Aplicativo Agregador de funções - preciso de feedback

Fala galera do fórum… Tudo bom com vocês???

Seguinte… Estou criando um aplicativo que basicamente agrega tudo que eu uso no computador com muita frequência (Só pq eu estou com tempo sobrando — bom demais!). Então a questão é que sobrou um espaço para adicionar mais funcionalidades e não sei o que coloco (a criatividade passou aqui mais cedo, mas já foi embora :rofl:). Queria algumas sugestões do que eu poderia acrescentar, sei que é muito subjetivo, mas estou aberto a idéias.

Por enquanto ele ainda está assim:

Toda opinião será bem vinda!!

TMJ.

Atualização 1:

Acho que terminei por enquanto. Aproveitei a dica do @Edward_A.Gall e fiz uma sessão de jogos. Fiz também uma parte só para backups, com opção de fazer dois tipos de backup, um mais de documentos, scripts etc e um outro mais completo. e também adicionei um botão para abrir o web app do google drive. Eu usei python e qt-designer para fazer o aplicativo ficou com 782 linhas (considerando as linhas em branco), ficou muito grande pq tive que adicionar estilo css nas animações dos botões para eventos de hover e click.

Atualização 2:
Graças à ajuda da comunidade aqui do fórum o aplicativo está com o visual melhor:

2.1) fundo um pouco mais opaco e com bordas. O sway (twm que uso) não renderiza direito os cantos arredondados das bordas, mas também achei melhor do que o com o fundo totalmente transparente:

Obs: provavelmente em um DE ou TWM que suportem blur devem aplicá-lo na janela principal.

2.3) Diminuí o tamanho do frame dos jogos e adicionei acesso a três diretórios especiíficos além de mudar o botão do player com o @Natanael.755 sugeriu:

2.4) Um botão para abrir os arquivos de configuração da aplicação e um ajuste no player de musica:

Versão Final:

Gostaria de agradecer a todos da comunidade que interagiram. É evidente que todas as idéias de vocês me fizeram chegar a um resultado que eu sozinho não conseguiria. Paz :sunglasses:.

7 curtidas

Talvez um espaço para anotações rápidas? No estilo Obsidian, talvez…

Ou uma área para os jogos baixados, não sei, criatividade aqui tá quebrado também…

1 curtida

Muito bom!

Depois, quando puder, será muito bem vindo postar no GitHub e compartilhar com a gente :laughing:

Como sugestão, acredito que poderia se inspirar no painel que o gnome (aparece no canto superior direito) ou algo simples, mas também inspirado, como o exemplo:

Acho muito estiloso esses menus.

Um outro layout que pode te agradar e dar sugestões de outros possibilidades seria esse:

Ambos são do repositório do Aditya: adi1090x/widgets: Few widgets for Eww, Elkowar’s Wacky Widgets. (github.com)

4 curtidas

Sim, eu posso compartilhar o código porém vou ter que criar uma documentação sobre como configurar além de deixar o código mais “limpo” e talvez separar algumas sessões em arquivos.py diferentes (tá tudo em um arquivo só :rofl:) .
Muito obrigado pelas sugestões, ajudaram a ter uma noção mais minimalista. Um detalhe que percebi foi a transparência da janela principal nesses exemplos, logo apliquei aqui também:

Sinto que ainda dá para “polir” mais, deixar mais minimalista. Também não sei se a opção de usar cores foi uma boa escolha, mas isso é o de menos.
TMJ e obrigado pelo link do repositório do Aditya.

3 curtidas

Olha muito bom. Eu acho que uma espaço para colocar o VS Code ou um terminal de forma decente e acessivél seria uma mão na roda. E outra coisa, cuidado com lixo visual (quando a interface fica cheia de coisas e fica difil entender de como mexer).

2 curtidas

Concordo com a poluição visual, talvez seja isso que esteja me incomodando. Provavelmente vou tirar as cores e deixar algo mais neutro. Já que se eu reduzir o número de cores hexadecimais no código dá para fazer um script de mudandança de temas.
Sobre o VSCode e o terminal, eles não estão lá pq já estou habituado a abrir eles por atalho de teclado.
Obrigado pela opinião. Vlw!!

2 curtidas

Amigo, você pode deixar os icones opacos e acizentados e quando eles forem pré-selecionados, as cores ficarem mais vibrantes. Isso diminuiria o impacto visual e melhoraria a orientação de terceiros, mas coo o projeto é preferêncial para seu uso, acho que não precisa se preoculpar com isso.

1 curtida

Tirei a maioria das cores e achei o resultado melhor:

Mais uma vez obrigado

2 curtidas

Realmente ficou melhor… Parabéns pelo projeto.

1 curtida

Já que pediu pitaco:

• Deixa os botões de player mais tradicionais :previous_track_button::arrow_forward::next_track_button::stop_button:

• Ao invés de usar dois botões On e Off faça assim:

QPushButton
QLayout horizontal alinhado a esquerda no QPushButton
QLabel, color e background transparentes no layout
QWidget arredondado com background branco no layout

QPushButton checkable como true
Use hide() no QLabel

No clicked, se o botão estiver marcado, deixe o QPushButton verde e exiba o Label, se não, deixe vermelho e oculte o Label

Ou seja, faça um Switch

1 curtida

Concordo, vou arrumar…

Infelizmente, como eu só programo como hobby e aprendo de forma autodidata, algumas coisas do QTdesigner ainda não consegui entender direito mesmo conseguindo algumas coisas no Stack Overflow e com o chat GPT. Não entendo como funcionam os alinhamentos automáticos não uso Qlayout, quando tento por layout em algum frame fica desabilitado, resumindo eu não entendi ainda como funciona então posicionei tudo nas cordenadas X e Y :rofl: :person_facepalming:.
Pelo que eu entendi a ideia, seria só um botão on/off visualmente (tipo uma chave liga e desliga) que já eliminaria a necessidade do frame que indica se o cmus está em execução o não. Realmente fica bem mais “profissa”, vou pesquisar um pouco sobre o hide().

Na verdade, eu fiz isso

Na verdade ele já está funcionando assim, mas não são os icones que ficam vibrantes e sim o fundo dos ícones.

1 curtida

Acho que deixando os icones com esse mesmo efeito, ficaria bem legal.

1 curtida

Coloque um ícone para o próprio programa, pois ele é o que vc vai mais usar! É mais uma daquelas piadinhas sobre recursão! KKKK

1 curtida

kkkkkk, isso me deu uma idéia… criei um botão que abre os arquivos .py e .ui da aplicação em si:

config-btn

3 curtidas