Aplicativo marcado como "upgradable" travando a atualização do sistema

Quando tento atualizar o KdeNeon para sua nova versão ele fala pra instalar as devidas atualizações antes. Como a loja de aplicativos não resolveu isso sozinha, resolvi ver via linha de comando:

Pelo que entendi eu tenho um app (libgegl) que tem dois candidatos a instalação e o sistema não sabe qual deles é o certo, é isso?
Como posso passar por isso?

Não tive nenhuma atualização de “libgegl”, há mais de 3 anos! – No meu Histórico do KDE Neon, a única menção a esse pacote (desde 11 Janeiro 2020!), foi no dia 16 Janeiro 2020, quando instalei o Gimp – e a versão do libgegl era “0.3.0”… ou “0.3.30” (nunca entendo essa “dupla-numeração”):

Commit Log for Thu Jan 16 11:26:03 2020

Installed the following packages:
gimp (2.8.22-1)
gimp-data (2.8.22-1)
libamd2 (1:5.1.2-2)
libbabl-0.1-0 (0.1.44-1)
libblas3 (3.7.1-4ubuntu1)
libcamd2 (1:5.1.2-2)
libccolamd2 (1:5.1.2-2)
libcholmod3 (1:5.1.2-2)
libcolamd2 (1:5.1.2-2)
libgegl-0.3-0 (0.3.30-1ubuntu1)
(...)

Naquele dia, meu KDE Neon era “Buntu 18.04”.

Depois disso, fiz upgrade do KDE Neon para “20.04”… depois, para “22.04”… e nunca mais ouvi falar desse pacote!

EDIT: – “Minto”… Esse pacote foi automaticamente removido em Agosto 2020 – quando registrei o upgrade do KDE Neon para “Buntu 20.04” pelo “Typescript” do comando pkcon.

Só que… eu quase não uso PPA no KDE Neon.

Instalei o PPA do Foliate em Agosto 2020 – e ele (o PPA) foi automaticamente removido em 27 Novembro 2022 – quando fiz upgrade de Buntu 20.04 para 22.04.

(O Foliate continua instalado, mas agora aparece como “Obsoleto”, pois já não aparece em nenhum dos Repositórios atualmente habilitados).

O único outro PPA que tenho no Histórico do KDE Neon, é o do Firefox – que apareceu “automaticamente” em 23 Outubro 2022.

Agora, olhando sua captura de tela, notei alguns pequenos detalhes:

1. A versão instalada no teu PC é “0…4.22-3”.

2. A “atualização” (upgrade) que o apt detectou (mas não propõe você fazer!)… na verdade, é um “downgrade” – de “0.4.22-3” para “0.4.18…PPA”… “Ubuntu 20.04”…!

Será que você está usando um PPA do Ubuntu 20.04… no KDE Neon “22.04” (ou algo assim)…?

Lembrando que pacotes PPA costumam ser exclusivos de cada “versão Buntu” – e devem ser desabilitado, quando se faz upgrade de versão do “Buntu” – pois os mantenedores de PPAs só lançam atualização para o novo Buntu, bem depois do novo Buntu ser lançado. – Ou seja… PPAs são um problema, quando se faz upgrade de versão de qualquer Buntu.

No meu caso, o PPA do Foliate não se tornou um problema – porque o upgrade de versão Buntu (via comando pkcon) desabilitou automaticamente aquele PPA. – E o PPA do Firefox (que foi habilitado sem eu pedir) parece não causar nenhum problema.

Ok, o PPA do Firefox não me causou nenhum conflito, até agora. – Mas como eu não uso o Firefox, posso remover seu PPA.

Obs.: – Não uso a “lojinha” (que desinstalo!). Uso o Synaptic, que é só um “front-end” gráfico para o apt. – Portanto, só tenho Histórico do apt / Synaptic – e dos upgrades de versão Buntu, via pkcon… Mas também não tenho nenhum outro “serviço” que faça qualquer atualização sem que eu peça e autorize. – Portanto… “se não está no meu Histórico… é porque não aconteceu”.

Se eu usasse “lojinha”, unnattended-upgrades" etc. – aí, sim, eu não teria controle nenhum, do que acontece no meu KDE Neon. – Mas do jeito como faço, meu “Histórico” é absoluto. – O que não está nele, não aconteceu.

O que você recomenda que eu faça?
Os PPAs que eu tenho são esses:

$ ./listppas.sh 
sudo apt-add-repository ppa:touchegg/stable
sudo apt-add-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp

Esse PPA está abandonado desde o final de 2019:

A melhor coisa que você pode fazer, é seguir as instruções dele mesmo, para removê-lo:

Removing:
open a terminal and type:
sudo apt-get install ppa-purge
sudo ppa-purge ppa:otto-kesselgulasch/gimp

Em seguida, instale o Gimp “normal”, que está nos Repositórios do KDE Neon.

Perfeito, foi só remover este pacote que foi possível realizar a atualização.
Obrigado

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.