o Okular instalado na sua distribuição com LXDE deve estar com algumas bibliotecas faltando.
Francamente, acho furada esta teoria minha, mas não sei o que pensar uma vez que você já tem o unrar
instalado.
Mas eu lhe garanto, o Okular abre bem arquivos .cbr, fiz o teste com arquivos que baixei mais de uma década atrás e outros que baixei há poucos dias e todos estão sendo perfeitamente visualizados.
Na minha instalação anterior do Debian, eu utilizava bastante o Okular para ler arquivos .PDF, não tinha nenhum problema.
Acabei de fazer isso, e o mesmo problema continua no Okular. Estou pensando em reinstalar o Okular e ver se o problema persiste.
Leio arquivos “.cbz” e “.cbr” sem problemas usando o Comix. É nativo.
eu já testei o .cbr no MComix e ele tambem apresentou problemas.
Tem vários. É para Linux mesmo, ou para Windows ou quem sabe para seu querido BSD? Se for para Linux tem um recente e que é bem diferente dos demais é o Komikku:
Tem também o ACBF:
Vou mencionar somente esses dois, porque os outros excelentes já foram citados.
Eu já tenho um software que consegue ler os .cbr, no caso o Peruse, eu estava discutindo com o @rasolar sobre os problemas do .cbr no Okular.