Pergunta, alguém aqui conhece algum aplicativo para linux voltado para controle financeiro pessoal ? Onde eu possa registrar meus gastos, planejar quanto vou gastar com oq e etc ?
Eu utilizava o mobills, mas perdi meu trampo e acabei precisando cortar a versão paga dele. A gratuita eu já tentei usar mas não me adaptei bem, pois me acostumei a anotar tudo no final do mês, e a versão gratuita deles deixa anotar apenas 3 (se não me engano) gastos por dia.
Eu já havia encontrado sobre o GNUCash e o HomeBank. O GNU parece ser meio complexo, e o HomeBank eu fico com receio pois não é atualizado tem uns meses. Mas ainda sim creio que vale a pena testar eles.
Eu encontrei um chamado Firefly III, e parece ser interessante. A interface e o modo como as coisas acontecem me atraíram um pouco, mas ainda estou pesquisando.
Tem o Denaro. Cheguei a testar o Actual por um tempo, mas é bazuca para matar mosquito. Enfim, fico com minhas planilhas que quebram todo e qualquer galho…
Já tentei muitos desses aplicativos citados. Porém no geral, sempre sentia que a curva de aprendizado deles não compensava para o tipo de tarefa ou faltava algum recurso que para o meu tipo de gestão financeira (a imprudente é claro). Por exemplo, eles não tem uma forma fácil de adicionar uma conta para ser o cartão de crédito.
Porém, vou acompanhar esse post, vai que aparece alguma solução.
Salve! Primeiramente meus parabéns por já estar usando algum tipo de controle de gastos. De todas as vezes que me perguntaram sobre isso, a imensa maioria das pessoas não conseguiu terminar a na primeira lição que é: anote os gastos e resuma-os no final do mês. Uma vez que isso é feito, pode-se ter uma análise dos gastos, onde foi demais, e (caso tenha uma boa receita) onde dá para gastar mais um pouquinho!
Eu implementei em planilha, eu era planilheiro no meu trabalho, e fiz de acordo com minhas necessidades. Cheguei a testar alguns programas e até mesmo alguns online (não recomendo), mas as minhas planilhas ficaram mais avançadas do que as ferramentas básicas… Acabei que continuei nelas.
Também já cheguei a anotar diariamente os gastos, é um passo importante no início do processo de controle. Porém atualmente faço o controle mensal, retirando os extratos e fazendo a importação para a planilha (importação um tanto manual, copiando e colando colunas). A dica de gastar menos tempo nesse processo é fazer com que a importação de dados seja rápida.
Algumas instituições financeiras já dão opção de exportações de relatórios em CSV, isso melhorou bastante nos últimos 5 anos. Outras, no entanto, continuam fornecendo os relatórios em PDF. A minha dica para a rápida extração de dados dos pdf’s é usar o Okular, pois ele tem uma ferramenta de captura de dados em tabelas. Copia-se a tabela e cola-se no Libreoffice Calc: na maioria das vezes já está pronto para exportação.
Por fim, até hoje ainda tenho uma ideia de criar alguma ferramenta que seja perfeita às minhas necessidades, mas seria um grande projeto. Enquanto isso, a vantagem das planilhas serem efetivas e não necessitarem de outro software senão o Calc, vem sendo minha salvação. Minha esposa também usa, mas ela não é “planilheira”, então entendo bem a dificuldade de quem está começando direto na planilha e entendo sua necessidade para um controle que seja mais fácil.
Eu comecei a usar o firefly, pesquisei um pouco sobre e parece estar funcionando bem até agora. Como é open source, também é possível ajudar no projeto.
Ele funciona rodando num container docker, e pelo que vi pode ser instalado em alguma maquina mais fraca para funcionar “fora do pc”, sendo acessado por qlqr um na rede. Como ele trabalha com contas (tu n precisa colocar email valido), daria pra criar algo assim em casa pra familia inteira usar kkkkk.
Isso é bacana demais cara. Por hora estou usando um chamado Firefly III, tive que aprender alguns conceitos de contabilidade pra usar a ferramenta com mais facilidade, mas confesso que esse aprendizado fez bem. No seu caso talvez ele faça sentido. Você poderia montar uma estação com o serviço rodando na sua rede 24/7, configurar backups e criar contas separas para você e sua esposa.
Eu comecei a usar ele tem pouquíssimo tempo, mas estou gostando. E também penso sobre criar uma ferramenta que me atenda bem e que facilite minha vida, mas realmente é um projeto um tanto quanto grande pra se fazer, ainda mais se for pra uso pessoal.